Minha dica aos ateus acerca dos crentes, ou outras ordens, é que devem evitar diálogos sobre assuntos religiosos com pessoas de nível cultural inferior, toda vez que este possa ser notado sem muito esforço. Aliás, evitem qualquer forma de debate para não se frustrar.
Não existe nível cultural inferior, se não daquele que não consiga expressar de forma eficiente o que haja para ser dito. E quando algo assim acontece, não é falta de conhecimento nem impossibilidade de compreensão, e sim desonestidade pura e simples. Porém, há quem cultive equívocos, mas busca esclarecimento, e esses nunca nos frustram.
Depende, algumas pessoas definem cultura como sendo somente a produção artística, intelectual e material realizada pela parte elitizada da sociedade. Para estes, falta de cultura, ou cultura inferior, seriam aqueles que conhecem somente, e apreciam somente, a produção artística, intelectual e material realizada pela parcela marginalizada
1 da sociedade.
Outros podem definir alguém como portador de um nível cultural inferior, aquele que conhece/compreende pouca ou nenhuma manifestação cultural além da sua própria, este seria uma pessoa pobre de cultura por não conhecer e/ou compreender outras formas de cultura que se não a sua própria. Enquanto uma pessoa de nível cultural elevado, seria aquele que conhece e compreende uma grande variedade de manifestações culturais, um exemplo claro disso seria um antropólogo, estudioso das variações culturais entre os povos e os sub-grupos de cada povo. Este seria por exemplo, uma pessoa rica de cultura. Uma pessoa instruída (de arte e/ou literatura e/ou ciências, filosofia e etc.), erudita, civilizada ente outras qualidades semelhantes, também poderia ser um exemplo de pessoa rica de cultura. Enquanto uma pessoa oposta a isso, o contrário, ou seja, pobre de cultura.
Mas a definição de "cultura" no escopo acadêmico, na Antropologia especificamente, não faz distinção hierárquica de cultura, como uma cultura superior e outra inferior. Para a antropologia, cultura é simplesmente toda e qualquer produção artística, material, tecnológica, intelectual entre outras, de um povo, grupo social e etc. A Antropologia estuda a diferença e a semelhança destas formas diversas de cultura, buscando compreender seus símbolos, significados e etc. para conseguir ai, compreender o povo ou o grupo social por trás dela.
Abraços!
1 Marginalizado no sentido daquilo que se encontra ou vive às margens da elite social, que por tanto não reflete os valores predominantes da sociedade elitizada.