Autor Tópico: Mundo da arquitetura  (Lida 32088 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Mundo da arquitetura
« Resposta #25 Online: 19 de Janeiro de 2012, 20:56:54 »
concreto concreto concreto ... sempre as mesmas curvinhas... concreto
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2012, 20:19:48 »

Concreto, concreto, concreto....terreno plano, espaço e verbas públicas quase ilimitadas...sempre a mesma merda....concreto.

Queria ver um projeto dele que aproveite de forma racional um terreno desnivelado e de formato irregular, pequeno e com as verbas limitadas de um cliente comum da classe média.

Projeto com verba  e espaço sobrando eu tb faço.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2012, 20:48:26 »

Concreto, concreto, concreto....terreno plano, espaço e verbas públicas quase ilimitadas...sempre a mesma merda....concreto.

Queria ver um projeto dele que aproveite de forma racional um terreno desnivelado e de formato irregular, pequeno e com as verbas limitadas de um cliente comum da classe média.

Projeto com verba  e espaço sobrando eu tb faço.
A igreja católica em Belo Horizonte está contruindo a Catedral Metropolitana Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia,    Projeto assinado por Oscar Niemeyer.

Se a ICAR permitiu ao centenário "comuna" ateu tal façanha, as chances são boas até pra Arcanjo Lúcifer. :biglol:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, 21:02:58 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2012, 22:42:21 »
O maior problema neste tipo de projeto dele não é a tanto a estética, mas as distâncias.
Imagina o cara ter que se deslocar dentro desta universidade a pé com um sol forte ou uma chuva torrencial...

A cidade administrativa aqui de MG precisa de ônibus pra você ir de um extremo do prédio ao outro. Sério. O troço ficou tão gigantesco que andar lá a pé parece um inferno...

Outra coisa que acho fraquíssimo nos projetos dele é a completa ausência de "telhados verdes" e sistemas auto-sustentáveis como energias alternativas e reaproveitamento de recursos que com a grana que pagam (R$1,2 bilhões aqui em MG) pagaria uma arquitetura com tecnologia de ponta.

Quem já andou no Congresso e na Cidade Administrativa vai perceber que mesmo o segundo prédio sendo novinho, tem ar de ter a mesma idade dos do Congresso.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:27:35 »
Se a ICAR permitiu ao centenário "comuna" ateu tal façanha, as chances são boas até pra Arcanjo Lúcifer. :biglol:

Na ICAR só tem comuna, a maioria do pessoal de lá deve ter até ereções quando vê foto do Fidel.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:32:32 »
O maior problema neste tipo de projeto dele não é a tanto a estética, mas as distâncias.
Imagina o cara ter que se deslocar dentro desta universidade a pé com um sol forte ou uma chuva torrencial...

A cidade administrativa aqui de MG precisa de ônibus pra você ir de um extremo do prédio ao outro. Sério. O troço ficou tão gigantesco que andar lá a pé parece um inferno...

Outra coisa que acho fraquíssimo nos projetos dele é a completa ausência de "telhados verdes" e sistemas auto-sustentáveis como energias alternativas e reaproveitamento de recursos que com a grana que pagam (R$1,2 bilhões aqui em MG) pagaria uma arquitetura com tecnologia de ponta.

Quem já andou no Congresso e na Cidade Administrativa vai perceber que mesmo o segundo prédio sendo novinho, tem ar de ter a mesma idade dos do Congresso.

Nisso qualquer arquiteto atual faz projetos muito melhores, já vi um prédio de exposições ser totalmente construido com bambú, o velho só faz caixa de sapato armada em concreto.

Centro de exposições, não me recordo onde fica.

Igreja, não que eu goste de igrejas, mas admiro o trabalho feito aqui.

Restaurante
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 16:39:47 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:38:00 »

Na ICAR só tem comuna, a maioria do pessoal de lá deve ter até ereções quando vê foto do Fidel.

