Eu não disse que você aconselhou a transferir compulsões, mas a evitar medicamentos por causa do risco de transferir compulsões.
"Meu conselho pra qualquer um seria, se puder, fique longe de qualquer medicamento, rs. Pois o cara compulsivo acaba transferindo suas compulsões. "
Parece que os números de recuperação do AA não são melhores do que aqueles dos que tentam parar de beber (ou beber problematicamente, não sei) por conta própria, e são inferiores aos que fazem tratamento psiquiátrico, de acordo com matéria reproduzida no tópico "alcoólicos anônimos", bem como o episódio de Penn & Teller (que mais especificamente fala sobre como o AA não tem números do que se gabar, em vez de exibí-los como uma espécie de troféu, que seria o esperado de uma taxa de sucesso considerável).
Sim, meu conselho pessoal, seria não tomar mesmo,
se vc puder evitar. Fui bem claro na frase. Quem precisa de um tratamento mais ofensivo, deve é claro se submeter a ele. O grupo de AA não diz que vc deve largar seu tratamento psiquiatrico ou medicamentoso.
Quanto aos numeros de AA, não estou preocupado com isso. O que importa é que para mim funcionou assim e me deu mecanismos para uma mudança de mentalidade, coisa que eu e muita gente não conseguem sozinhos. Alguns precisam disso, alguns de remedio, outros de um puxao de orelha da esposa, da ameaça de morte por cirrose, pelo traficante. É assim.
Alguns veem o programa de doze passos, ou reuniões algo como "ficar lá falando de meus problemas e cheio de coitadismo, me sentindo o ultimo dos seres humanos". E cara, eu te digo, o AA é exatmente o oposto a isso. Eu tentei tirar o melhor de lá e viver de outra maneira, enxergar por outro angulo. Geralmente quem só enxerga o problema , não sai dele e recai, porque ainda ama beber mais do que ficar sobrio. Seja no AA ou fora dele.
Se vc não é alcoolatra não vai entender, mas o alcoolico tem o poder de se auto-iludir, de se fingir de coitadinho, de perseguido. É um manipulador nato.
Me diga como algo que pode te ajudar pode te causar mal. Será que estou sendo sincero quando digo que quero parar de beber e mudar minha vida? Ou quero apenas chamar a tenção pra mim?