O retorno de Jesus para os cristãos é quase ortodoxo, mas não é ortodoxo. A ortodoxia cristão evangélica não afirma categoricamente que a volta de Jesus é literal. A católica tb não é muito clara. Eu li um estudo do então maior teólogo católico Joseph Ratzinger, que concluiu que o retorno de Jesus seria literal, mas nunca mais achei o artigo. A ortodoxia cristã evangélica não inclui a volta de Jesus. Ela basicamente afirma os cinco solas, onde não há referência ao tema de volta.
O que se pode afirmar é que todas as gerações de cristãos, desde os discípulos e Paulo, acharam e acham viver os últimos dias. Os preteristas (tal como eu) afirmam que os últimos dias são os dias da igreja, desde sua fundação.
Pós-milenistas e amilenistas afirmam que o tempo da igreja é muito longo. Tempo em que o cristianismo se tornará ostensivo e o mundo passará por transformações que trarão mais qualidade de vida, em razão de ser basicamente cristão. O que não deixa de ser verdade, pois o avanço da tecnologia e dos direitos humanos não negam tal fato. O mundo hoje é muito melhor que o de 50 anos atrás, 100, 200, 1000, 2000...
Se a volta de Jesus é literal ou não, eu não sei, mas todo cristão acredita que ao morrer o camarada se encontra com Cristo.