Autor Tópico: Mundo da arquitetura  (Lida 32089 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Mundo da arquitetura
« Resposta #50 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 22:17:02 »
E o Merdorial me lembra isso:

Se eu tivesse mais tempo sobrando, faria um desenho melhor.

O "merdorial" ficou simpático...
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 22:20:01 »
Pior que parece mesmo, a mão parece a cabeça de uma galinha.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #52 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 23:02:37 »

Mas falando sério, o que não falta na arquitetura dele é cimento moldado, quase não se vê uma árvore plantada por perto.
Posta isso no twitter. Sensacional! Parece que a coisa toda foi feita pra que acontecesse essa paródia!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #53 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 11:40:02 »
Olha, tambpem não sou fâ no Niermayer,. É verdade que projetos estilosos como os de Dubai são legais e atraem turistas, entretanto, como não nadamos em dinheiro, acho que por questão de respeito com os contribuintes, os prédios públicos tem de ser simples e funcionais em detrimento de estilo. Aproveitar o máximo as novas tecnologias limpas e só. Nada de fru fru ou megalomania, com estruturas sinuosas e inúteis.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 19:23:23 »

Mas falando sério, o que não falta na arquitetura dele é cimento moldado, quase não se vê uma árvore plantada por perto.
Posta isso no twitter. Sensacional! Parece que a coisa toda foi feita pra que acontecesse essa paródia!

Nunca entrei no Twitter, vou ver se dá para retocar minha obra e deixar mais apresentável :lol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:07:19 »
Eu concordo com o Pregador, mas seguirei por outra linha.

Não acho que as obras são feias. Não são, de fato, funcionais pra nossa realidade, mas feias eu não as considero.

Aqui em goiânia temos uma paróquia que me lembra as criações do Niemayer, é a Paróquia Universitária... Bem bonita.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 23:59:20 »
[...]
Não acho que as obras são feias. Não são, de fato, funcionais pra nossa realidade, mas feias eu não as considero.

Aqui em goiânia temos uma paróquia que me lembra as criações do Niemayer, é a Paróquia Universitária... Bem bonita.

Então eu repito:

Que ele seja um escultor. Não um arquiteto.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #57 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 04:40:28 »
Casa anfíbia.

Autoridades britânicas autorizaram a construção de uma casa anfíbia, projetada para ser imune a inundações.

A casa será apoiada em fundações fixas, mas, em caso de uma inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água.

Com isto, o Reino Unido segue um caminho já trilhado pela Holanda, cujas áreas sujeitas a inundações são muito maiores.

Casas anfíbias flutuam durante enchente

Jardim de alerta

Segundo os arquitetos do escritório Baca, responsável pelo projeto, a casa ficará apoiada entre quatro postes verticais permanentes, responsáveis também por manter a casa no lugar, evitando que ela saia flutuando durante a enchente.

A casa será feita de madeira leve, com isolamento total da parte habitável, para impedir qualquer risco de que a água entre.

O jardim funcionará como um sistema de alerta, com plataformas posicionadas em diferentes níveis, projetadas para inundar gradualmente e, assim, chamar a atenção dos moradores antes que a água chegue a um nível ameaçador.
Fonte

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 00:30:44 »
Pra quem tava falando o Niemeyer:

Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #59 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 01:02:28 »
Pra quem tava falando o Niemeyer:

Isso que acontece quando uma certa pessoa se abstém por decreto de postar em tópicos de política. ::)
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2012, 01:10:16 por sergiomgbr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 16:50:32 »

O troço tá rendendo :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #62 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 02:50:38 »
Vou na contramão da maioria aqui já que gosto de muitas das obras do Niemeyer, mas admito que a obra dele em apresenta alguns problemas, a saber:
- ausência de árvores nas proximidades: isso é algo admitido por ele, já que segundo ele as árvores escondem as formas.
- pouca preocupação com o ambiente interno: salvo os edifícios de formato mais convencional, são poucos os dos quais nunca ouvi reclamação de quem é obrigado a permancecer lá constantemente.
- dimensões exageradas: geralmente as curvas tornam os prédios muito grandes.
- abuso do concreto armado: na época em que ele estava no auge, o concreto armado era visto como uma solução quase mágica para muitas coisas devido às suas propriedades, por isso muitos arquitetos aderiram a essa moda. Hoje já percebeu-se que as propriedades dele são mais limitadas do que então se achava, mas como ele definiu seu estilo na época, se mantém assim até hoje.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #63 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 03:32:50 »

