Enquete

Você já pensou em cometer suicídio?

Sim
16 (55.2%)
Não
13 (44.8%)

Votos Totais: 28

Autor Tópico: "Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"  (Lida 12822 vezes)

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *
Re:"Porque os países onde floresce o ateísmo, cresce o número de suicídios"
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2011, 16:02:10 »
Sem querer desprezar sua experiência, é completamente distinto mora e ser de lá. O escandinavo já nasce com o frio introjetado em seu DNA, sabendo que passará por períodos sem ter uma nesga de luz solar. É natural para eles.

Trabalhei em empresa da Suécia. Estive lá, conheci muita gente no país (de distintas faixas etárias), e posso garantir que ninguém sofria de depressão por conta do frio, mesmo estando no inverno. Pode ser que a amostra com quem tive oportunidade de conviver fosse "bem resolvida" quanto à questão. Essa é a minha experiência com o "problema".

Agora, dizer que o frio é fator mais influente quanto à taxa de suicídios, não concordo, pelas opiniões que tive.
Como disse, vai ver que eu tive a "sorte" de conhecer os bon-vivants Stockholmers...  :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2011, 16:09:54 »
Bom, existem estudos que ligam falta de luz solar com depressão, o suposto fenômeno é chamado de desordem afetiva sazonal. Mas a opinião do Mr.X faz sentido no que diz respeito à experiência de alguém que nasceu e viveu toda a sua vida nesse ambienete ser diferente da de um estrangeiro vindo de um país tropical.

E de fato, as taxas de suicídios na escandinávia são mais ou menos as mesmas das dos EUA e menores do que as da comparativamente ensolarada França - e não existe estereótipo de que os franceses são depressivos e suicidas.

Offline StarDust

• Nível 00
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:10:51 »
O que eu conheço dessa estatística não diz respeito a ser frio ou não (de onde saiu mesmo essa sugestão no tópico?). Além de que não acredito que um friozinho seja mais forte em deprimir do que a força de vontade de alguém que quer viver. Se assim fosse, os esquimós seriam o povo mais afetado.

Fica evidente que esses países têm o maior número proporcional de suicídios porque são muito abastados, exageradamente. Acho   meio falho sintetizar que são os países onde cresce o ateísmo, porque dizer-se ateu não significa ser realmente, assim como há muitos ditos religiosos que vivem na prática como ateus.

A questão é o quanto a vida perde sentido para quem sempre teve tudo, e acaba chegando à conclusão que não sobrou nada para desejar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:14:42 »
Não é bem o frio, StarDust, é mais a falta de luz solar que segundo alguns estudos poderia aumentar a incidência de depressão: http://en.wikipedia.org/wiki/Seasonal_affective_disorder

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:22:28 »
Não é bem o frio, StarDust, é mais a falta de luz solar que segundo alguns estudos poderia aumentar a incidência de depressão: http://en.wikipedia.org/wiki/Seasonal_affective_disorder

Exatamente.

Sem dispor de quaisquer dados eu posso apresentar uma evidência anedótica. Em Curitiba, o céu fica nublado muitos dias por ano e é impressionante como o humor das pessoas varia positivamente quando o Sol emerge daquele "cinza sombrio".
Foto USGS

Offline StarDust

• Nível 00
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:26:36 »
E o frio não é falta de incidência de luz? Com exceção do ar condicionado que nos tortura no trabalho  :)

Acho que propicia sim momentos mais "in", mas daí a dizer que é a causa das pessoas desistirem da vida...
Se elas olham mais para dentro quando o humor baixa, faz mais sentido dizer que sua depressão vem de não encontrarem nada lá, e não do fato de terem sido expostas a um clima diferente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:38:01 »
E o frio não é falta de incidência de luz? Com exceção do ar condicionado que nos tortura no trabalho  :)

Não necessariamente.

No inverno nas regiões de altas latitudes, em especial as polares, há muitos dias sem nebulosidade (i.e, com o Sol aparecendo) e ainda assim o frio é, frequentemente, intenso.

[...]
Se elas olham mais para dentro quando o humor baixa, faz mais sentido dizer que sua depressão vem de não encontrarem nada lá, e não do fato de terem sido expostas a um clima diferente.

Talvez. Mas experimente passar três semanas em estado de confinamento dentro de uma residência e voce terá uma sensação análoga aos das pessoas que são isoladas por causa das nevascas.

E nem estou considerando o frio ou quaisquer outros tipos de desconfortos.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:42:01 »

Tecnicamente frio é falta de calor :P   Mas falando sério, não é só em altas latitudes que esse fenômeno é encontrado, isso acontece também na bacia do Oceano Índico durante as monções ou em viagens espaciais onde os astronautas ficam longos períodos sem luz natural.

