Se você considera o planeta terra um ambiente escasso em recursos naturais então a discussão para por aqui mesmo.
Vou ter que explicar, em Ecologia e Economia (eu vou evitar o segundo no momento), mas existe algo chamado de escassez (economistas chamam isso de Lei da Escassez, mas o termo lei é evitado em ecologia), que pode ser colocado de forma simples, é impossível satisfazer todas as necessidades/desejos de todos indivíduos de uma espécie - a menos que você viva em um mundo ilimitado.
E é impossível evitar a escassez - pois em ambientes onde os recursos são incrivelmente abundantes e simulam a ausência de escassez (pense em bactérias em uma placa de petri, ratos em laboratório, nossa criação de animais em geral), a explosão populacional assegura que nas próximas gerações alguma condição será limitante (vulgo, escassa).
Primeiro, para bom entendedor meia palavra bastaria, mas se duas ainda não foram suficientes então vou desmenbrar: "De" é um prefixo que denota anterioridade, recursividade, volta à uma situação primitiva, primária, originária, e "generação" vem do radical grego "geno" que denota simplesmente "gênero", "categoria", e que de classificação das espécies foi associado às micro-estruturas do código genético na biologia.
Oh, obrigado, eu juro pelo Deus inexistente na qual não Creio que não sabia o significado usual de degenerado - e como para bom entendedor meia palavra básica, o degenerado para o código genético não tem o significado usual também - só quer dizer que há redundâncias nele.
Segundo que a competição intra-específica é um fator negativo nas relações ecológicas, e esse é o ponto central do argumento se você não percebeu.
Ou seja, sua idéia é que ela deve acabar? Competição é mera consequência da Escassez, especialmente aplicada para território, fêmeas/machos e alocação de recursos.
Primeiro, a lógica do capitalismo é a lógica da competição, e não da cooperação. Qualquer tentativa de defender o contrário eu só vou te responder pra estudar mais história ou simplesmente te ignorar.
Então temo que nossa discussão acaba aqui. Se você não consegue ver que sem cooperação, sistema econômico algum perduraria, então não há nada o que discutirmos.

Negociar ?? Não amigo, ele não fala sobre isso, pelo menos não nos capitulos dedicados ao mutualismo na espécie humana.
Negociar no sentido de "Disposição a Negociar", a "Ceder", ao que em inglês é chamado como "Compromise" - e também porque qualquer pessoa sabe que comércio só existe quanto dois lados estão dispostos a negociar e interessados mutuamente nos bens oferecidos.
E eu não falei de Kropotkin nesse texto, mas do que é estudado modernamente.
Legal sua capacidade de descontextualizar uma citação. Você coloca como se esse trecho corroborasse com a contra-argumentação do tópico, quando na verdade ele só endossa... Muito lógica sua explanação...
Eu não descontextualizei, eu só lembrei que mesmo Kropotkin reconhece que a competição existe e não é necessariamente ruim a longo e médio prazo (vulgo, em tempos evolutivos).
Pelo menos você reconhece que a moral protestante é a tábua de valores de qualquer capitalista.
Não necessariamente. Os únicos valores necessários para um sistema capitalista (ou de livre-mercado) funcionar, é o reconhecimento da propriedade privada e o direito de transferí-la, a abstenção da violência para trocas ocorrerem. Vulgo, o lema liberal de "Liberdade, Paz e Propriedade". Não por acaso, esse é o único sistema econômico que permite o florescimento da democracia como sistema político - embora não precise dela para sua manutenção. No dia em que o capitalismo cair, a democracia vai junto.
Voltando ao ponto central do tópico antes que ele se desvirtue com interpretações: A competição promovida pelo capitalismo é prejudicial para a espécie humana em termos biológicos uma vez que ela desacelera a aquisição de caracteres adaptativos quando do não-compartilhamento dos mesmos.
A relação de mutualismo, pelo contrário, ajudaria essa espécie a acelerar a coleção desses caracteres adaptativos, pois no compartilhamento deles, a taxa com que um único individuo adquire caracteres adaptativos é a soma da taxa de aquisição de todos os outros indivíduos que compartilham.
Isso não faz o menor sentido - características acessadas pela evolução são apenas aquelas transferidas hereditariamente. Tanto mutualismo quanto competição intra e extra-específicas podem facilitar ou dificultar a difusão dessas características, isso é algo dependente do ambiente e do tipo de espécie que lidamos.