Enquete

Você já pensou em cometer suicídio?

Sim
16 (55.2%)
Não
13 (44.8%)

Votos Totais: 28

Autor Tópico: "Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"  (Lida 12821 vezes)

Offline Negão

• Nível 07
  • *
O que acham sobre essas declarações? Parece que existe algum fundamento estatístico :(

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
Re:"Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2011, 03:36:48 »
Correlação não implica causalidade.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2011, 03:39:54 »
Um dia um ateu se matou e foi para o céu. Chegando lá se deparou com Deus e morrendo de medo de ser mandado para o inferno perguntou a Deus.
_ O senhor vai me mandar para o inferno ?
_ Não. Respondeu Deus.
_ Mas eu era ateu e me matei. Sempre fui ensinado que os suicidas não podem entrar no reino dos céus.
_ O importante é que você foi uma pessoa boa enquanto na vivo. Além do mais todos nós pensamos em nos matar ao menos uma vez na vida, inclusive eu.
_ O senhor !!! E por que nunca se matou ?
_ Porque as vezes fico pensando, e se isso aqui é tudo que existe ?
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Negão

• Nível 07
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:23:44 »
O que acham sobre essas declarações? Parece que existe algum fundamento estatístico :(

Correlação não implica causalidade.

Correto.

O máximo que existe é o fato do ateísmo resultar na modificação de visão de mundo de uma pessoa, onde deixa de existir a "zona de conforto da autoilusão".
Foto USGS

Offline douglas9363

• Nível 04
  • *
  • Email: douglas9363@gmail.com
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2011, 07:30:15 »
cristãos temem a morte e por causa disso criam a religião, que por sua vez nada mais é que o reflexo do desespero.
.
ateus entendem a naturalidade da morte e o ato suicida não é algo tão difícil

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2011, 09:01:08 »
Na verdade a correlação está errada. Se não me engano se baseia em países nórdicos e isso está associado a dois fatores: o estado de bem estar social e depressão causada por longos períodos escuros e diminuição de serotonina.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 09:24:25 »
Acho que é muito prematuro no momento criar tal relação entre crescimento do ateísmo e aumento no numero de suicidios,porque existem vários fatores que podem interferir nisso e que estão sendo ignorados . Isso sem contar que tal relação parece não fazer sentido algum,porque ateus,por definição,não possuem esperança em vida postmortem,o que pode desestimular o suicidio .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2011, 11:26:33 »
Dados de 1999

Taxas de suicídio segundo OMS, dados de 2008, taxa de ateísmo, segundo Zuckerman dados de 2005:
País/Suicídios ♂/Suicídios ♀/ Ateus%/Religião predominante
Lituânia/61,3/10,4/13/Cristianismo
Rússia/53,9/9,5/24-48/Cristianismo
Sri Lanka/44,6/16,8/?/Budismo
Cazaquistão/43,0/9,4/11-12/Islã
Hungria/40,0/10,6/32-46/Cristianismo
Letônia/40,0/8,2/20-29/Cristianismo
Coreia do Sul/39,9/22,1/30-52/Ateísmo
Guiana/39,0/13,4/?/Cristianismo
Ucrânia/37,8/7,0/20/Cristianismo
Japão/36,2/13,2/64-65/Ateísmo
Finlândia/29,0/10,0/28-60/Cristianismo
Polônia/26,4/4,1/?/Cristianismo
Uruguai/26,0/6,3/12/Cristianismo
França/24,5/8,5/43-54/Ateísmo
Suécia/18,7/6,8/46-85/Ateísmo
Chile/18,2/4,2/?/Cristianismo
Estados Unidos/17,7/4,5/3-9/Cristianismo
Noruega/17,3/6,5/31-72/Ateísmo
Portugal/15,6/4,0/4-9/Cristianismo
Países Baixos/13,1/5,5/39-44/Cristianismo
Argentina/12,6/3,0/4-8/Cristianismo
Espanha/11,9/3,4/15-24/Cristianismo
Reino Unido/10,9/3,0/20*/Cristianismo
Itália/10,0/2,8/6-15/Cristianismo
Brasil/7,7/2,0/?/Cristianismo
México/7,0/1,5/?/Cristianismo
Israel/7,0/1,5/25,6/Judaísmo
Peru/1,9/1,0/?/Cristianismo
Bahamas/1,6/0,8/?/Cristianismo
Azerbaijão/1,0/0,3/?/Islã
Irã/0,3/0,1/?/Islã
Jordânia/0,2/0,0/?/Islã
Egito/0,1/0,0/?/Islã

