Eu tenho a impressão de que quase tudo que vejo é trollagem... respondo ou não.... argh...
A competição inter-específica determina a degeneração de uma espécie.
Duplamente errado, primeiramente quer dizer "intraespecífica", não "inter", e na verdade ela é responsável pela maior parte da evolução de qualquer espécie. Todas as espécies estão o tempo todo competindo -- principalmente entre os indivíduos da própria espécie, pois ocupam o exato mesmo nicho -- por recursos limitados, o que resulta numa diferença significativa entre a natalidade de uma população e o número de indivíduos que atinge a idade adulta e se reproduz. Parte dessas mortes é "seletiva", seleção natural. É o cerne do que Darwin e Wallace sugeriram e que foi posteriormente confirmado. Isso não exclui a possibilidade de evolução de comportamentos altruístas, mas isso se dá na forma de um grupo dentro da espécie competindo contra outros grupos, ou indivíduos que não cooperem com grupo algum. O caso mais extremo talvez sejam abelhas, onde talvez seja até mais apropriado chamar a colméia de um "indivíduo composto", mas de qualquer forma ocorre também com outras espécies, mais visivelmente animais, como elefantes, hienas, lobos, leões, babuínos, gorilas, chimpanzés, humanos.
Sendo a competição a base do sistema capitalista, o sistema capitalista condena a espécie humana à extinção.
Bem, para começar a premissa de "competição leva à extinção" já estava errada, mas isso de "a competição é a base do sistema capitalista" é uma caricatura ainda pior. A base do sistema capitalista é simplesmente "trocas voluntárias". Pode ocorrer competição sim, mas de modo geral ela é consideravelmente menos dramática do que a competição existente na natureza, e em muitas instâncias mais benéfica. Por exemplo, as empresas não competem por consumidores de forma que seja largamente prejudicial à população/humanidade ao todo, mas justamente o contrário, competem através da oferta de
maiores vantagens ao consumidor. Isso pode resultar eventualmente em algumas falências daquelas empresas ou profissionais liberais que não conseguirem oferecer algo que ainda seja visto como vantajoso, mas esse cenário ainda é benéfico à população como um todo, algo muito preferível a não haver essa competição -- cenário conhecido como "cartel", onde a população fica à mercê de fornecedores "mutualistas".
O socialismo, por outro lado, se aplicado, no rigor do conceito, com a justiça social, teria por base o mutualismo como relação inter-específica, e portanto, levaria a espécie humana a colecionar um número de caracteres favoráveis mais rapidamente.
Aqui eu não entendi se você está falando de evolução biológica ou o que.
De qualquer forma, relações humanas mutualistas benéficas (isso é, não cartel) já existem "mesmo" no capitalismo. Famílias de pessoas são relações mutualistas, e até mesmo de certa forma quase que literalmente comunistas em muitos casos, não com todos compartilhando sua propriedade privada de acordo com a máxima de Marx "de cada um, segundo suas possibilidades, para cada um, segundo suas necessidades". E todos são livres no capitalismo para fazerem assim, bem como estender esse comportamento às pessoas de fora do núcleo familiar, sejam ainda da mesma família, ou amigos, ou pessoas quaisquer numa espécie de associação comunista voluntária. De certa forma até acontece em menor grau em certas instituições filantrópicas, embora essas geralmente tenham áreas de atuação mais específicas, como saúde, em vez de criarem essas comunidades socialistas.
E no que concerne à evolução biológica, esse grau de altruísmo de grupo teve sim seu papel na evolução e é parte significativa do que nos faz humanos. Porém parece ser insuficiente para a aplicação do socialismo em larga escala, dado que as pessoas são livres para fazê-lo (conforme expliquei no trecho anterior e já sugeri em outros tópicos) mas normalmente não fazem, por escolha pessoal. Isso é verdade para mais de 99% de todos aqueles que se rotulam "socialistas". Isso não é considerado como problema para a maioria das pessoas, mas apenas para uns poucos indivíduos que consideram a si mesmos visionários messiânicos no direito de impor isso a toda humanidade, sob ameaça de morte.
Mutualismo: Um Fator de Evolução - já dizia um russo... antes de crises internacionais, quebras de bolsas, socorro à bancos e afins...
Mas como parece que a maioria da sociedade ocidental parece persistir na ética protestante, então acho pouco provável que essa ideia se desenvolva como merece, mesmo por aqui, onde muitas pessoas acham-se tão lógicas...
Cabe aos supostos seguidores de outra ética então porem à prova isso. Juntem-se numa enorme "família" e prosperem. Junto com sua prosperidade, mais e mais pessoas quererão se unir ao "sistema", de livre e espontânea vontade. Não precisam de imposição armada nem de revolução sangrenta.