E isso prova que as termelétricas são a escolha racional.
Ou eu estou escrevendo de maneira ininteligível ou voce está obcecado pelo tema ou está de 'birra' comigo.
Eu não escrevi em momento algum que as termelétricas são a escolha mais racional. Eu quis conduzir este item à conclusão de que o mote "energia de matriz limpa" (sem poluição) não passa de mito, pois não hão existe tal matriz quando analisado o conjunto dos ciclos de produção, distribuição e uso dela.
Está certo, então. Se não há aquecimento global, não há que se falar em preveni-lo com redução de emissões de gases-estufa.
Volto a insistir. Eu não afirmei nada neste sentido e sim que há um pequeno mas crescente ceticismo quanto ao aquecimento global, sendo que a maior parte questiona qual é o percentual de responsabilidade da humanidade e uns poucos questionam a existência do próprio aquecimento.
E, como geólogo, eu acho que há a necessidade, sim, de mudanças não somente na matriz energética mas também no atual estilo de civilização.
Agora são três desafios:
1. Publicação científica revista por pares que desminta todas as outras que dizem que há aquecimento global
2. Publicação científica revista por pares que desminta todas as outras que dizem o fator humano é a principal causa do aquecimento global
Desculpe, mas o ônus da demonstração inequívoca pertence a quem afirma existir uma causalidade. E hoje não existem dados suficientes que demonstrem isto de modo inquestionável, embora exista, no meu entender, uma correlação. Para mostrar que a questão não é simples eu contraproponho um desafio similar para voce:
Apresentar uma pesquisa que demonstre a influência das atividades humanas no aquecimento atmosférico nos últimos 10.000 anos, em intervalos de 50 em 50 anos e isolando, de maneira inquestionável, as variáveis ditas naturais, entre as quais estão as atividades solares; o volume e a distribuição de nuvens; a metragem cúbica de aerossóis por erupções vulcânicas; as mudanças de correntes marítimas; entre outros.
Mas você me convenceria que não devo reclamar de termelétricas se me mostrar só um estudo que diga que não há riscos à saúde de quem more num raio de 15km duma termelétrica incineradora de lixo.
Eu estava discutindo sobre "aquecimento global" e não sobre a produção de efluentes sólidos de termoelétricas e seus impactos na saúde. É óbvio que as termelétricas antigas são muito poluidoras com extensos danos comprovados no meio-ambiente, seja na flora, na fauna e nos corpos hídricos.
Citar artigos sobre outros fatores que contribuiriam para o aquecimento global não é um argumento que demonstre que a atividade humana não é um desses fatores.
E nem foi a minha intenção esta, e sim a de demonstrar que dentro do que se chama "aquecimento global" há uma componente expressiva, se não predominante, essencialmente da Natureza.
Então, qual é a relevância das suas afirmações sobre o ceticismo de uma parcela ínfima de pesquisadores sobre aquecimento global e suas causas, SE VOCÊ NÃO ASSUMIR UMA POSIÇÃO?
A relevância está no fato de que uma possibilidade científica não representa a "verdade" apenas porque a maioria diz que é.
Existe ou não existe aquecimento global acontecendo neste planeta?
Eu não tenho certeza, mas arrisco dizer que sim por causa de alguns indícios.
O fator humano é ou não é importante nesse processo (se ele existir)?
Há uma possível influência mas eu não sei determinar o grau dela.
Temos ou não de tentar evitá-lo?
Depende. Se a mudança for natural não há como evitá-lo.
O seu problema, caro forista, é analisar todo o contexto sob uma perspectiva temporal humana e histórica (menos de 600 anos), ao passo que a minha análise ocorre em tempo geológico desde a parte final do Holoceno. E é justamente aí que eu afirmo que não há nenhuma evidência inconteste de relação causal entre o (aparente) aquecimento global e as atividades humanas.
Se uma parte ínfima de pesquisadores é suficiente para que tratemos como dúvida o aquecimento global, então, qual é a ação mais prudente? Continuar emitindo gases-estufa? Ou tentar diminuir essas emissões?
Sob a sua perspectiva, a resposta é óbvia: Sim!
Desculpas aceitas.
Ok!
Fodam-se todos eles.
Eu estou lutando para não ter uma termelétrica incineradora de lixo e cuspidora de venenos na minha cidade. Mas quem está trazendo ela para cá não é só o prefeito, mas o governador e a presidenta. Então, esta luta não se resume a mim e a minha cidade, porque se a usina é instalada na cidade vizinha, os venenos viajantes pelo ar não vão parar na divisa da cidade.
Caro forista.
Está claro que a sua primeira preocupação está no fato de que voce reside no entorno de uma futura usina termoelétrica e teme ter problemas de saúde e ambientais por causa dos efluentes dela produzidos, despejados em um local de fisiografia desfavorável à dispersão dos poluentes. E nisto eu concordo com a sua preocupação, pois eu faria o mesmo.
Mas a maior parte de nossa discussão estava voltada para um ponto (aquecimento atmosférico geral) sob o viés científico (existe ou não tal aquecimento?) e em escala de análise muito mais ampla (planeta Terra!).