Autor Tópico: Os dez mandamentos Ateus  (Lida 12887 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Os dez mandamentos Ateus
« Resposta #75 Online: 23 de Setembro de 2011, 17:07:39 »
Dragão invisível - escreveu:

Embora admita, que ateus solitários adversos à socialização, possam de facto não ser religiosos. Os eremitas a meu ver, não o são...

Assim , Lusa, qualquer grupelho pode ser considerado religião! Sindicatos, associações de bairros, famílias, enfim, qualquer coisa...

Incluindo as Nações Unidas e a Federação Galáctica. :!: :arrow: :)

As religiões têm um componente bastante comum entre elas que é o sobrenatural (talvez alguma vertente do budismo que não tenha e por isso mesmo eu falei dele).

Exceptuando talvez a religião da Humanidade, que não é exactamente um grupelho. :idea:

Ah, e eu, como ateu, não tenho nada contra os deuses, sejam eles sobrenaturais ou não, só não acredito neles. :ok:

Então não acredita em si próprio. :(

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 23 de Setembro de 2011, 23:56:37 »
Agora se estrepou, vai ficar ai, discutindo a semantica de todas as palavras do dicionário, até o fim dom tempos.

Hehehehehehe.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Setembro de 2011, 17:00:42 »
Dragão Invisível - escreveu:

Eu entendi o que o Lusa quis dizer e a minha pergunta não é por causa do seu enorme post. Mas, a tal Igreja Positivista é... positivista (derivada do Positivismo lá do século XVIII ou XIX de Comte), não é ateia, ou melhor dizendo, é tão ateia quanto o budismo, ou ainda melhor, simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.

O Positivismo é um ateísmo.

Resumo d'um artigo escrito por Arthur Virmond de Lacerda Neto - positivista ortodoxo.

Os positivistas sempre se bateram pela afirmação dos valores laicos, ateístas e humanistas; como, por exemplo, na polêmica de Lauro Sodré, positivista, depois governador do Pará, com os padres de Belém, polêmica em que ele proclamava francamente o seu ateísmo e a sua adesão à ciência; por influência dos positivistas, no recinto do júri do Rio de Janeiro, cobriu-se com um pano preto o crucifíxo, em atenção a que a justiça, pertencendo ao Estado, não poderia ostentar símbolos religiosos.

Por influência positivista, a constituição federal de 1891 foi promulgada em nome da Família, da Pátria e da Humanidade, e não em nome de deus, como as seguintes.

Na história do Brasil, a república foi instaurada graças também à influência positivista. Um dos seus primeiros atos foi o de instituir a separação entre a igreja e o estado, graças à proposta de um positivista, Demétrio Ribeiro, então ministro da agricultura.

A bandeira nacional, com o dístico positivista Ordem e Progresso, é da autoria de R. Teixeira Mendes, vice-chefe do positivismo brasileiro.

No Brasil, entre 1880 e 1930, o Positivismo atuou largamente nos meios políticos, educacionais, literários etc., e deu a sua contribuição na formação de uma mentalidade ateísta e científica.

membres.multimania.fr/clotilde/contacts/.../ateismo.xml

artur

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Setembro de 2011, 23:45:11 »
Aronax - escreveu:

Boa ideia.......é como uma constituição humana,,,,,
Não ter nenhum mandamento é não ter base...e genericamente ser anarquista.....

Também acho, que é como uma constituição humana. Você concorda com o anarquismo?

artur
Não concordo, por entender que se fosse predominante na civilização...talvez nem existisse uma......
A própria sobrevivencia humana estaria envolvida...ter uma cultura não anarquista não assegura nada, mas é o caminho possivel, se bem percorrido.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #79 Online: 25 de Setembro de 2011, 08:23:29 »

Eu entendi o que o Lusa quis dizer e a minha pergunta não é por causa do seu enorme post. Mas, a tal Igreja Positivista é... positivista (derivada do Positivismo lá do século XVIII ou XIX de Comte), não é ateia, ou melhor dizendo, é tão ateia quanto o budismo, ou ainda melhor, simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.

Resumo d'um artigo escrito por Arthur Virmond de Lacerda Neto - positivista ortodoxo.

