Bucky, vamos combinar que não existe coisa no mundo mais chata do que futebol
mal jogado, e os americanos não são exatamente famosos por sua qualidade com a bola nos pés, principalmente sendo a idade do desenho meio antiga aparentemente. Se o parâmetro para a emoção de uma partida de futebol para eles forem jogos da MLS e da sua seleção, então realmente deve haver um fundo de verdade nessa brincadeira.
Mas é engraçado que há quem diga o mesmo do baseball, veja
este vídeo de South Park, por exemplo. E para mim também não existe experiência mais tediosa do que uma partida de baseball. Pode ter a ver também com o fato de eu não entender a estratégia do esporte, assim algumas jogadas simplesmente não fazem sentido para mim. Em certas circunstâncias até uma troca de passes sem nenhum objetivo no meio campo em uma partida de futebol pode ser uma experiência tensa e emocionante - imagine que é o seu time precisando segurar o resultado aos 35 do 2º tempo numa partida eliminatória? O contexto dá significado ao que você está vendo, mas se você não entende a estratégia é incapaz de entendê-lo, então naturalmente um esporte que você conhece pouco parecerá menos emocionante que um que lhe é familiar.
Quanto às paradas no futebol americano, para o meu gosto elas são excessivas demais e atrapalham muito a apreciação do jogo. O futebol americano é disputado em quatro tempos de 15 minutos cada e o cronômetro para sempre que a bola sai de jogo, então uma partida na TV pode durar mais de três horas. E eles não esperam nem o quarto acabar para transmitir comerciais, há os famigerados TV timeouts toda hora também. Eu não tenho paciência nenhuma para assistir futebol americano, o rugby tem um ritmo muito mais próximo do futebol que a gente conhece. Eventualmente podem haver jogos ruins também, travados, em que o juiz para o jogo toda hora, mas isso não é a regra, em comparação ao futebol americano o rugby é mais dinâmico, mais corrido e tem menos interrupções.
Um problema para os iniciantes tanto no rugby quanto no futebol americano é que as regras são relativamente complicadas em comparação a outros esportes com bola, há várias maneiras diferentes de pontuar, de cobrar faltas e há várias sutilezas em algumas regras; por exemplo, eu demorei muito para entender a lógica do lateral no rugby, quando o jogador chuta a bola para fora a posse vai para o outro time, exceto se o jogador chutou para fora em uma cobrança de falta, se a bola vai direto para fora o lateral é cobrado de onde o jogador chutou, se ela quica antes de sair é cobrado de onde a bola saiu, exceto se o jogador chutou de dentro de sua área de defesa... Enfim, essas peculiaridades são uma dificuldade para o novato entender o rugby e o futebol americano.