Acho que propicia sim momentos mais "in", mas daí a dizer que é a causa das pessoas desistirem da vida...

Teoricamente esse transtorno aumentaria a incidência de depressão, o que poderia ser um catalisador para o suicídio. Nao existe ainda uma explicação fisiológica consensual sobre o transtorno sazonal, mas alguns pesquisadores acham que ele tem origem orgânica, que a ausência de luz de alguma forma diminuiria a capacidade de produzir serotonina. Se isso for verdade, esse problema não tem base psicológica, mas física. Mas claro que isso pode não ser verdade, é um assunto controverso ainda.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Novembro de 2011, 23:53:11 »
Frio não é a falta de incidência da luz. Pode-se estar frio e iluminado e quente e escuro. E, claro, não é porque está escuro que as pessoas vão se matar, o que estamos falando é de população e da incidência de suicídio nesta população.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Novembro de 2011, 08:14:24 »
\Os paises com esta alta taxa possuem caracteristicas bem determinadas.....
Comparem com ... Somalia por exemplo....como saber a taxa de suicidios ali, se nada pode ser com certeza afirmado, tal a bagunça social?...paises com cultura marcadamente religiosa muitas vezes tem dificuldade em aceitar o suicidio.....isto pode ser visto por aqui....ninguem quer ter um parente suicida....
As altas taxas podem significar na verdade, um alto indice de correção nos dados sociais, e uma cultura que aceite melhor este tipo de morte.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Novembro de 2011, 23:31:24 »
Fora que em alguns países, como o Brasil, o suicídio não é publicizado, para não gerar uma onda de suicidas. No RN, por exemplo, o suicídio é a 13a. Causa de morte por fatores externos em homens de 20 a 59 anos (2009, sim/datasus).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Novembro de 2011, 12:26:37 »
Mas as estatísticas oficiais não dependem da publicação desses episódios na imprensa, correto?
E que bobagem esse medo de gerar uma onda de suicídios só por divulgar a existência deles... por que então a imprensa não evita publicar notícias de crimes para não gerar uma onda de crime?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Novembro de 2011, 12:38:12 »
Mas as estatísticas oficiais não dependem da publicação desses episódios na imprensa, correto?
E que bobagem esse medo de gerar uma onda de suicídios só por divulgar a existência deles... por que então a imprensa não evita publicar notícias de crimes para não gerar uma onda de crime?
Tudo está no mesmo balaio...uma sociedade pouco organizada tem dados menos confiaveis...se a população em geral tem a cultura de evitar falar em suicidios, casos em que se puder acobertar serão acobertados....e isto se reflete até na imprensa...exercida pelo povo...penso que os parentes e amigos de um suicida se sentem um pouco culpados....dai a aversão a aceitar isto.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:19:16 »

Não é bobagem. Se uma pessoa tem depressão gravíssima, ou tendências suicídas, ouvir notícias sobre isso podem incentivá-la a fazer o mesmo. É simples caso de doença, não tem nada a ver a comparação com crimes.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:54:40 »
Lembram-se quando aquele cara se matou na minha faculdade depois de ter matado a namorada dele? Imediatamente nas semanas seguintes, apareceram mais e mais casos do tipo de caras que não aceitavam o fim do relacionamento e faziam a mesma coisa.

Eu imagino que um maluco acabe influenciando outros. Óbvio que existe a hipótese de que antes a imprensa não cobria esse tipo de coisa, mas acho a primeira hipótese mais simples.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #40 Online: 15 de Novembro de 2011, 16:02:34 »
Lembram-se quando aquele cara se matou na minha faculdade depois de ter matado a namorada dele? Imediatamente nas semanas seguintes, apareceram mais e mais casos do tipo de caras que não aceitavam o fim do relacionamento e faziam a mesma coisa.

Eu imagino que um maluco acabe influenciando outros. Óbvio que existe a hipótese de que antes a imprensa não cobria esse tipo de coisa, mas acho a primeira hipótese mais simples.