Os positivistas sempre se bateram pela afirmação dos valores laicos, ateístas e humanistas; como, por exemplo, na polêmica de Lauro Sodré, positivista, depois governador do Pará, com os padres de Belém, polêmica em que ele proclamava francamente o seu ateísmo e a sua adesão à ciência; por influência dos positivistas, no recinto do júri do Rio de Janeiro, cobriu-se com um pano preto o crucifíxo, em atenção a que a justiça, pertencendo ao Estado, não poderia ostentar símbolos religiosos.

Por influência positivista, a constituição federal de 1891 foi promulgada em nome da Família, da Pátria e da Humanidade, e não em nome de deus, como as seguintes.

Na história do Brasil, a república foi instaurada graças também à influência positivista. Um dos seus primeiros atos foi o de instituir a separação entre a igreja e o estado, graças à proposta de um positivista, Demétrio Ribeiro, então ministro da agricultura.

A bandeira nacional, com o dístico positivista Ordem e Progresso, é da autoria de R. Teixeira Mendes, vice-chefe do positivismo brasileiro.

No Brasil, entre 1880 e 1930, o Positivismo atuou largamente nos meios políticos, educacionais, literários etc., e deu a sua contribuição na formação de uma mentalidade ateísta e científica.

membres.multimania.fr/clotilde/contacts/.../ateismo.xml

artur

Lusa,

leia o que eu dastaquei em vermelho... Falávamos da Igreja Positivista e não do Positivismo em si.

Veja um trecho daquele seu post gigante:
Na Igreja Positivista presta-se culto de adoração à "Trindade Positivista", que é composta por:

"Humanidade" ou "Grande Ser" (entidade coletiva, real e abstrata, formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado que contribuíram para o progresso da civilização, do futuro e do presente),

"Grande Fetiche" (o planeta Terra com todos os elementos que o compõe: vegetais, animais, água, terra etc.)

"Grande Meio" (o espaço, os astros, o Universo).

Esses três grandes seres são objetos de culto juntamente com as "leis naturais" que os regem e regulam, compondo assim a "Ordem Universal" que se constitui do conjunto formado pela "ordem natural" e pela "ordem humana".

O culto positivista muito tem em comum com o culto fetichista, com a diferença de que os positivistas sabem que os fetiches não possuem "inteligência", sendo percebidos como dotados apenas de "vontade" e "sentimento" que estão por sua vez regulados e subordinados às leis naturais (isto é, científicas).

O positivistas religiosos acreditam na imortalidade subjetiva da alma, cultuando a memória dos mortos pelo legado que deixaram para a cultura humana: "Os vivos são sempre e cada vez mais governados necessariamente pelos mortos" é a máxima de Auguste Comte que se refere a "ordem humana" formulada por Auguste Comte, o criador do Positivismo. Quem vai ao templo pode lê-la logo no pórtico da Igreja e também em seu interior.

Portanto, o que eu quis dizer foi que a Igreja Positivista dava um caráter divino à humanidade (substituindo um deus sobrenatural) e que nesse sentido, para mim, ela não era ateia pois tinha um deus chamado de "Grande Ser".
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, 08:37:57 por Dragão Invisível »
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
« Resposta #80 Online: 25 de Setembro de 2011, 08:34:29 »

Embora admita, que ateus solitários adversos à socialização, possam de facto não ser religiosos. Os eremitas a meu ver, não o são...

Assim , Lusa, qualquer grupelho pode ser considerado religião! Sindicatos, associações de bairros, famílias, enfim, qualquer coisa...

Incluindo as Nações Unidas e a Federação Galáctica. :!: :arrow: :)
:biglol:

As religiões têm um componente bastante comum entre elas que é o sobrenatural (talvez alguma vertente do budismo que não tenha e por isso mesmo eu falei dele).

Exceptuando talvez a religião da Humanidade, que não é exactamente um grupelho. :idea:
Esse TALVEZ é beeeeeeeeeeeem grande!

Ah, e eu, como ateu, não tenho nada contra os deuses, sejam eles sobrenaturais ou não, só não acredito neles. :ok:

artur
Acredito em mim, não como um deus, mas acredito em mim. Só não acredito nos demais. :duh:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #81 Online: 25 de Setembro de 2011, 17:58:30 »

Lusa, leia o que eu dastaquei em vermelho... Falávamos da Igreja Positivista e não do Positivismo em si.

««simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.»»

««Na Igreja Positivista presta-se culto de adoração à "Trindade Positivista", que é composta por:

"Humanidade" ou "Grande Ser" (entidade coletiva, real e abstrata, formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado que contribuíram para o progresso da civilização, do futuro e do presente),

"Grande Fetiche" (o planeta Terra com todos os elementos que o compõe: vegetais, animais, água, terra etc.)

Esses três grandes seres são objetos de culto juntamente com as "leis naturais" que os regem e regulam, compondo assim a "Ordem Universal" que se constitui do conjunto formado pela "ordem natural" e pela "ordem humana".

Portanto, o que eu quis dizer foi que a Igreja Positivista dava um caráter divino à humanidade (substituindo um deus sobrenatural) e que nesse sentido, para mim, ela não era ateia pois tinha um deus chamado de "Grande Ser".»»

Se você realmente admite que determinados positivistas - se transformaram em deuses - ao divinizaram a natureza, nomeadamente a Humanidade, então você também é uma divindade. :)

artur
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, 18:09:49 por lusitano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Setembro de 2011, 20:42:38 »
[...]
Se você realmente admite que determinados positivistas - se transformaram em deuses - ao divinizaram a natureza, nomeadamente a Humanidade, então você também é uma divindade. :)

Todos somos, mas ninguém é!
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #83 Online: 26 de Setembro de 2011, 07:34:54 »
Geotecton - escreveu:

[...]Se você realmente admite que determinados positivistas - se transformaram em deuses - ao divinizaram a natureza, nomeadamente a Humanidade, então você também é uma divindade.  :)

Todos somos, mas ninguém é!

Se todos somos, porque é que ninguém é? :|

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #84 Online: 26 de Setembro de 2011, 07:45:10 »

Aronax - escreveu:

Você concorda com o anarquismo?

artur

Não concordo, por entender que se fosse predominante na civilização...talvez nem existisse uma......

A própria sobrevivencia humana estaria envolvida...ter uma cultura não anarquista não assegura nada, mas é o caminho possivel, se bem percorrido.

Anarquismo:

Anarquismo no Brasil -  Anarquismo em Portugal...

Anarquismo (literalmente "sem poder")

Carlos Fontes:

Movimento político que defende uma organização social baseada em consensos e na cooperação de indivíduos livres e autónomos, mas onde à partida sejam abolidas entre eles todas as formas de poder.

A Anarquia seria assim uma sociedade sem poder, dado que os indivíduos de uma dada sociedade, se auto-organizariam de tal forma que garantiriam que todos teriam em todas as circunstâncias a mesma capacidade de decisão. Esta sociedade, objecto de inúmeras configurações, apresenta-se como uma "Utopia" (algo sem tempo ou espaço determinado). É um ideal a atingir.

As origens do anarquismo, entroncam directamente na concepção individualista dos direitos naturais defendida por John Locke. A sociedade para este filósofo inglês era o resultado de um contrato voluntário acordado entre individuos iguais em direito e em deveres.

No entanto foi só  a partir do final do século XVIII que o anarquismo se veio a estruturar como uma corrente política autónoma, com seguidores em toda a parte do mundo. Entre os seus teóricos contam-se pensadores tão diversos como William Godwin (1773-1836), P.J.Proudhon (1809-1865),  Bakunine (1814-1870), Kropotkin (1842-1921) ou o português Silva Mendes.

A intervenção política dos anarquistas, pouco inclinados à constituição de grandes organizações, embora muito dispersa tem historicamente se centrado a sua luta na defesa de seis ideias:

1. Direitos Fundamentais dos Indivíduos. Os anarquistas, como os liberais foram os primeiros retirar das ideias de John Locke profundas implicações politicas. Em primeiro lugar a ideia da primazia do indivíduo face à sociedade. Em segundo, a ideia de que todo o indivíduo é único e possui um conjunto de direitos naturais que não podem ser posto em causa por nenhum tipo de sociedade que exista ou venha a ser criada.

