Enquete

Você já pensou em cometer suicídio?

Sim
16 (55.2%)
Não
13 (44.8%)

Votos Totais: 28

Autor Tópico: "Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"  (Lida 12823 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:"Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"
« Resposta #50 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:51:09 »
Nesse caso não seria mais "inofensivo" se noticiar suicídios do que esse tipo de crime?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #51 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:03:31 »
Sei lá. Jornalismo é um troço eticamente muito complexo e muito difícil de propôr qualquer moderação da parte deles, já que o fantasma da ditadura parece viver muito ativamente na mente desses velhos jornalistas de 22 anos.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:56:30 »
Só uma pergunta, porque o suícidio seria algo intrinsecamente ruim? Qual a razão da maioria aqui pensar que só pessoas loucas cometeriam tal ato? Acho que se deve analisar caso por caso, classificar todos os suicidas como doentes é bastante redutor. Por acaso é algo errado alguém simplesmente não querer mais viver? Viver é algo tão bom que qualquer um que abdique dessa ''dádiva divina'' é necessariamente um louco desviante?
Seria bom lembrar que muitas culturas não vem o suícidio por esse prisma negativo existente no ocidente cristão, por isso digo que deve-se analisar caso por caso, a vida humana é algo complexo em demasia para ser reduzido a um maniqueísmo tão bobo.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #53 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:03:56 »
Como estamos considerando a nossa sociedade e a nossa cultura que sempre considerou o auto-extermínio como algo ruim, não há que se falar do que outras sociedades pensam.

Na prática, eu já atendi algumas ocorrências de suicídio e tentativas e nenhuma das pessoas era mentalmente sã. Todas tomavam medicamentos antidepressivos ou enfrentavam situações extremas de depressão, ou seja, não estavam em seu estado normal de capacidade mental.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:11:42 »
Só uma pergunta, porque o suícidio seria algo intrinsecamente ruim? Qual a razão da maioria aqui pensar que só pessoas loucas cometeriam tal ato? Acho que se deve analisar caso por caso, classificar todos os suicidas como doentes é bastante redutor. Por acaso é algo errado alguém simplesmente não querer mais viver? Viver é algo tão bom que qualquer um que abdique dessa ''dádiva divina'' é necessariamente um louco desviante?
Seria bom lembrar que muitas culturas não vem o suícidio por esse prisma negativo existente no ocidente cristão, por isso digo que deve-se analisar caso por caso, a vida humana é algo complexo em demasia para ser reduzido a um maniqueísmo tão bobo.

O suicídio não é intrinsicamente ruim, pois é uma decisão de foro íntimo.

Mas o possível suicida deveria considerar e reconsiderar a sua opção se ele tiver uma família para prover ou algum outro compromisso concreto.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:30:40 »
O suicídio normalmente é devido a uma depressão profunda, então como pode ser uma coisa boa ou mesmo de foro íntimo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:34:36 »
O suicídio normalmente é devido a uma depressão profunda, então como pode ser uma coisa boa ou mesmo de foro íntimo?

A decisão não é do suicida? Ou alguém decide por ele?

E, pelo que eu sei, nem todos os casos de suicídio vem de depressão ou de algum tipo de transtorno.
Foto USGS

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:38:32 »
Tipo uma eutanásia em si mesmo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:40:16 »
Tipo uma eutanásia em si mesmo?

Não consigo, no momento, deixar de achar que é uma boa analogia.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:55:06 »

E, pelo que eu sei, nem todos os casos de suicídio vem de depressão ou de algum tipo de transtorno.
A decisão é dele mas não se encontra em posição de decidir quando está deprimido. Poderia dar um exemplo fora a eutanásia de doentes terminais, fanáticos religiosos e culturais (pela honra) em que não seria causado por um transtorno?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 16 de Novembro de 2011, 00:57:27 »

A decisão é dele mas não se encontra em posição de decidir quando está deprimido. Poderia dar um exemplo fora a eutanásia de doentes terminais, fanáticos religiosos e culturais (pela honra) em que não seria causado por um transtorno?

