Caramba nesse tópico só vi que as dúvida são muitas, sobra expeculação sobre o nível de pesquisa aqui e demais países, e ainda sobre a idoneidade das pesquisas, então da ciência, só isso. Muita expeculação mesmo, parece que muitos nunca entraram num laboratório e ficam tirando suas conclusões precipitadas.
Estou num fórum cético? Falácias estão transbordando.
Meu sogro e minha sogra moram na europa (Itália), e qualquer problema de saúde pegam um avião pro Brasil, e não porque lá é caro não, é porque a medicina é chinfrim comparada com a nossa, e a Itália está bem perto de outros países da Europa, e dizem que isso é comum lá para outras pessoas.
Acho que dependendo da especialidade, certos países estão à frente de outros, nossos laboratórios não vivem só de verbas governamentais, pesquisas em todas as áreas tem um aporte de empresas, é claro interessadas no retorno que terão. Poderia ser bem melhor é claro, mas não vamos generalizar, hoje as universidades brasileiras estão mais bem equipadas que em toda sua história. Se isso se traduz em uma melhoria nas pesquisas, não posso afirmar, mas ficar descendo o pau, só prá criticar...