2. Acção Directa. Recusando por princípio o sistema de representação, os anarquistas afirmam o valor da acção directa do indivíduo na realidade social. Este conceito foi interpretado no final do século XIX/princípios do século XX, por alguns anarquistas, como uma forma de actuação política, cometendo assassinatos de figuras políticas que diziam simbolizarem tudo aquilo que reprovavam ( a célebre propaganda por factos). 

3. Crítica dos Preconceitos Ideológicos e Morais. Uma das suas facetas mais conhecidas pela sua crítica irreverente à sociedade. Com a sua crítica demolidora dos preconceitos sociais pretendem destruir todas as condicionantes mentais que possam impedir o indivíduo de ser livre e de se assumir como tal.

4. Educação Libertária. Os anarquistas viram na educação um processo de emancipação dos indivíduos, acreditando que por esta via podiam lançar as bases de um nova sociedade. 

5. Auto-organização. Embora recusem qualquer forma de poder, a maioria dos anarquistas não recusa a constituição de organizações. Estas devem contudo ser o resultado de uma acção consciente e voluntária dos seus membros, mantendo entre eles uma total igualdade de forma a impedir a formação de relações de poder (dirigentes/dirigidos, representantes/representados, etc).

É por esta razão que tendem desconfiar ou combater, as grandes organizações porque nelas a maioria dos indivíduos tendem a ser afastados dos processos de decisão.

Os anarquistas estão desde o século XIX ligados à criação de sociedades mutualistas, cooperativas, associações de trabalhadores (sindicatos e confederações, etc), ateneus, colónias e experiências auto-gestionárias. Em todas estas formas de organização procuram em pequena ou grande escala ensaiar a sociedade que preconizam.   

6. Sociedade Global. Um dos seus grandes ideais foi sempre a constituição de uma sociedade planetária que permitisse a livre circulação de pessoas ou o fim das guerras entre países. É neste sentido que alguns anarquistas, como P. Kropotkin, viram no desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação um meio que poderia conduzir ao advento da Anarquia.

A defesa destas ideias tem caracterizado o movimento anarquista internacional, ao longo dos seus duzentos anos de existência.

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 26 de Setembro de 2011, 09:33:58 »

Ah, e eu, como ateu, não tenho nada contra os deuses, sejam eles sobrenaturais ou não, só não acredito neles.

Então não acredita em si próprio.

artur

Acredito em mim, não como um deus, mas acredito em mim. Só não acredito nos demais. :duh:

:duh: :arrow: :bola: :arrow: Nos demais humanos, ou nos demais deuses? Já que em termos de paralogismo comparado e religião da Humanidade, você é de facto um deus, já que admitiu que foi divinizado...

artur

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
« Resposta #86 Online: 26 de Setembro de 2011, 09:40:21 »

Lusa, leia o que eu dastaquei em vermelho... Falávamos da Igreja Positivista e não do Positivismo em si.

««simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.»»

««Na Igreja Positivista presta-se culto de adoração à "Trindade Positivista", que é composta por:

Portanto, o que eu quis dizer foi que a Igreja Positivista dava um caráter divino à humanidade (substituindo um deus sobrenatural) e que nesse sentido, para mim, ela não era ateia pois tinha um deus chamado de "Grande Ser".»»

artur
Não, eu não admito nada! Quem diviniza (ou divinizava) a humanidade são (ou eram) os positivistas da tal igreja. Eu apenas os citei.

Mas, de qualquer forma não era disso que estávamos falando...

Bem, você pode achar que tudo é deus, que eu sou deus e que você é deus, mas isso não muda o fato de que tudo é apenas tudo, que eu sou apenas eu e que você é apenas você.

Não adianta dizer que o amarelo é vermelho só porque queremos crer que seja, isso não mudará o amarelo.  :ok:
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 09:44:42 por Dragão Invisível »

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
« Resposta #87 Online: 26 de Setembro de 2011, 09:44:13 »

Ah, e eu, como ateu, não tenho nada contra os deuses, sejam eles sobrenaturais ou não, só não acredito neles.

Então não acredita em si próprio.

artur

:duh: :arrow: :bola: :arrow: Nos demais humanos, ou nos demais deuses? Já que em termos de paralogismo comparado e religião da Humanidade, você é de facto um deus, já que admitiu que foi divinizado...

artur

Novamente... Não admiti nada! Eu apenas citei os tais positivistas da tal igreja. São (ou eram) eles que divinizam (ou divinizavam) a humanidade.

