Dragão Invisível - escreveu:
Não, Lusa, eu me basiei (citei ou interpretei) apenas no que dizia o post gigante sobre a tal Igreja Positivista. E eles cultuam ou cultuavam a "Humanidade" (assim mesmo, com H maiúsculo) que chamam ou chamavam de "Grande Ser". Eu entendo cultuar como divinizar (em negrito).
Direto do meu Dicionário Aurélio:
Cultuar
[De culto1 + -uar.]
V. t. d.
1. Prestar, render culto a
2. Tornar objeto de culto
Culto
[Do s. lat. cultu < v. lat. colere, 'cultivar', 'cuidar', 'tratar'; 'honrar', 'venerar'.]
S. m.
1. Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião
2. Modo ou sistema de exteriorizar o culto (1); ritual [cf. liturgia ]
3. Cerimônia de culto (2) protestante.
4. V. religião (3).
5. Fig. Adoração, veneração, reverência, preito
não há dúvida, que prestar culto é amar, adorar e algo mais... Por essa razão é que os científicos ateus, da religião da Humanidade, criaram uma igreja e praticam uma religião.
Mas intencionalmente, não deificaram o que cultuam. Você é que inadvertidamente, mercê das analogias encontradas, entre os que se afirmam teístas e eles, declarou-os divinistas.
Você, como brasileiro, não reverencia, sacraliza, ou venera a sua pátria? Mesmo que não a considere divina?
Não acho que o universo seja divino porque não há evidências de tais características nele. Simples assim. E para deixar claro o que eu estou falando sobre divinizar (em negrito) apelarei novamente ao meu Dicionário Aurélio:
Não? Olhe que efectivamente o universo tem características divinas, segundo as definições apresentadas por si, do diccionário Aurélio...
Divino
[Do lat. divinu.]
Adj.
1. Respeitante ou pertencente a Deus;
2. Proveniente de Deus; concedido por Deus
3. Sobrenatural,
..................................................
deífico; sublime
...................................................
4. Perfeito, encantador, divinal
5. Bonito, lindo, maravilhoso
Então, o que eu disse foi que a Igreja Positivista era tão ateia quanto o budismo (não sei, mas acho que há alguma vertente do budismo que é ateia), pois divinizar a humanidade não a torna realmente divina.
Assim como divinizar o universo não o torna divino, ou seja, dar um caráter divino à humanidade não fará dela realmente um deus tornando a Igreja Positivista, em última instância, ateia.
Mas isso depende da concepção de divino, em que você se baseia, para negar ao Universo e à Humanidade tal qualidade.
É como negar que o homem seja racional... Afirmando-o apenas animal.
Concerteza, que determinadas concepções de divino, concordam inteiramente com a sua!
Mas tem outras que divergem completamente do que você entende como divino. O conceito de divino, não está necessariamente vinculado à sobrenaturalidade.
Segundo o dicionário Aurélio o
sobrenatural está presente. E não precisam necessariamente concordar com a minha definição, mas não podem excluir o sobrenatural do caráter das deidades.
Você pode dizer que o universo é deus, se quiser, mas para mim, você estará dizendo que o universo é sobrenatural, pois o sobrenatural é parte do conceito de divino (querendo você ou não).
Os positivistas, ao cultuar (prestar homenagem à uma divindade) a "Humanidade" estavam lhe dando um caráter divino (sobrenatural) sem razão ou motivo ou ainda explicação (apenas me baseando no post gigante).
Daí, eu achar que eles eram tão ateus quanto uma vertente do budismo (ou o próprio budismo, sei lá) que cultua os ancestrais (ou algo assim, não tenho grande conhecimento sobre o budismo).
É daí que decorre o seu equívoco: reconheço que o induzi em erro,
ao levá-lo a encontrar um carácter sobrenatural, no culto dos positivistas prestado à Humanidade, ao postar o tal artigo gigantesco. .
Mas fique sabendo, que se pode cultuar algo, sem de facto se estar a deificar alguém intencionalmente.
Você não me induziu, foi o texto da Wikipédia.
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
Concordo que há formas de cultuar sem divinizar (sobrenatural). A Pátria, por exemplo, como você bem disse mais acima, mas o patriotismo ocorre em momentos históricos bem claros; guerras, jogos olímpicos, copas do mundo etc. Raramente no dia a dia. Ou seja, em momentos de fortes sentimentos, com o uso e abuso de propaganda etc.
Não sei se me fiz entender, mas não pode me acusar de não tentar, hehehe...
Claro que se fez entender: eu é que não concordo com a sua noção de deus. ![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
artur
Então, estamos quites, pois eu não concordo com a sua noção de deus.
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)