Proatividade não é sinônimo de ignomínias, geralmente do tipo pegar em armas.
Onde está faltando proatividade na minha proposta?
A sua proposta em si precisa sobre um ponto específico que muitas vezes é malhar em ferro frio, por isso, o post supra, mas de todo modo parece que a implantação de um empreendimento (a usina) como esse se faz por pressões econômicas e alguma inércia política. No tocante a inércia, sua proposta pode suscitar a atenção de oportunistasde plantão, de toda formapode ser algo positivo. Em se tratando das pressões econômicas, uma abordagem da questão seria mais útil, por proativa, pelo lado técnico como se vislumbra com implemento de tecnologias.
Hipótese: Você tem de escolher morar em uma entre duas cidades. Ambas são idênticas em comodidades, custo de vida, ambas perto da capital, e a única diferença entre elas é que uma é rodeada por termelétricas e a outra não.
Fato: Todos – TODOS, todos mesmo – os estudos científicos sobre o tema dizem que não é legal para a saúde morar num lugar que fique no raio de 15km a 20km de uma termelétrica. Nenhum estudo científico diz o contrário.
Qual cidade você escolheria?
Se te dissessem que não é legal usar meios de transportes que usam combustíveis que produzem resíduos que comprometem a qualidade do ar e que o fato de voce respirar esse ar representa perigos para a saúde, você ainda assim usaria esses meios de transporte, mesmo que ônibus coletivo? Se não, você ainda continuaria morando nessa cidade, tendo a opção de ir morar numa cidade totalmente sem poluição por combustão de motores de carros? Esse tipo de perguntas não vão fazendo você ter escolhas muito determinantes, que vão mais e mais te oprimir, até um ponto que você teria que fazer uma escolha lógica contraditória a sua ideologia? No caso da resposta a sua pergunta, deve haver alguma compensação para a escolha da termelétrica ser minimamente válida!!! Portanto, a par dessas compensações, haveria a possibilidade mínima de que eu continuasse morando nessa cidade com a termelétrica.
Perguntei em qual cidade você escolheria morar, e não em qual continuaria morando dados fatores como se você tem ou não condições de escolher.
Você não escolheria a cidade com termelétrica na hipótese apresentada, simplesmente porque você não é idiota.
Exatamente! A questão na verdade não é fazer esse tipo de escolha.
Então, qual é o seu ponto?
Uma termelétrica é um dispositivo para produzir energia dentro de uma realidade que condiz a sua implementação, quanto mais sua construção levar em consideração prerrogativas como bem estar da população e qualidade do meio ambiente, como prioridades no seu implemento e para seu funcionamento, mais e mais a sua realização será justificável.