Não acredito nos demais, sejam eles humanos ou deuses, a não ser que demonstrem suas afirmações com muitas evidências.  :hihi:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #88 Online: 26 de Setembro de 2011, 10:07:12 »

Lusa, porque você não se convense que as pessoas não aceitam esta idéia de ser um "deus"?

Ficar invocando "Paralogismo Comparado", "Religião da Humanidade" ou "Qualquer outra filosofia de botequim" não muda o fato de alguém não querer crer que é um "deus".

Você acredita nisto, tudo bem, mas precisa permitir que outras pessoas não acreditem nas suas crenças.

Se alguém alegar: "Eu não sou um ser humano...", aí tudo bem, não precisamos de "Paralogismo Comparado" para constatar que esta pessoa está errada, concorda?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #89 Online: 26 de Setembro de 2011, 12:54:12 »

Se alguém alegar: "Eu não sou um ser humano...", aí tudo bem, não precisamos de "Paralogismo Comparado" para constatar que esta pessoa está errada, concorda?
Exatamente. Precisão cirúrgica! :hihi:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #90 Online: 26 de Setembro de 2011, 12:59:24 »

Não, eu não admito nada! Quem diviniza (ou divinizava) a humanidade são (ou eram) os positivistas da tal igreja. Eu apenas os citei.

Mas, a tal Igreja Positivista é... positivista (derivada do Positivismo lá do século XVIII ou XIX de Comte), não é ateia, ou melhor dizendo, é tão ateia quanto o budismo, ou ainda melhor, simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.

De que é que falávamos, então?

Bem, você pode achar que tudo é deus, que eu sou deus e que você é deus,

Evidentemente, que sim! :arrow: :ok:

mas isso não muda o fato de que tudo é apenas tudo, que eu sou apenas eu e que você é apenas você.

E então - acha que o que acaba de escrever - anula a divindade de tudo, em que eu e você estamos incluídos?

Não adianta dizer que o amarelo é vermelho só porque queremos crer que seja, isso não mudará o amarelo.

Não se ponha com falácias - meu caro dragão invisível - você confirmou que ser divino, é uma característica humana, na concepção dos positivistas, que criaram a igreja da Humanidade...

Mas, a tal Igreja Positivista é... positivista (derivada do Positivismo lá do século XVIII ou XIX de Comte), não é ateia, ou melhor dizendo, é tão ateia quanto o budismo, ou ainda melhor, simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade.

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Setembro de 2011, 13:24:03 »
Mr. Mustard - escreveu:

Lusa, porque você não se convense que as pessoas não aceitam esta idéia de ser um "deus"?

Estou mais que convencido há imenso tempo :!:

Ficar invocando "Paralogismo Comparado", "Religião da Humanidade" ou "Qualquer outra filosofia de botequim" não muda o fato de alguém não querer crer que é um "deus".

Pois não :!: :arrow: :ok:

Entretanto, você pretende que eu acredite - que para si a filosofia - é uma conversa de botequim...

Você acredita nisto, tudo bem, mas precisa permitir que outras pessoas não acreditem nas suas crenças.

Concerteza :!: :arrow: :ok:

Concordo :!: :arrow: Só que existe uma variação religiosa, em que o conceito de ser humano, envolve o conceito de deus... Tal como dizer que o conceito de homem é ser um animal racional.

E porque o homem é um animal racional? Porque é um deus :!:

A minha insistência neste ponto, é porque vós se me afigurais, inconsequentes, em relação ao conceito de ser humano integral.

