Autor Tópico: Mundo da arquitetura  (Lida 32092 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Mundo da arquitetura
« Resposta #125 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:04:47 »
Eu li o texto e concordo plenamente. Uma pessoa que defende regimes comunistas assassinos enquanto ganha uma fortuna
e vive como um burguês, é um idiota, no mínimo.

Quero ver alguém rebater qualquer linha que está no texto.

Ad hominem. Você usou uma falácia. Rebatido. Além é claro do reducionismo, ranço e patrulha ideológica.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:05:54 »
Sim. Onde mesmo estava escrito no editorial da revista ou em qualquer artigo dela que a opinião de um de seus comentaristas reflete a opinião da revista, dos seus editores e do chefe da Abril? Porque se for assim, é bom demitir o estagiário que passou um trote na revista, publicando nessa edição uma reportagem sobre o Niemeyer que vai contra a opinião do Reinaldo Azevedo, da revista, dos seus editores e do chefe da Abril. Estagiariozinho de coragem esse, ein? Peitando todo mundo na revista, desde o faxineiro (que obviamente tem a mesma opinião unânime de todo mundo que trabalha lá) até o chefão da Abril  ::)

E estranho, não sei se minha memória está me pregando uma peça, mas lembro de você sendo muito mais criterioso na leitura de fontes e atribuição de autorias de textos quando se referiam a certas tendências políticas...
É como o Geo falou. O cara que enxerga com olho ideológico só ver o que quer e onde quer. Andam tão assombrados com a derrubada dos ídolos que estão se borrando de medo de qualquer sombra. Melhor gritar "lobo" a qualquer coisa, só pra garantir...

Talvez um espelho cairia bem em todos aqui, quando a questão é ideológica.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:13:09 »
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/morre-oscar-niemeyer-metade-genio-e-metade-idiota/
Juca, você sabe que esse é o blog pessoal do Reinaldo Azevedo, e portanto representa a opinião pessoal dele e não necessariamente a da revista Veja, não é?
O Blog do Reinaldo Azevedo é abrigado no site da Veja, ele é o principal cronista online do site, o principal comentarista político, e estava em destaque na primeira página online, mostrando logo depois da notícia da morte, em baixo da foto do arquiteto, o seguinte título:
Reinaldo Azevedo: Niemeyer, metade gênio, metade idiota.

Quer me convencer que essa também não é a opinião da revista, dos seus editores e do chefe da Abril?
Ah vá...

Cara.

Você ao menos leu o texto da revista com a capa em homenagem ao Niemayer e fez um contraponto? Sim ou não? Se a resposta for "sim", mostre-me onde estão as ofensas ou, pelo menos, as pesadas críticas. E se a resposta for "não", então vá ler a p... da revista e depois faça a crítica.

E você certamente sabe que oficialmente a opinião de um colunista não representa a opinião de uma publicação, seja ela qual for, incluindo aquele lixo da Carta Capital.

E não, não é um tu quoque. É apenas retórica de forma extremada em uma manhã de segunda-feira com muito mal-humor.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #128 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:21:36 »
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/morre-oscar-niemeyer-metade-genio-e-metade-idiota/
Juca, você sabe que esse é o blog pessoal do Reinaldo Azevedo, e portanto representa a opinião pessoal dele e não necessariamente a da revista Veja, não é?
O Blog do Reinaldo Azevedo é abrigado no site da Veja, ele é o principal cronista online do site, o principal comentarista político, e estava em destaque na primeira página online, mostrando logo depois da notícia da morte, em baixo da foto do arquiteto, o seguinte título:

Quer me convencer que essa também não é a opinião da revista, dos seus editores e do chefe da Abril?
Ah vá...

Cara.

Você ao menos leu o texto da revista com a capa em homenagem ao Niemayer e fez um contraponto? Sim ou não? Se a resposta for "sim", mostre-me onde estão as ofensas ou, pelo menos, as pesadas críticas. E se a resposta for "não", então vá ler a p... da revista e depois faça a crítica.

E você certamente sabe que oficialmente a opinião de um colunista não representa a opinião de uma publicação, seja ela qual for, incluindo aquele lixo da Carta Capital.

E não, não é um tu quoque. É apenas retórica de forma extremada em uma manhã de segunda-feira com muito mal-humor.

Jura? Se não dissesse eu nem perceberia!  :P

:histeria:

:)
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:23:41 »

Ah vá...

Cara.

Jura? Se não dissesse eu nem perceberia!  :P

:histeria:

Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #130 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:29:07 »
Eu li o texto e concordo plenamente. Uma pessoa que defende regimes comunistas assassinos enquanto ganha uma fortuna

Ad hominem. Você usou uma falácia. Rebatido. Além é claro do reducionismo, ranço e patrulha ideológica.

Onde tem ad dominem? Onde ele desqualifica o argumento pela pessoa? Muito pelo contrário, ele desqualifica a pessoa pelos argumentos que ela usa. Reducionismo onde? A genialidade como arquiteto é comentada no texto, o que é criticado é unicamente o posicionamento político, não teve reducionismo nenhum. E ranço ideológico é o que o tal arquiteto mas twvw durante a vida, pelo menos no discurso, porque na prática ele foi um capitalista de primeira.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 10 de Dezembro de 2012, 10:59:13 »
Citação de: Geotecton

Ele não precisa ler, é a Veja, tudo que vem dela é demoníaco.