E agora? O que vem a ser isso, Arcanjo? Fake(seu ou de outra pessoa)? Ou real? :umm:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 16:36:20 »

E agora? O que vem a ser isso, Arcanjo? Fake(seu ou de outra pessoa)? Ou real? :umm:

Ué, só estava dando vazão à minha criatividade. :lol:

A galinha e o troço não ficaram legais?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #65 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 19:21:04 »
(...)

Ué, só estava dando vazão à minha criatividade. :lol:

A galinha e o troço não ficaram legais?
Que mimo! Uma ode ao "Lu"...(sabia que tinha paixão no meio! :P)
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 19:23:33 por sergiomgbr »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 01 de Março de 2012, 11:28:59 »

It's an award I've won"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 01 de Março de 2012, 19:55:23 »
Para os que gostam de reclamar das obras do Niemeyer: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/nova-sede-do-tse-e-reprovada-no-teste-de-acustica/n1597658835963.html

Não falei que os projetos são uma merda? Basta olhar a foto, centenas de metros de chão cimentado sem sequer um único canteiro de plantas, imagine o resto.

Se mandassem o cara fazer um projeto ocupando o terreno inteiro da floresta amazônica ele passava o trator em tudo e cimentava o chão, depois colocava uma caixa de sapato espalhada a cada 100 Km e alguma merda para servir de monumento na entrada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 03 de Março de 2012, 09:21:45 »
Para os que gostam de reclamar das obras do Niemeyer: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/nova-sede-do-tse-e-reprovada-no-teste-de-acustica/n1597658835963.html

Alguém vai culpar as construtoras "capitalistas" somente para preservar o arquiteto "morto-vivo".
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 21 de Março de 2012, 11:54:17 »
Novos museus surpreendem pela arquitetura

Prédios primam pela arquitetura e promovem uma experiência não apenas artística, mas também sensorial

Inaugurados há não mais de dois anos, alguns dos museus contemporâneos de maior sucesso em todo o mundo têm em sua arquitetura diferenciada o principal ponto de intersecção. Fazer do próprio prédio uma atração cultural nunca foi segredo, mas ganhou ainda mais força com a abertura do museu Guggenheim, em Bilbao, em 1997. Uma obra surpreendente de Frank Gehry, que ajudou a transformar a pequena cidade portuária no norte da Espanha.

Confira cinco dos novos museus que promovem uma experiência artística e altamente sensorial.

1- Riverside Museum, Glasgow, Escócia

Linhas sinuosas no Museu do Transporte de Riverside, na Escócia, projetado pela arquiteta Zaha Hadid

Se tem a assinatura de Zaha Hadid, o museu já vale a visita. Uma das mais celebradas profissionais contemporâneas, a arquiteta iraquiana usou suas linhas sinuosas para traçar o Museu do Transporte de Riverside, na Escócia.

No telhado do museu, linhas que lembram os traçados de uma ferrovia

O prédio lembra um túnel, aberto de um lado para o rio e de outro para a cidade. O telhado tem linhas que remetem aos traçados de uma ferrovia e também ao movimento das águas do rio Clyde. Dentro, uma exposição com a história das ferrovias e autovias do país.

Aberto em junho de 2011, o museu comemorou um milhão de visitantes em seis meses.

2- Teshima Art Museum, ilha de Teshima, Japão

Projetado por Ryue Nishizawa, ganhador do Pritzker em 2010, e pelo artista Rei Naito, o Teshima Art Museum quebra paradigmas

Esqueça todos os paradigmas de um museu tradicional. O Museu de Arte de Teshima aponta um novo caminho para os espaços expositivos. Em silêncio e sem sapatos, os visitantes entram na enorme bolha de concreto com dois rasgos por onde passam a iluminação. Encravado em uma colina, o museu convida a natureza do entorno a fazer parte da experiência.

Encravado em uma colina, o museu convida a natureza a fazer parte da experiência

Luz, água do mar e ar ali também se tornam obras de arte. Pequenas gotas d’água brotam do chão e se movem para juntar-se a outras porque o piso não é totalmente reto. Os “rasgos” na bolha permitem sentir vento e sons vindos do exterior. Esse espaço vai abrigar exposições e instalações.