O homem é humano - porque - para além do facto de ser um animal, também é um ser racional, facto que o caracteriza como divindade.

artur

« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 15:48:52 por lusitano »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #92 Online: 26 de Setembro de 2011, 13:41:30 »

E porque o homem é um animal racional? Porque é um deus :!:

artur
Desde quando deuses são racionais? Porque o homem cria deuses exatamente para não racionalizar!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #93 Online: 26 de Setembro de 2011, 13:52:55 »

A minha insistência neste ponto, é porque vós se me afigurais, inconsequentes, em relação ao conceito de ser humano integral.
Lusitano, o homem não se afigura inconsequente, ele o é o conceito de ser humano integral é como no mito das caixas com o bem e o mal da mitologia grega, a do mal Pandora abriu e antes que a fechasse, quase todos os males escaparam, a do bem ainda permanece no "Olimpo". Portanto como podes aquiescer da mitologia, ser humano integral só com as duas caixas juntas!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #94 Online: 26 de Setembro de 2011, 15:27:11 »
sergiomgbr - escreveu:

E porque o homem é um animal racional? Porque é um deus

artur

Desde quando deuses são racionais?

A partir do momento que são animais racionais! Segundo informam certos homens... :)

Porque o homem cria deuses exatamente para não racionalizar!

Assim como cria ministros e presidentes da república, para o governar.

É muito provável, que determinados homens, tenham criado deuses irracionais, justamente, porque também são irracionais.

artur

« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 15:29:46 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #95 Online: 26 de Setembro de 2011, 15:41:43 »
sergiomgbr - escreveu:

Lusitano, o homem não se afigura inconsequente, ele o é

Completamente de acordo :!: :arrow: :ok:

o conceito de ser humano integral é como no mito das caixas com o bem e o mal da mitologia grega, a do mal Pandora abriu e antes que a fechasse, quase todos os males escaparam, a do bem ainda permanece no "Olimpo". Portanto como podes aquiescer da mitologia, ser humano integral só com as duas caixas juntas!

Idealmente falando, isso é um facto :!: :arrow: :ok:

Por essa razão, o Homem procura harmonizar as suas duas metades cerebrais, na tentativa de alcançar a perfeita ambidextria, como acontece com raras pessoas como Leonardo de Vinci, por exemplo...

artur
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 15:46:47 por lusitano »

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
« Resposta #96 Online: 26 de Setembro de 2011, 16:29:49 »

Falávamos da Igreja Positivista e da divinização do humanidade em seus cultos por causa do seu post gigante.

Bem, você pode achar que tudo é deus, que eu sou deus e que você é deus,

Evidentemente, que sim! :arrow: :ok:

mas isso não muda o fato de que tudo é apenas tudo, que eu sou apenas eu e que você é apenas você.

E então - acha que o que acaba de escrever - anula a divindade de tudo, em que eu e você estamos incluídos?
Eu entendo o tudo como sendo o universo. E, para mim, o universo não tem nada de divino, mas você pode dar o atributo que você quiser que não mudará o fato de que o universo é apenas o que é.

Não adianta dizer que o amarelo é vermelho só porque queremos crer que seja, isso não mudará o amarelo.

Não se ponha com falácias - meu caro dragão invisível - você confirmou que ser divino, é uma característica humana, na concepção dos positivistas, que criaram a igreja da Humanidade...
Qual falácia?

Não insista, por favor. Eu não admiti nada, eu apenas citei os positivistas do seu post gigante. São (eram) eles que afirmam (afirmavam), não eu.

Citar não é admitir e muito menos concordar.

artur
Sim, eu disse que trocaram B por C, mas e daí? Significa que concordei com eles? É óbvio que NÃO, tanto que venho insistentemente dizendo para você que eu não afirmei nada. Então, por favor, pára de por palavras em minha boca.  :ok:
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 17:26:33 por Dragão Invisível »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #97 Online: 27 de Setembro de 2011, 07:57:39 »

Observe bem as suas afirmações ou citações: Você recusa à igreja humanista o estatuto de ateia.

Portanto, no contexto presente - quem começa por divinizar a Humanidade - é justamente você, ao interpretar como "teísmo", a religião da Humanidade, que trocou uma divindade "sobrenatural", pela Humanidade. Tanto é assim, que não a considera "ateia"...  8-) 

Falávamos da Igreja Positivista e da divinização do humanidade em seus cultos por causa do seu post gigante.

Como já cima foi verificado, independemtemente dos meus gigantescos postes, foi realmente você, que decidiu estabelecer como divina a Humanidade, interpretando como "teísmo " o culto à Humanidade por parte de determinados positivistas da sociedade humana.

Eu entendo o tudo como sendo o universo. E, para mim, o universo não tem nada de divino, mas você pode dar o atributo que você quiser que não mudará o fato de que o universo é apenas o que é.

