Os romanos, árabes e turcos não foram expostos a uma avalanche cultural dos nórdicos e eslavos (que els consideravam inferiores, atrasados e até mesmo estúpidos). Como ficamos, Agnóstico?
Com o fato de que eles já são fenotipicamente parecidos para começar, ao mesmo tempo em que a base da afirmação não é nada quantitativa, apenas a observação de uma ou outra figura histórica relatando beleza de algum povo (que inclusive talvez admirassem apesar de considerarem bárbaros), e isso dos haréns.
O atributo fenotipico que realmente interessa na discussão em voga NÃO é compartilhado por nórdicos e outras etnias, a saber, olhos azuis e cabelos claros. Outro fator a se destacar é que para se conhecer as preferencias fenotipicas de povos antigos informações quantitativas são praticamente impossíveis de serem utilizadas pela própria natureza do conhecimento histórico. Somente podemos saber sobre as preferencias de indivíduos letrados e membros das classes superiores de determinadas sociedades. Considero que o fato de praticamente todos os povos que entraram em contato com pessoas de fenótipo nórdico/gêrmanico ao longo da história terem relatado que eles eram mais belos um bom argumento no sentido de mostrar que há algo mais que apenas cultura a determinar certos padrões de beleza*. Mas note que de forma nenhuma eu estou a generalizar minha posição, o que afirmo é que existe uma
tendência a maioria dos indivíduos consideraram traços como olhos e cabelos claros como sendo mais atrativos.
*No momento estou impossibilitado de postar as fontes de minhas alegações sobre determinados períodos históricos, mas o farei assim que puder. Se não me engano o livro que li que afirmava haver uma obsessão por traços nórdicos na sociedade romana (que como sabemos era predominantemente mediterrânea) era do historiador Paul Veyne.
Esqueci de dizer um detalhe importante: os traços "nórdicos", os quais a grande maioria da população mundial considera serem os mais belos, referem-se mais ao rosto. Com relação ao corpo, há variações maiores nas preferências e, na verdade, não há taaaanta diferença assim entre as etnias com relação ao padrão corporal.
A "etnia nórdica" é a preferida por bem mais de 50% da população mundial? Questionável...Estatísticas da rede social BeautifulPeople.com
Ok, as estimativas são grosseiras mas... Povos majoritariamente não-nórdicos são a maioria entre os vinte primeiros colocados...
Nórdico não significa apenas ser sueco/norueguês ou dinamarquês, nórdicos são um sub-grupo étnico dos caucásoides e atualmente estão presentes em todos os países europeus e quase todos das Américas. Obviamente o fenótipo nórdico predomina ou é bem comum no norte da Europa e países associados, como os EUA e Austrália.
Edit: Ortografia.