O projeto é do arquiteto japonês Ryue Nishizawa, ganhador do Pritzker em 2010, e do artista Rei Naito. Um segundo pavilhão abriga a loja e o café do museu.

3- OCT Design Museum, ShenZhen, China

Desenhado pelo arquiteto Zhu Pei, o OCT Design Museum tem formato que remete a uma gota d’água

A cidade de ShenZhen, na China, quer manter-se no posto de capital do design. A chancela foi dada em 2009, pela Unesco, que a definiu como uma das cidades mais criativas do mundo. Desenhado pelo arquiteto Zhu Pei, o OCT Design Museum vem completar a cena.

Fendas criadas na estrutura fazem as vezes de janela

O museu tem o formato de uma elipse que remete a uma gota d’água, segundo seu criador. Umas fendas no topo fazem as vezes de janela. O centro expositivo fica em OCT Harbour, uma área de ShenZhen destinada à vida cultural dos moradores e turistas.

O arquiteto chinês acaba de colocar o ponto final da construção que vai ter programação intensa destinada a discutir moda, design e arquitetura.

4- Soumaya Museum, Cidade do México

Em 2011 o Soumaya Museum, de Carlos Slim, ganhou novo prédio desenhado pelo arquiteto mexicano Fernando Romero

O museu Soumaya, no México, guarda a coleção de arte do empresário mexicano Carlos Slim, apontado pela revista Forbes como o homem mais rico do mundo.

O acervo compreende obras de arte contemporâneas, peças de cunho religioso e a coleção de moedas do multimilionário. Soumaya é o nome da esposa de Slim, que foi homenageada.

O museu encerra obras de arte contemporâneas, peças de cunho religioso e a coleção de moedas de Slim

Originalmente inaugurado em 2004, o museu ganhou um novo prédio no ano passado, desenhado pelo arquiteto mexicano Fernando Romero, genro de Slim. Em aço e em formato de nuvem, o prédio lembra obras de Frank Ghery, como alguns críticos pontuaram.

5-Ordos Art & City Museum, Ordos, Mongólia

Construído em uma parte da cidade que está sendo urbanizada, o prédio foi desenhado pelo escritório chinês MAD Arquitetos

Com forma orgânica, esse museu balançou as “estruturas” arquitetônicas da cidade de Ordos. Construído em uma parte da cidade que está sendo urbanizada, o prédio foi desenhado pelo escritório chinês MAD Arquitetos.

Feito com aço polido, o prédio abriga galerias diversas para as mostras artísticas

Feito com aço polido, o prédio abriga galerias diversas para as mostras artísticas. A luz natural é garantida por rasgos na estrutura. Os arquitetos quiseram propor esse “meteorito amorfo” como uma contraposição às estruturas geométricas e cartesianas do plano urbanístico concebido para o novo centro da cidade.

Serviço:
Museu Riverside
Teshima Art Museum
Soumaya
OCT Design Museum
Ordos Museum

http://luxo.ig.com.br/lazereprazer/novos-museus-surpreendem-pela-arquitetura/n1597692282218.html

It's an award I've won"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #70 Online: 21 de Março de 2012, 13:31:12 »
Na verdade, gasta-se bilhões nessas estruturas pitorescas para atrair turistas. Do ponto de vista prático e racional essas obras não se justificam.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #71 Online: 21 de Março de 2012, 13:45:40 »
Na verdade, gasta-se bilhões nessas estruturas pitorescas para atrair turistas. Do ponto de vista prático e racional essas obras não se justificam.

Pensando dessa maneira nada artistico se justifica.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 21 de Março de 2012, 16:18:45 »
Se vocês acham que o Niemeyer abusa das curvas, imagina o Santiago Calatrava

Palau de las artes

Auditorio de Tenerife

Jerusalem Light Rail Bridge

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 21 de Março de 2012, 16:22:32 »
Tá vendo, dá pra fazer curvas e concreto serem bonitos. Aprende, Niemeyer!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 21 de Março de 2012, 16:22:59 »
O problema não são as curvas do Niemeyer, é a falta de árvores, de funcionalidade....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!