Para lhe responder, eu teria que conhecer todos os casos de suicídio ou então fazer uma busca intensa pela Internet.  :)
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Novembro de 2011, 01:01:02 »
É uma pergunta retórica. :) O que quero dizer é: a grande, imensa maioria dos suicídios são motivados por transtornos mentais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 16 de Novembro de 2011, 01:01:46 »
Essa questão da decisão é bem mais complexa do que parece, entra em toda a polêmica sobre até que ponto temos um livre-arbítrio. A todo momento nossas decisões são influenciadas por estados sobre os quais não temos poder algum, nossas decisões estão longe de serem todas racionais e atenderem aos nossos melhores interesses, então não é trivial decidir quando e se é legítimo intervir numa decisão tomada por outra pessoa, principalmente uma decisão irreversível como essas.

Por exemplo, Geo, um exemplo menos radical: se não me engano você tem filhos adolescentes, não? Imagine que um deles decida tatuar uma caveira no próprio rosto. Você provavelmente os proibiria de fazer isso e convencida de que estaria agindo no sentido de protegê-los de uma decisão que quando eles estivessem em seu melhor juízo (sem influência do caldeirão de hormônios da adolescência)  lhes causaria arrependimento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 16 de Novembro de 2011, 01:10:22 »
[...]
Por exemplo, Geo, um exemplo menos radical: se não me engano você tem filhos adolescentes, não?

Tenho um só. E com idade de 6 anos e meio. :)

Imagine que um deles decida tatuar uma caveira no próprio rosto. Você provavelmente os proibiria de fazer isso e convencida de que estaria agindo no sentido de protegê-los de uma decisão que quando eles estivessem em seu melhor juízo (sem influência do caldeirão de hormônios da adolescência)  lhes causaria arrependimento.

Tudo bem. Eu concordo em tese.

Mas há de se considerar que em seu exemplo hipotético, eles não tem autonomia jurídica para decidirem, visto que são menores de idade, o que não é o caso dos suicidas acima de 18 anos.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #64 Online: 16 de Novembro de 2011, 01:47:52 »

Não, claro que não. Nem todos os suicídas são doentes, e não acho que alguém aqui afirmou isso. A questão é que suicídas que são influenciados por notícias são pessoas que não estão com completo controle sobre suas faculdades mentais, são pessoas doentes e sem capacidade para tomar esse tipo de decisão (tirar a própria vida). Álias, cometer suicídio é uma consequência da doença, algo que essa pessoa não faria se estivesse saudável.

Sobre pessoas sem problemas mentais e com completa consciência sobre suas ações, eu só tenho uma opinião pessoal sobre o fato delas cometerem suicídio, mas nada digno de nota.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 16 de Novembro de 2011, 01:49:44 »
WTF, 5 pessoas já pensaram em cometer suicídio? O que é isso? O Clube dos Depressivos? :?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:34:19 »
Tudo bem. Eu concordo em tese.

Mas há de se considerar que em seu exemplo hipotético, eles não tem autonomia jurídica para decidirem, visto que são menores de idade, o que não é o caso dos suicidas acima de 18 anos.

Juridicamente, ok, mas o que estou falando é de estados anormais da psique. É difícil definir o que é um estado normal e o que não é, se é que essa história de normal e anormal faz algum sentido... mas acho que concordamos que se alguém decide se matar enquanto está sob influência de alguma droga, por exemplo, essa não é uma decisão que deveríamos permitir que essa pessoa tomasse, mas há outros casos em que a decisão é mais complicada. Se a pessoa está infeliz, até onde vai o meu dever de interferir e onde começa o direito dela de decidir?

WTF, 5 pessoas já pensaram em cometer suicídio? O que é isso? O Clube dos Depressivos? :?