*Dados do Eurobarômetro, 2005

Religious Affiliation, Atheism and Suicide[/ur]
Concerning suicide rates, this is the one indicator of societal health in which religious nations fare much better than secular nations. According to the 2003 World Health Organization's report on international male suicides rates (which compared 100 countries), of the top ten nations with the highest male suicide rates, all but one (Sri Lanka) are strongly irreligious nations with high levels of atheism. It is interesting to note, however, that of the top remaining nine nations leading the world in male suicide rates, all are former Soviet/Communist nations, such as Belarus, Ukraine, and Latvia. Of the bottom ten nations with the lowest male suicide rates, all are highly religious nations with statistically insignificant levels of organic atheism. [/url]

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2011, 11:31:19 »
Na verdade a correlação está errada. Se não me engano se baseia em países nórdicos e isso está associado a dois fatores: o estado de bem estar social e depressão causada por longos períodos escuros e diminuição de serotonina.

Acho que não tem nada a ver com o estado de bem estar social ,nos países nordicos já havia mais suicidios que nos outros lugares ,no século XIX quando eles não tinham Estado de bem estar social (e  aliais eles também tinham grande crença em Deus e religiosidade) ,isso foi estudado por Durkheim. E depois os países do Benelux ,Holanda ,Belgica e Luxemburgo também têm um Estado de bem estar social maior que a média ,e não têm tantos suicidios.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2011, 11:34:59 »

Tem que se ver ,que estudos desses têm muitos problemas ,na verdade dados de suicidios são na verdade mais dados de admisão de que determinados casos foram suicidios ,isso pode ser facilmente maquiado ,inclusive pela família.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, 11:38:34 por LaraAS »

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:13:32 »
cristãos temem a morte e por causa disso criam a religião
Essa idéia é bem interessante, gostei de ouvir.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:21:39 »
Reparem que pelas estatísticas há países cristãos tanto entre os com taxas de suicídio mais altas quanto entre os com taxas baixas. O que chama a atenção são os países islâmicos, com taxas baixíssimas de suicídio (exceto o Cazaquistão).

Uma coisa que eu notei foi a relação entre suicídio e latitudes altas, e isso é particularmente perceptível nos casos de Uruguai e Chile, que têm taxas muito maiores que Brasil, Peru e México. A Argentina tem uma taxa quase duas vezes maior que a do Brasil, mas é bem menor que a dos outros dois.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:23:38 »
:hihi: Bem sacada!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:27:43 »
Outra coisa, peguemos os dez primeiros países da minha listinha (não são necessariamente as dez maiores taxas de suicídio do mundo):

Lituânia -  ex-república soviética
Rússia -  ex-república soviética
Sri Lanka
Cazaquistão -  ex-república soviética
Hungria -  ex-país comunista
Letônia -  ex-república soviética
Coreia do Sul
Guiana
Ucrânia -  ex-república soviética
Japão

Offline douglas9363

• Nível 04
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:55:26 »
O Fato de cristãos não cometerem suicídios não prova que a vida deles é boa. Isso apenas prova que eles temem o lago de fogo
.
suicídio é pecado pra eles,  qual seria a vantagem de se matar e ir para um lugar pior?
.
todos pensam em suicídio, a diferença é que os cristãos preferem sofrer até a morte e ter acesso ao paraíso do que se matar e ir direto pro lago de enxofre da justiça divina  :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:15:55 »
Quem disse que cristãos não cometem suicídio?