Como tudo o que vem de quem apóia o PT é a Verdade Incontestável.

O mundo é simples.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 10 de Dezembro de 2012, 11:04:49 »

Onde tem ad dominem? Onde ele desqualifica o argumento pela pessoa? Muito pelo contrário, ele desqualifica a pessoa pelos argumentos que ela usa. Reducionismo onde? A genialidade como arquiteto é comentada no texto, o que é criticado é unicamente o posicionamento político, não teve reducionismo nenhum. E ranço ideológico é o que o tal arquiteto mas twvw durante a vida, pelo menos no discurso, porque na prática ele foi um capitalista de primeira.

../forum/topic=14365.0.html

E o ad hominem é claro. Niemeyer era um gênio brasileiro, comunista, morreu e foi atacado pelo Reinaldo Azevedo! Isso o eleva ao panteão sagrado esquerdista, e automaticamente o exime de qualquer crítica que seja.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 10 de Dezembro de 2012, 11:14:28 »

"Comunista logo idiota". "Comunista que ganha dinheiro logo idiota" Niemeyer era rico? Porque o pontencial era pra ser bilionário, qual a história íntima dele, você conhece para chegar a esse veredito?

Através dessa distorção cognitiva de juízo também poderia dizer que qualquer capitalista que doa seu dinheiro é um idiota, e nesse caso ele mesmo seria se o fosse, devido ao inúmeros importantes projetos que ele doou.

Você e RA reduziram toda a vida dele a um rótulo. Sequer se deram ao trabalho de analisar ao longo de sua vida a pertinência do seu comunismo e sua intolerância com a desigualdade.

São ataques diretos à pessoa, quando da qualificação pejorativa de cunho ideológico. De uma pessoa que até onde sei levou uma vida íntegra, foi reconhecido como gênio, ajudou a revolucionar a arquitetura e sobretudo era brasileiro. Total falta de respeito por um homem tão importante e raro de aparecer no Brasil.

Você pode discordar dele, criticá-lo com todo direito que tem, mas chamar de idiota é puro rancor.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #134 Online: 10 de Dezembro de 2012, 11:24:21 »
Como será que é o sentimento de quem vê um grupo que persegue, oprime e tortura quem tem uma visão ideológica igual a sua própria ficar instalado por mais de 20 anos em uma de suas principais obras, enquanto tem que ficar exilado na Europa?

Como comunista, o Niemeyer pode ter sido poser. Mas teve que conviver com o orgulho ferido por batante tempo.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #135 Online: 10 de Dezembro de 2012, 11:33:52 »
Não, ele nao era idiota simplesmente por ser comunista,, ele é idiota porque defendia o stalinismo, um sistema assassino e opressor, elogiava a ditadura cubana ao mesmo tempo em que criticava a ditadura brasileira e assim por diante. E novamente, seu trabalho como arquiteto não está em debate aqui, o próprio RA faz elogios ao trabalho do arquiteto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:42:46 »
Fico imaginando como seria a situação se fosse um arquiteto nazista, ou integralista, ou ainda, um arquiteto com um discurso na linha do Roberto Campos.

Como seria diferente a hesitação em chamar de idiota e etc e tal...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:50:48 »

Ah vá...

Bom, para ver a opinião da veja bastava ver o que ela escreveu e não o blog do Reinaldo. Não precisa ficar debatendo a visão da revista, ela a expôs.
Ela fez uma reportagem absolutamente elogiosa.. a única questão ideológica citada foi uma questão que abordava diferentes correntes da arquitetura, que foi tratado como "ideologia".

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:03:39 »
Fico pensando o que o Juca deveria ter de evidências para chamar alguém de ladrão ou idiota.
- Apoiar regimes assassinos - descartado
- ter todo seus funcionários ligados a esquemas de corrupção - descartado
- ter possivelmente colocado a amante em função obviamente fora do seu escopo de atuação, e bancado suas indicações fraudulentas - descartado
- ter o filho ligado a enriquecimento desproporcional desde que assumiu o poder - descartado
- mais 150 casos... descartado

Agora nós, os direitistas ideológicos desse fórum, pegamos o ídolo FHC e falamos
- Suspeita de compra de votos para a eleição - fato.
- Suspeita de fraude em diversas privatizações - fato, só entender a escala
- etc...

Deveria ser levado em consideração a quantidade de críticas que alguém faz ao seu suposto objeto de adoração para se determinar o possível grau de enviesamento com que se defende uma posição.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:10:09 »
Convenientemente se esquecem que Niemeyer recebeu nada menos que o PRÊMIO LÊNIN DA PAZ.

