Rugby: isso ainda vais ser grande no Brasil... mais cedo do que você imagina!
Agora no BandSports está passando Rugby League - Austrália vs. Nova Zelândia pelo torneo Four Nations. Imagino que seja uma das primeiras transmissões dessa modalidade na Band porque literalmente toda hora o narrador compara o jogo com o irmão mais badalado, o Union: "No League não tem ruck, né? Isso aqui é o Rugby League, aqui não são quinze jogadores, são treze." e depois "No Union o drop goal vale dois pontos, aqui vale um, então os jogadores precisam correr mais atrás do try" e ainda "No Union a Nova Zelândia é mundialmente conhecida como os All Blacks, aqui eles são os Kiwis! [e conta a história do apelido 'All Blacks']". A BandSports já costumava passar o 7s e se está investindo no League é porque provavelmente a Copa do Mundo na ESPN fez sucesso.
Eu não tenho informações sobre audiência, mas dá para ter uma noção da força do rugby pelo mural da ESPN. Durante a Copa do Mundo, em plena madrugada o mural da ESPN ficava congestionado: uma média de 700 comentários por jogo, na final, na hora que eu vi tinha mais de 1500. Eu já conferi a atividade no mural em partidas de futebol americano e dificilmente passa de 100 mensagens, mesmo tendo um horário infinitamente mais favorável e sendo um esporte supostamente mais conhecido - é só olhar a quantidade de filmes americanos que apresentam o esporte ao público geral.
E não são só ESPN e BandSports que estão se rendendo aos rugbys: já sabíamos que o Sportv tinha comprado os direitos de transmissão dos jogos finais do campeonato brasileiro de Rugby Union, o Super 10 (dia 12/11 as semifinais São José × SPAC e Bandeirantes × Pasteur), mas não satisfeito o canal das Organizações Globo que já transmitiu o sul-americano de Sevens no início do ano e alguns amistosos da seleção brasileira comprou os direitos de transmitir o nacional de Sevens de 17 a 19 de dezembro agora.
E por fim temos a Rede Record, que parece estar vacilando ainda se transmite a primeira fase do torneio de Rugby 7s no Pan de Guadalajara ou só a fase final, vai transmitir pelo menos a fase final da competição no Record News.
O Rugby é o esporte que mais cresce no Brasil, ao lado das artes marciais, impulsionadas pelo fenômeno MMA e se ainda não tem tanto destaque na TV aberta, já começa a se tornar mais conhecido do grade público graças às geniais propagandas da Topper. Até o Marcão já entrou na onda!
http://www.youtube.com/v/qeiuvmi3x2E