Mas essa lógica vai contra a imprensa livre...se é para deixar de públicar alguma coisa por medo de consequencias ,seria melhor não dar propaganda para grupos terroristas como la ETA e las FARCs ou como o crime organizado no Brasil ,seria melhor não falar nada sobre eles ,pois falar sobre eles ,mesmo que seja para falar mal ,já é fazer propaganda deles ,e já ajuda a dar mais força para eles.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 15 de Novembro de 2011, 16:15:56 »

Mas essa lógica vai contra a imprensa livre...se é para deixar de públicar alguma coisa por medo de consequencias ,seria melhor não dar propaganda para grupos terroristas como la ETA e las FARCs ou como o crime organizado no Brasil ,seria melhor não falar nada sobre eles ,pois falar sobre eles ,mesmo que seja para falar mal ,já é fazer propaganda deles ,e já ajuda a dar mais força para eles.
Ninguém proíbe a imprensa de publicar estes fatos. Eles só entraram em um acordo entre eles de evitar dar a esse tipo de notícia excesso de notoriedade. Já houve um tópico por aqui e alguns jornalistas foristas na época disseram que essa informação procede.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Novembro de 2011, 16:44:08 »

Ninguém proíbe a imprensa de publicar estes fatos. Eles só entraram em um acordo entre eles de evitar dar a esse tipo de notícia excesso de notoriedade. Já houve um tópico por aqui e alguns jornalistas foristas na época disseram que essa informação procede.

Então eles também deveriam fazer esse acordo para esses outros casos que eu citei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #43 Online: 15 de Novembro de 2011, 17:05:42 »
Como já dito, eles têm o embasamento deles para os casos de suicídio. Provavelmente essa teoria não se aplica para qualquer situação.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Novembro de 2011, 19:50:54 »
Não é complicado de entender: um caso é patologia, o outro não. Não passar notícias sobre assaltos não vai impedir um criminoso de cometer crimes, mas passar notícias sobre suicídios pode ser o "empurrão" que faltava para uma pessoa com sérios problemas psicológicos tomar coragem de tirar a própria vida.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #45 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:02:36 »
Vários colegas de trabalho meus já me contaram que em momentos de crise familiar, econômica ou profissional, colocaram a arma na cabeça e só não apertaram o gatilho porque não tiveram coragem. Nos últimos 2 meses, 5 policiais em MG cometeram suicídio. De tentativas eu sei de 3 sendo uma de um cara da minha cia. Eu já presenciei amigo meu sacando a arma e colocando na cabeça engatilhada e com o dedo no gatilho, fazendo todo mundo entrar em pânico tentando acalmar ele.

Nesses casos, acho que basta uma palavra errada ou um estímulo correto pro cara terminar a besteira.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:08:58 »
Não é complicado de entender: um caso é patologia, o outro não. Não passar notícias sobre assaltos não vai impedir um criminoso de cometer crimes, mas passar notícias sobre suicídios pode ser o "empurrão" que faltava para uma pessoa com sérios problemas psicológicos tomar coragem de tirar a própria vida.

Na Espanha ,já estão começando a falar que os assassinatos machistas ,feitos pelos maridos e namorados contra as esposas e namoradas ,é contagioso ,é já estão falando em praticamente não noticiar isso...
         E do que eu estava falando não era de casos de um assalto isolado ,estava falando de casos de grupos terroristas e do crime organizado ,falar de sua capacidade de fazer muitos crimes de modo organizado ,aumenta seu prestigio ,aumenta a proporção de pessoas que querem entrar nela ,ou que têm medo de sair ,ou que tem medo de denunciar e de que façam represalias contra eles. Tanto é que em tempo de guerra ,há censura ,inclusive sobre as vitórias do inimigo ,e também o governo militar acabou coma guerrilha no Araguaia ,em grande parte ,porque não deixou a midia noticiar nada sobre isso ,sobre essa guerrilha ,a maioria da população nem tinha conhecimento dela.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:20:31 »
Alguns crimes são patologias, caso de assassinos seriais ou dos loucos que invadem escolas ou outros lugares públicos atirando em todos os que vêem - e nesses casos há imitadores também. Não seria o caso de evitar noticiar também? Ou o direito à informação vale o risco?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:25:55 »
Eu lembro que logo depois do caso da escola do RJ, o Jaf comentou que ficou sabendo de vários casos parecidos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #49 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:40:44 »
Eu lembro que logo depois do caso da escola do RJ, o Jaf comentou que ficou sabendo de vários casos parecidos.

Sim, nos dias seguintes, pipocaram casos de ameaças nos colégios. De ligações a caras que efetivamente foram até o colégio e invadiram. Foi bem tenso e o policiamento escolar foi reforçado.

Alguns crimes são patologias, caso de assassinos seriais ou dos loucos que invadem escolas ou outros lugares públicos atirando em todos os que vêem - e nesses casos há imitadores também. Não seria o caso de evitar noticiar também? Ou o direito à informação vale o risco?

Como dito, na minha opinião, é muita coincidência que após esses crimes comecem a aparecer justamente outros iguais em locais completamente distintos do país. Se isso não é gente influenciada, tem gente combinando no facebook pra fazer junto, porque o timing é digno de filme de assalto a banco.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!