Para a esquerda brasileira, Chauís e Safatles da vida, assim como para a turba de alunos de humanas ensandecidos que os seguem, praticamente não faz diferença o que alguém defende se não for de origem marxista, todas as posições contrárias são classificadas como ''conservadoras e reacionárias''. Curioso é que até em alguns países europeus de forte tradição marxista isso ocorre, lembro-me de ler um texto de Habermas em que, pasmem, ele classificava filósofos pós-modernos franceses como Foucault, Lyotard e Derrida como ''neo-conservadores''.
É bom lembrar ,que as humanas não são só as de filosofia ,ciencias sociais ,História e geografia. También economia ,administração de empresa ,direito e publicidade são de humanas.
Na verdade ,quando você se referiu a "humanas" você estava falando só de filosofia ,ciencias sociais ,História e geografia.
É verdade que nas faculdades de direito há muito pensamento politicamente correto ,mas nesse caso ,é mais por influencias estilo iluministas ou de liberalismo de tradição anglo-saxônica do que por pensamentos do tipo de esquerda de Marx e dos que estão mais à esquerda de Marx,eles são mais é liberais de tradição anglo-saxonica ou então iluministas do que outra coisa ,inclusive porque não podem deixar de notar ,que foram nos países capitalistas de democracia liberal ,que mais deu para aplicar esses principios politicamente corretos.
Também na psicologia ,das próprias faculdades de psicologia ,ligados a alunos que querem ser psicologos de consultorio privado e ganhar dinheiro com isso e com alunos e professores que na maioria só cursam ou cursaram faculdades de psicologia e não faculdade de psicologia mais fazer faculdade inteira de sociologia nem psicologia mais fazer faculdade inteira de filosofia há uma tendencia mais de direita ,de ou se considerar que os neuróticos (ou no caso de psiquitaria pessoas com surtos psicóticos) tem mais é que se integrarem na sociedade e não o pensamento de que a sociedade é que é culpada pelos males deles ,e mesmo quando têm alguma tendencia a considerar a sociedade como em parte culpada pelos males desse pacientes ,é mais num estilo de pensamento iluminista ou de liberalismo de tradição anglo-saxônica e não por causa de pensamentos estilo Marx e dos que estão ainda mais à esquerda que Marx.
Já quanto aos descontrucionistas ,estilo Foucault y Derrida,eu até que acho que Habermas não está tão errado sobre eles ,na verdade eu vejo muita influencia do anti-humanismo alemão estilo Nietzsche neles. Mas só psicologos que não clinicam ganhando muito com isso ,e que fizeram além da faculdade de psicologia ou faculdade de sociologia ou filosofia , é que entram nesse tipo de pensamento dos Derridas e Foucault da vida.
Na verdade mesmo nas ciências sociais ,os piores tipos ,são os que se especializam especificamente em sociologia. Até que em ciência política há mais racionalidade ,há mais pessoas que observam e dão valor às experiencias bem sucedidas ,como a democracia liberal ,e mesmo na antropologia ,apesar do temivel relativismo cultural ,pelo menos eles têm a descrição prática das culturas ,dos costumes e economia dos vários povos,o trabalho de campo prático...e na História há os fatos e os documentos ,na geografia ,apesar de tudo há a geografia física ou então também a parte de dar ou tentar dar dados econômicos e históricos para a parte de geografia humana. A pior parte , a parte mais decadente das humanas ,mesmo entre a parte especificamente não-prática das humanas ,são a sociologia acadêmica oficial e a filosofia acadêmica oficial. É aí onde há mais pensamentos destrutivos e totalitarios.