Offline douglas9363

• Nível 04
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:24:16 »
Quem disse que cristãos não cometem suicídio?
.
cometem em uma porcentagem menor
.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:39:50 »
Até mesmo essa afirmação é controversa. Repare que nos EUA, que são "uma nação sob Deus" as taxas de suicídio são quase idênticas às da Noruega, que é um dos países mais ateus do mundo. E como eu mostrei, dos dez países que listei onde há mais suicídios, nove têm taxas altas de ateísmo, mas desses nove seis são ex-países comunistas e três são países asiáticos - será que não poderiam haver outras explicações para esse fenômeno além do ateísmo, como tendências culturais e socio-econômicas?

Acho que para tirar uma conclusão sobre o papel do ateísmo nisso, teríamos que pegar dois países com histórias e culturas muito parecidas e somente a religião fosse diferente. Por exemplo, repare que a Espanha tem três ou quatro vezes mais ateus que Portugal e mesmo assim tem taxas de suicídio menores, assim como o Reino Unido também é consideravelmente mais cético que os EUA e tem taxas bem menores também, a Letônia tem quase o dobro do número de ateus da Lituânia e apesar de também ter uma taxa bem alta, tem 50% menos suicídios que os quase vizinhos. Não há uma relação tão linear assim entre uma coisa e outra que você possa dizer que ateus se suicidam mais, até porque o ideal não seria comparar dados de países diferentes, mas pegar uma estatística tirada de dentro de um mesmo país comparando as religiões de suicidas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2011, 12:40:06 »
E mesmo nos países onde existem mais ateus, quem disse que os suicidas são somente os ateus?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:15:54 »
;D Bem sacada!

Na realidade existem algumas idéias que fazemos são rejeitadas pelos próprios escandinavos. A depressão, por exemplo, que é tratada por eles como sendo um estereótipo negativo.

Cito por exemplo o seguinte trecho retirado do post Swedish Stererotypes.

"Then there is the depression. It is just so very cold and dark during the winter that people can’t help becoming depressed."

Além do mais, já estive na Escandinávia no inverno mais de uma vez (por conta do meu trabalho). É difícil, mas nada que seja excessivamente deprimente como achava antes de ir.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:21:51 »
O Jose H. poderia dar sua opinião sobre o inverno da escandinavia.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:37:13 »
Como todo mundo aqui já sabe, já morei na Finlândia então acho que posso dizer que um dos fatores mais influentes quanto ao suicídio nos países nórdicos é: o inverno.

O inverno (exceto para os vivenciam pela primeira vez) é extremamente chato, quase não se vê o Sol e até ir no mercado da esquina comprar um suco é difícil devido a quantidade de roupa que se veste e a dificuldade de se caminhar chão congelado (na Finlândia eles costumam jogar cascalho para não escorregar, mas não adianta muito, caí 4 vezes).

Sem contar que a metade final do outono e a metade inicial da primavera também são frias, com direito a chuvas de gelo e chãos congelados também. Agora imaginem isso se repetindo todos os anos e junte isso com os problemas comuns da vida (divórcio, desemprego, morte de pessoas próximas, etc). Não sei se todos vão concordar comigo, mas acredito que o inverno contribui muito para a depressão e o suicídio nesses países, tanto que aumentam no inverno.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:38:10 »

Salazar e seus poderes divinatórios, postou exatamente quando eu estava escrevendo sobre.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:54:21 »

Salazar e seus poderes divinatórios, postou exatamente quando eu estava escrevendo sobre.
Ontem meus poderes foram ampliados além da imaginação. Ainda sobraram alguns resquícios do poder concedido a mim pelo portal.  ;P ;P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!