Pelo que eu vi nos interiorzões, os comunistas são mais aqueles padres que ficam nesses locais onde Judas perdeu as botas. Os cabeçudos da igreja gostam muito de dinheiro e quase sempre estão com o governo que estiver no poder. Eles não fazem oposição aberta, via de regra. Tanto que vi muitos padres de interior transferidos (foram 4 em menos de um ano) porque continuaram instigando os moradores da cidade a se juntarem e invadirem certas terras que não deviam ser invadidas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:42:29 »

Nisso qualquer arquiteto atual faz projetos muito melhores, já vi um prédio de exposições ser totalmente construido com bambú, o velho só faz caixa de sapato armada em concreto.

Centro de exposições, não me recordo onde fica.

Igreja, não que eu goste de igrejas, mas admiro o trabalho feito aqui.

Restaurante
Eu realmente queria muito que a estrutura da casa que irei construir fosse de bambu. Plantei algumas sementes que comprei no ML no interior, quero ver se dá alguma coisa e a qualidade da madeira.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:47:11 »

Dele adulto ou quando era "criança"? ::)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2012, 16:51:58 por sergiomgbr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:48:16 »

Dele adulto ou quando era criança? ::)

Até foto atual

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Janeiro de 2012, 16:50:58 »
Eu realmente queria muito que a estrutura da casa que irei construir fosse de bambu. Plantei algumas sementes que comprei no ML no interior, quero ver se dá alguma coisa e a qualidade da madeira.

É extremamente fortel, não dá cupim e já ví móveis em bambu, mas acho que precisa muita técnica para usar em construção.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:18:23 »
O Nyemaier faz esculturas belíssimas, que ocasionalmente são infestadas por humanos, como ratos num navio.

Certa vez resolvi descer a pé o eixo monumental em Brasília até o Palácio do Planalto*. Peguei uma insolação.

*Vi o Lula. De longe. O Arcanjo teria se emocionado se estivesse lá. :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #37 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:20:39 »
Aliás, se eu fosse arquiteto, as primeiras coisas que eu perguntaria se fosse encarregado de um projeto grande desses seriam: que pessoas vão trabalhar lá? Qual será a sua rotina? Que tipo de clima tem o lugar? E finalmente: que tipo de transporte será ofertado nesse local.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:21:55 »
O Nyemaier faz esculturas belíssimas, que ocasionalmente são infestadas por humanos, como ratos num navio.

Certa vez resolvi descer a pé o eixo monumental em Brasília até o Palácio do Planalto*. Peguei uma insolação.

Não se preocupe, sou do ABC e conheci gente que conviveu com ele no começo do PT.

Pode acreditar, a amostra já foi mais que suficiente.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Janeiro de 2012, 17:26:06 »
Aliás, se eu fosse arquiteto, as primeiras coisas que eu perguntaria se fosse encarregado de um projeto grande desses seriam: que pessoas vão trabalhar lá? Qual será a sua rotina? Que tipo de clima tem o lugar? E finalmente: que tipo de transporte será ofertado nesse local.

Para que se preocupar com isso?

O cara é um gênio, importa mesmo se ele projetar um microondas inabitável ou prédio que não tenha banheiros simplesmente por questões estéticas?

O que importa é aparecer na foto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Janeiro de 2012, 22:52:17 »

Ele deveria ser escultor e não arquiteto.

Hehehehehe.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #41 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 23:23:27 »
Formato de edifício causa polêmica na Coreia do Sul
O escritório de arquitetura holandês MVRDV gerou polêmica ao criar projeto de dois edifícios residenciais de luxo que devem ser construídos na Coreia do Sul. Interligados por um tipo de “nuvem”, na definição da empresa, o formato lembra o contorno da explosão das torres gêmeas, que ocorreu em 11 de setembro de 2001, em Nova York.

A empresa disse que o projeto intitulado “Cloud” (nuvem), não foi criado para com o sentido de lembrar a tragédia de 11 de setembro, e que ficou surpresa com as reações.