E ainda fazem acusações espúrias como a de "apoiar regimes assassinos". Como seria possível que ele fizesse tal apoio e ganhasse esse prêmio? A cegueira da burguesia é mesmo impressionante.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:19:21 »
Fico pensando o que o Juca deveria ter de evidências para chamar alguém de ladrão ou idiota.
- ter possivelmente colocado a amante em função obviamente fora do seu escopo de atuação, e bancado suas indicações fraudulentas - descartado
- ter o filho ligado a enriquecimento desproporcional desde que assumiu o poder - descartado

Agora nós, os direitistas ideológicos desse fórum, pegamos o ídolo FHC e falamos
- etc...

Deveria ser levado em consideração a quantidade de críticas que alguém faz ao seu suposto objeto de adoração para se determinar o possível grau de enviesamento com que se defende uma posição.

Seja bem vindo de volta Agnóstico.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:23:55 »

Ah vá...

Bom, para ver a opinião da veja bastava ver o que ela escreveu e não o blog do Reinaldo. Não precisa ficar debatendo a visão da revista, ela a expôs.
Ela fez uma reportagem absolutamente elogiosa.. a única questão ideológica citada foi uma questão que abordava diferentes correntes da arquitetura, que foi tratado como "ideologia".

No dia em que ele morreu eu acessei o site da Veja e embaixo da foto do Niemeyer estava o cometário do Reinaldo Azevedo, que é o principal colunista da revista. Pra mim reflete bem o rancor ideológico da revista, também nenhuma novidade e aliás esse colunistas costuma ser bem raivoso ( Arcanjo?) com qualquer personagem de esquerda.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:15:17 »
Claro o RA não reflete o conservadorismo rancoroso da revista. O título estava embaixo da foto do Niemeyer apenas porque...porque... ah, me diga aí porque. 

Porque o site da revista abriu espaço para que seu principal colunista (como você mesmo disse) expusesse sua opinião pessoal sobre o Niemeyer? O que evidentemente não refletiu na opinião da revista, já que não surgiu nenhum editorial (que realmente é a posição oficial da mesma, corroborando as palavras do RA, e sequer o artigo da revista concordava com ele.

Mas, sei lá. Vai ver essa prática de permitir que as pessoas tenham opiniões próprias e divergentes da posição oficial não seja um conceito muito comum a esquerda, por isso o estranhamento...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:49:47 »

- etc...

Muita saudade de mim? :-)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 10 de Dezembro de 2012, 19:01:34 »
Coisa linda é um reencontro!!! :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 10 de Dezembro de 2012, 19:22:02 »
Pra mim reflete bem o rancor ideológico da revista, também nenhuma novidade e aliás esse colunistas costuma ser bem raivoso ( Arcanjo?) com qualquer personagem de esquerda.

Costumo ser bem raivoso com quem acho hipócrita, seja de direita ou esquerda.

Uso o Maluf como exemplo da hipocrisia dos petistas que para ganhar uma eleição fazem alianças com quem chamaram de ladrão por décadas seguidas.

Chamo o Lulla de hipócrita, o Arquiteto, um bando de artistas da esquerda , lembra daquela fulana que SEM PUDOR ALGUM recebeu 600.000 Reais para divulgar as próprias músicas em um Blog?

Como diz um texto postado por aqui, é fácil ser comunista quando não é vc que vai cortar cana em Cuba, é fácil ser comunista quando vc é amigo do Fidel e vive como turista em Cuba.

Essa ralé imunda citada acima sempre teve do bom e do melhor e apesar de se dizerem comunistas/ socialistas ou o que seja, sempre defenderam aquela ditadura daquele imbecil que vive nas costas dos cubanos há décadas e ainda aparecem para falar que defenderam a democracia aqui.

Bom, é claro que ser contra a Ditamole brasileira não impediu o arquiteto ser a favor da ditadura cubana, afinal ele não vivia lá com uma cesta básica e ganhava muita grana aqui fazendo obras sem licitação.

Diz aí cara, vc sabe que ele era muito rico, por acaso sabe se deixou grana em testamento para alguma entidade de ajuda ao pobres ou se ele ajudava alguma enquanto vivo?

Então, é isso que chamo de ser hipócrita.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 10 de Dezembro de 2012, 19:46:00 »

- etc...

Muita saudade de mim? :-)

Ô !!!  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:39:12 »
Impressionante "arquitetura" virar assunto de esquerda x direita.

Eis mais um burguês que não reconhece que o confronto histórico entre as forças produtivas populares e as classes sociais mais abastadas e retrógradas representadas pelos grandes capitalistas, ocorre em todos os fronts, incluindo a arquitetura, área na qual o nosso camarada Niemayer, sempre na vanguarda marxista e sempre solidário ao movimento do proletariado, nunca cobrou valores exorbitantes do Estado brasileiro e sempre doou tudo o que ganhou para a Internacional Socialista...

Ohh wait...  :o
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 21:53:15 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:51:28 »
Niemayer, ao doar parte de sua fortuna, se junta a outros grandes esquerdistas como Gates, Buffet, Ellison, etc..

Ah, ele não doou p... nenhuma.. Deixa eu refrasear

Niemayer, sendo coerente com sua ideologia de vida, sempre procurou viver uma vida em um estilo que pudesse ser compartilhado com os trabalhadores..

Opa, também não...

Niemayer ... Alguém pode explicar?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 22:05:55 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!