_Juca_escreveu:
É o conjunto dos significados o que se entende por religião, são essas que você enumerou juntamente com os blablablas que você ignorou. Sua seletividade é muito conveniente.
Ah... Pois claro, você está absolutamente certo

Todavia verifique o seguinte: os itens que eu não tinha seleccionado.
1 - Crença na existência d'um poder sobre-humano e superior, em relação ao qual o Homem se considera dependente.
A natureza, é realmente sobre-humana e efectivamente é uma entidade que me ultrapassa e transcende e da qual eu dependo totalmente!
2 - Conjunto de preceitos, práticas e rituais, pelos quais se manifesta essa crença.
3 - Culto prestado à divindade.
Ora segundo Espinosa e outros filósofos mais antigos, os seres humanos são seres naturais; portanto, são criaturas divinas, porque a natureza é mesmo deus. Logo merecem, ser reverenciados como tal.
Natureza, naturante: Segundo Espinosa, filósofo holandês (1632 - 1677), o mundo como substância infinita, isto é deus, por oposição a natureza naturada, considerada na diversidade dos seus modos finitos.
4 - Doutrina ou crença religiosa.
....Blá, blá, etc.............................10 - Religião natural: apenas aquela que assenta dos dados do sentimento e da razão, sem recurso a revelação divina.
11 - Religião positiva e revelada: aquela em que os dados do sentimento e da razão, são confirmados pela revelação.
Já foi verificado conforme artigo que eu apresentei, sobre a igreja positiva e religião da Humanidade, revelada pelo conhecimento científico.
artur