Segundo o grupo, o projeto foi feito "com base em parâmetros como luz solar, espaços exteriores, e foco na qualidade de vida dos habitantes e da cidade". A ideia foi dar "um novo aspecto" aos solitários arranha-céus." E no seu website pediram desculpas para as pessoas que sentiram ofendidas com o fato!

Mais imagens na fonte.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 15:52:52 »
Mas é isso que um arquiteto deve fazer. E embora "manter o prédio em pé" [ou seja, definir qual o tamanho das vigas que devem ser usadas para manter o edifício em pé, materiais, etc.] entre mais no escopo do engenheiro, também é responsabilidade do arquiteto, para não fazer como certos idiotas que desenham um troço horrível num guardanapo e deixa para os engenheiros se virarem em como colocar o troço de pé.

(Sim, "certo idiota" == Niemeyer. "Troço horrível" == Museu do Olho. Às vezes tenho medo de estar como os parisienses reclamando da construção da torre Eiffel, mas aquele museu é horrível!)
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 16:16:41 »

(Sede do Commerzbank, em Frankfurt, Alemanha)

Acho de mau gosto construções arredondadas, e acho que umas marquises cairiam bem. Mas esse edifícil serve de exemplo pra dizer que o Niemeyer é só um bocó brincando de desenhar em guardanapos.

O prédio é triangular. Um terço de cada um dos andares é feito de jardins: reduz a necessidade de iluminação artificial [custos e qualidade de vida], cria um ambiente de trabalho mais gostoso e ainda funciona como área de repouso. Há um átrio central, ocupando relativamente pouco espaço e fornecendo acesso fácil ao resto do prédio. Embora tenha um estilo diferenciado do resto da cidade [cadê as marquises, porra?], não contrasta demais com elas, dando aquela sensação que ETs colocaram o prédio no meio da cidade.

ISSO é o que um arquiteto deve fazer. Ah, e desenhar acesso para deficientes também, coisa que o Niemeyer "esqueceu" no Museu do Olho.

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #44 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 16:42:12 »

Ele deveria ser escultor e não arquiteto.

Hahaha... acabei de falar exatamente esta frase para um amigo aqui no trabalho quando ele me mostrou uma foto do ancião visitando a obra do sambódromo no Rio.

Já devo ter ido umas 50 vezes para Brasília e já visitei quase todos os principais prédios do plano piloto. Apesar da imponência do projeto, só é legal a primeira vez que vimos/visitamos. Depois enche o saco.
Fora os problemas já relatados...
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 19:25:09 »
"Troço horrível" == Museu do Olho.

Troço horrível? O cara é um gênio, veja as linhas, o design, a merda a aparência meia boca desenhada em 5 minutos suave e futurista....

e o memorial...

...com suas curvas de cimento lembrando obstáculo de pista de skate.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 19:39:49 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #46 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 20:35:37 »
Ao menos, alguém concorda comigo quanto ao Olho ser horrível \o/
Arcanjo Lúcifer, dica: de perto, o amarelo-mamãe-não-me-perca-na-neblina é pior. :hihi:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 20:42:24 »
Todos os prédios dele são a mesma nhaca, ou se parecem com caixas de sapato ou com uma meia onda de concreto, não saem disso nunca.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 21:57:32 »
Ao menos, alguém concorda comigo quanto ao Olho ser horrível \o/
Arcanjo Lúcifer, dica: de perto, o amarelo-mamãe-não-me-perca-na-neblina é pior. :hihi:

O "Olho" me lembra uma nave do filme original "Guerra dos Mundos".

É muito feio.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 22:15:19 »
E o Merdorial me lembra isso:

Se eu tivesse mais tempo sobrando, faria um desenho melhor.

Mas falando sério, o que não falta na arquitetura dele é cimento moldado, quase não se vê uma árvore plantada por perto.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 22:17:45 por Arcanjo Lúcifer »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!