Que o Universo é apenas Universo, não é nada demais para mim; todavia, isso não invalida que o Universo, também seja o Cosmos e o Cosmos a Natureza: e que a Natureza, também seja o que determinados filósofos naturais e eu, compreendemos como deus...

Entretanto pergunto-lhe: porque é que na sua opinião, o universo não é divino, só porque é simplesmente Universo?

Qual falácia?

Responder alhos, com bugalhos!

Não insista, por favor. Eu não admiti nada, eu apenas citei os positivistas do seu post gigante. São (eram) eles que afirmam (afirmavam), não eu.

Citar não é admitir e muito menos concordar.

Sim, efectivamente você fez uma citação: Mas não a dos positivistas... Você de facto, apenas se citou a si próprio. E tal como já lhe mostrei, você entendeu como divinização, a troca duma divindade sobrenatural, pela Humanidade natural.

Por essa razão, você tornou-se falacioso :!: atribuindo aos positivistas, que fundaram a igreja e a religião da Humanidade, um "teísmo" da sua autoria.

«« Mas, a tal Igreja Positivista é... positivista (derivada do Positivismo lá do século XVIII ou XIX de Comte), não é ateia, ou melhor dizendo, é tão ateia quanto o budismo, ou ainda melhor, simplesmente trocaram um deus sobrenatural pela humanidade. »»

artur

Sim, eu disse que trocaram B por C, mas e daí? Significa que concordei com eles? É óbvio que NÃO, tanto que venho insistentemente dizendo para você que eu não afirmei nada. Então, por favor, pára de por palavras em minha boca. :ok:

Você pode realmente não concordar - e muito menos aceitar que eles sejam deuses - mas quem concluiu, que eles se divinizaram, foi mesmo você, ao interpretá-los, como "teístas".

Entretanto aproveito para lhe perguntar... Pelo facto de você não concordar, que eles sejam deuses, porque é que na sua opinião - não o são - dado que você, não é contra deus, nem proibe a sua existência?

artur

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
« Resposta #98 Online: 27 de Setembro de 2011, 11:48:53 »
Não, Lusa, eu me basiei (citei ou interpretei) apenas no que dizia o post gigante sobre a tal Igreja Positivista. E eles cultuam ou cultuavam a "Humanidade" (assim mesmo, com H maiúsculo) que chamam ou chamavam de "Grande Ser". Eu entendo cultuar como divinizar (em negrito).

Direto do meu Dicionário Aurélio:
Cultuar
[De culto1 + -uar.]
V. t. d.
1.    Prestar, render culto a   
2.    Tornar objeto de culto

Culto
[Do s. lat. cultu < v. lat. colere, 'cultivar', 'cuidar', 'tratar'; 'honrar', 'venerar'.]
S. m.
1.    Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião
2.    Modo ou sistema de exteriorizar o culto (1); ritual [cf. liturgia ]   
3.    Cerimônia de culto (2) protestante.
4.    V. religião (3).
5.    Fig. Adoração, veneração, reverência, preito

Não acho que o universo seja divino porque não há evidências de tais características nele. Simples assim. E para deixar claro o que eu estou falando sobre divinizar (em negrito) apelarei novamente ao meu Dicionário Aurélio:

Divino
[Do lat. divinu.]
Adj.
1.    Respeitante ou pertencente a Deus; deífico.
2.    Proveniente de Deus; concedido por Deus   
3.    Sobrenatural, sublime.
4.    Perfeito, encantador, divinal
5.    Bonito, lindo, maravilhoso

Então, o que eu disse foi que a Igreja Positivista era tão ateia quanto o budismo (não sei, mas acho que há alguma vertente do budismo que é ateia), pois divinizar a humanidade não a torna realmente divina. Assim como divinizar o universo não o torna divino, ou seja, dar um caráter divino à humanidade não fará dela realmente um deus tornando a Igreja Positivista, em última instância, ateia.

Os positivistas, ao cultuar (prestar homenagem à uma divindade) a "Humanidade" estavam lhe dando um caráter divino (sobrenatural) sem razão ou motivo ou ainda explicação (apenas me baseando no post gigante). Daí, eu achar que eles eram tão ateus quanto uma vertente do budismo (ou o próprio budismo, sei lá) que cultua os ancestrais (ou algo assim, não tenho grande conhecimento sobre o budismo).

