![](http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0c/Frankfurt_Am_Main-Commerzbank_Tower-Ansicht_vom_Eisernen_Steg.jpg/399px-Frankfurt_Am_Main-Commerzbank_Tower-Ansicht_vom_Eisernen_Steg.jpg)
(Sede do Commerzbank, em Frankfurt, Alemanha)
Acho de mau gosto construções arredondadas, e acho que umas marquises cairiam bem. Mas esse edifícil serve de exemplo pra dizer que o Niemeyer é só um bocó brincando de desenhar em guardanapos.
O prédio é triangular. Um terço de cada um dos andares é feito de jardins: reduz a necessidade de iluminação artificial [custos e qualidade de vida], cria um ambiente de trabalho mais gostoso e ainda funciona como área de repouso. Há um átrio central, ocupando relativamente pouco espaço e fornecendo acesso fácil ao resto do prédio. Embora tenha um estilo diferenciado do resto da cidade [cadê as marquises, porra?], não contrasta demais com elas, dando aquela sensação que ETs colocaram o prédio no meio da cidade.
ISSO é o que um arquiteto deve fazer. Ah, e desenhar acesso para deficientes também, coisa que o Niemeyer "esqueceu" no Museu do Olho.