Eu penso em suicídio, mas não tem nada a ver com depressão. Apenas tenho a ideia de que se eu ficar muito doente, por exemplo, tiver um câncer que só piora com o tempo e cujo tratamento é extremamente doloroso e desgastante, eu prefio me matar a morrer após longos meses tentando impedir o inevitável e o pior, preso a uma cama de hospital, longe das pessoas importantes para mim e das coisas de que gosto. Não quero viver por teimosia, quero viver somente enquanto a vida vale a pena ser vivida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:10:33 »
Bom, daí é uma situação completamente diferente do que o autor da enquete tinha em mente quando perguntou se já pensamos em cometer suicídio. Eu acho.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #68 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:27:13 »
Não da para comparar a noticia de um suicidio com noticias sobre terrorismo e criminalidade em geral, essa ultimas passam informações necessárias ao publico em geral, sobre segurança publica, ações policiais, conflitos políticos e religiosos, modos de se prevenir contra crimes. Notas de suicídios carregam apenas uma curiosidade mórbida.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #69 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:53:07 »
<a href="http://www.youtube.com/v/6CK1KdAha78" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/6CK1KdAha78</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/V1eXOXYI3bc" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/V1eXOXYI3bc</a>

Interessante como outras culturas lidam com o suicídio.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Novembro de 2011, 14:57:42 »
Não da para comparar a noticia de um suicidio com noticias sobre terrorismo e criminalidade em geral, essa ultimas passam informações necessárias ao publico em geral, sobre segurança publica, ações policiais, conflitos políticos e religiosos, modos de se prevenir contra crimes. Notas de suicídios carregam apenas uma curiosidade mórbida.

Mas esse tipo de assassinato em massa não é um tipo comum de criminalidade, o cara que pira e faz tiroteio em escola é bem diferente do cara que mata o outro por dívidas de drogas ou que comete latrocínio, pois os primeiros são casos psiquiátricos completamente imprevisíveis e que vão existir mesmo que você combata as causas da criminalidade comum. Olha o caso da Noruega, quase o paraíso na Terra em termos de desenvolvimento humano e mesmo assim este ano houve um maluco que chacinou dezenas de pessoas este ano.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #71 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:02:33 »

Mas esse tipo de assassinato em massa não é um tipo comum de criminalidade, o cara que pira e faz tiroteio em escola é bem diferente do cara que mata o outro por dívidas de drogas ou que comete latrocínio, pois os primeiros são casos psiquiátricos completamente imprevisíveis e que vão existir mesmo que você combata as causas da criminalidade comum. Olha o caso da Noruega, quase o paraíso na Terra em termos de desenvolvimento humano e mesmo assim este ano houve um maluco que chacinou dezenas de pessoas este ano.
Que seja, mas ainda sim é uma noticia de interesse publico, varias pessoas assassinadas e talz........ Qual o interesse em saber que a Maria tomou uma cartela de vicodin?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:04:48 »
Acho que precisa ficar mais claro o objetivo da pesquisa. Se valer o caso do Uilinili, ou do tipo se eu ficar completamente vegetativo eu prefiro morrer, ou se eu ficar completamente paralisado do pescoço para baixo, tiver 5 tipos de câncer em estado terminal, AIDS, gripe e torcer pro corinthians, eu prefiro me matar, eu acho que todo mundo aqui já pensou nisso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #74 Online: 16 de Novembro de 2011, 16:24:39 »
Penso que existe uma questão filosófica interessante nessa questão do suicídio[1]. Aliás, da postura moral diante de um suicida: do ponto de vista do utilitarismo, as pessoas ao redor do suicida em potencial devem levar em conta não só o seu (dele) estado físico e mental atual, mas também a possibilidade de mudança desse estado. Digo, o médico, ao se deparar com um paciente severamente deprimido, deve tratá-lo levando em conta a existência de um possibilidade real de cura - em poucas palavras, ele deve poder ser capaz de dizer: "não se mate, porque o seu sofrimento é passageiro". Tanto o estado de sofrimento psicológico quanto um estado de prazer e satisfação são igualmente reais, no sentido de que não existe um "estado mental certo". É a esperança[2] de haver uma cessação do sofrimento e a obtenção de um estado de prazer e satisfação duradouro que nos levam a ter a obrigação moral de impedir que um deprimido se suicide. Isso pode deixar de ser verdade para um tetraplégico ou um doente terminal...

[1] Como diria Camus. :)
[2] Notem que procurei evitar a palavra "fé", que pode ter outras conotações. Estou me referindo a uma esperança fundada na experiência objetiva e no conhecimento científico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!