Não sei se me fiz entender, mas não pode me acusar de não tentar, hehehe...  :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #99 Online: 27 de Setembro de 2011, 14:04:57 »

Não, Lusa, eu me basiei (citei ou interpretei) apenas no que dizia o post gigante sobre a tal Igreja Positivista. E eles cultuam ou cultuavam a "Humanidade" (assim mesmo, com H maiúsculo) que chamam ou chamavam de "Grande Ser". Eu entendo cultuar como divinizar (em negrito).

Direto do meu Dicionário Aurélio:

Cultuar
[De culto1 + -uar.]
V. t. d.
1.    Prestar, render culto a   
2.    Tornar objeto de culto

Culto

[Do s. lat. cultu < v. lat. colere, 'cultivar', 'cuidar', 'tratar'; 'honrar', 'venerar'.]
S. m.

1.    Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião
2.    Modo ou sistema de exteriorizar o culto (1); ritual [cf. liturgia ]   
3.    Cerimônia de culto (2) protestante.
4.    V. religião (3).
5.    Fig. Adoração, veneração, reverência, preito

:ok: :arrow: não há dúvida, que prestar culto é amar, adorar e algo mais...  Por essa razão é que os científicos ateus, da religião da Humanidade, criaram uma igreja e praticam uma religião.

Mas intencionalmente, não deificaram o que cultuam. Você é que inadvertidamente, mercê das analogias encontradas, entre os que se afirmam teístas e eles, declarou-os divinistas.

Você, como brasileiro, não reverencia, sacraliza, ou venera a sua pátria? Mesmo que não a considere divina?

Não acho que o universo seja divino porque não há evidências de tais características nele. Simples assim. E para deixar claro o que eu estou falando sobre divinizar (em negrito) apelarei novamente ao meu Dicionário Aurélio:

Não? Olhe que efectivamente o universo tem características divinas, segundo as definições apresentadas por si, do diccionário Aurélio...

Divino
[Do lat. divinu.]
Adj.

1.    Respeitante ou pertencente a Deus; 
2.    Proveniente de Deus; concedido por Deus   
3.    Sobrenatural,

..................................................

deífico; sublime

...................................................

4.    Perfeito, encantador, divinal
5.    Bonito, lindo, maravilhoso

Então, o que eu disse foi que a Igreja Positivista era tão ateia quanto o budismo (não sei, mas acho que há alguma vertente do budismo que é ateia), pois divinizar a humanidade não a torna realmente divina.

Assim como divinizar o universo não o torna divino, ou seja, dar um caráter divino à humanidade não fará dela realmente um deus tornando a Igreja Positivista, em última instância, ateia.

Mas isso depende da concepção de divino, em que você se baseia, para negar ao Universo e à Humanidade tal qualidade.

É como negar que o homem seja racional... Afirmando-o apenas animal.

Concerteza, que determinadas concepções de divino, concordam inteiramente com a sua! :ok: Mas tem outras que divergem completamente do que você entende como divino. O conceito de divino, não está necessariamente vinculado à sobrenaturalidade.

Os positivistas, ao cultuar (prestar homenagem à uma divindade) a "Humanidade" estavam lhe dando um caráter divino (sobrenatural) sem razão ou motivo ou ainda explicação (apenas me baseando no post gigante).

Daí, eu achar que eles eram tão ateus quanto uma vertente do budismo (ou o próprio budismo, sei lá) que cultua os ancestrais (ou algo assim, não tenho grande conhecimento sobre o budismo).

É daí que decorre o seu equívoco: reconheço que o induzi em erro, :vergonha: ao levá-lo a encontrar um carácter sobrenatural, no culto dos positivistas prestado à Humanidade, ao postar o tal artigo gigantesco. .

:ok: :arrow: Mas fique sabendo, que se pode cultuar algo, sem de facto se estar a deificar alguém intencionalmente.

Não sei se me fiz entender, mas não pode me acusar de não tentar, hehehe...

Claro que se fez entender: eu é que não concordo com a sua noção de deus. :)

artur 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!