Autor Tópico: Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?  (Lida 15840 vezes)

Offline caerus

• Nível 15
  • *
Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?
« Online: 07 de Janeiro de 2012, 18:09:15 »
Panteísta é aquele que vê deus como apenas outro nome para natureza. Não entendo no que isso se difere do ateísmo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2012, 18:17:03 »
Ateístas não perdem tempo com coisas inúteis como chamar a natureza de deus?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2012, 22:17:59 »
Começa se dando o nome de deus à natureza. O segundo passo é interpretar ação consciente desse deus. O terceiro passo é uma confusão mental absurda e perda de comunicação, as palavras perdem sentido em uma discussão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2012, 22:24:18 »
Começa se dando o nome de deus à natureza. O segundo passo é interpretar ação consciente desse deus. O terceiro passo é uma confusão mental absurda e perda de comunicação, as palavras perdem sentido em uma discussão.
Me poupou o trabalho de pensar. :P
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2012, 23:27:54 »
Panteísta é aquele que vê deus como apenas outro nome para natureza. Não entendo no que isso se difere do ateísmo.

O panteísmo , se levado às suas últimas consequências lógicas , se torna indistinguível do ateísmo.
É o que se tem no pensamento de Spinoza , no qual toda a realidade se constitui em modos dos atributos da Substãncia única. Ou , como sintetizou Einstein, "Deus é o conjunto de leis da natureza".

A maioria dos autodenominados panteístas não chegam a isto , ficam com sentimentos fluidos de "comunhão de todos os seres" e coisas do gênero ( pelo menos os poucos que já ouvi).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2012, 03:05:57 »
Eu já fui panteísta e cheguei bem perto de um ateísmo radical naquela época, com aquela crença. O que me diferenciava de um ateu era única e exclusivamente o simples fato de que eu achava que a natureza tinha consciência. No mais eu era tão descrente quanto, e bem cabeça dura.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, 03:11:34 por Mr."A" »
8-)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2012, 19:41:21 »

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2012, 20:27:56 »
Ateismo = Não existe Deus(ou qualquer força "superior",que influi na vida do homem)

Panteísmo = Deus é uma "força cósmica" ou "energia"espalhada por todos os cantos do universo,não é uma figura personificada.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2012, 15:52:08 »
Um fato que me lembrei: na época que eu era panteísta, conheci um ateu que acreditava em bruxaria e espiritismo, só não acreditava em deuses. Eu me achava mais descrente do que ele por isso.
8-)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2012, 17:40:49 »
Um fato que me lembrei: na época que eu era panteísta, conheci um ateu que acreditava em bruxaria e espiritismo, só não acreditava em deuses. Eu me achava mais descrente do que ele por isso.

Vixe, ateu que acredita em bruxaria? Essa foi inusitada.  :o

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2012, 18:46:26 »
E como! Era engraçadíssimo: ele dizia que quando você sente um arrepio é porque tem um espírito passando por você.  :histeria:
8-)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2012, 20:05:51 »
Sou Panteísta.

Há diversas formas de panteísmo, muitas quais rejeito por não aceitar as suas formas de encarar Deus...

Minha forma de Panteísmo distingue-se do Ateísmo basicamente por que:

O Ateu diz que Deus é Nada, portanto não existe.
O Panteísta diz que Deus é Tudo, portanto existe.

O Ateu detesta qualquer ideia de Deus e até o próprio termo.
O Panteísta está aberto a ideias de Deus que o (a Deus) integram no Universo, embora possa ser mais sensível a algumas dessas ideias e adverso a outras. O Panteísta não se sente adverso ao termo Deus ou deuses (como metáforas das forças cósmicas...).

Deus é algo incausado por outra entidade e que é gerador de inteligência... Ora admito a impossibilidade do Nada... sempre terá havido Algo que não foi causado por qualquer entidade... Esse algo gerou inteligência e nunca desaparecerá, embora existam constantes transformações,... esse Algo que sempre existiu e existirá e se transforma é Deus,... Por que não?

O Ateu parece sempre identificar Deus com Javé, Alá, ou algo semelhante a estes.
O Panteísta não sente qualquer afinidade com esse tipo de identificação, até porque para ele nada há de maior do que Deus e para isso Deus tem de ser Tudo e nunca pode haver algo maior do que Deus (como seria a soma do Universo com Javé, por exmplo).

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 20:09:30 por Sérgio Sodré »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2012, 20:27:53 »
Sou Panteísta.

Há diversas formas de panteísmo, muitas quais rejeito por não aceitar as suas formas de encarar Deus...

Minha forma de Panteísmo distingue-se do Ateísmo basicamente por que:

O Ateu diz que Deus é Nada, portanto não existe.
O Panteísta diz que Deus é Tudo, portanto existe.

O principal aspecto do panteísmo é que este afirma que deus coincide exatamente com o Universo, no qual alguns afirmam que isto inclui nós. Em outras palavras nós somos parte de deus.

O Ateu detesta qualquer ideia de Deus e até o próprio termo.

Eu não detesto nada. Simplesmente não compartilho da crença pela falta total de evidências.

O Panteísta está aberto a ideias de Deus que o (a Deus) integram no Universo, embora possa ser mais sensível a algumas dessas ideias e adverso a outras. O Panteísta não se sente adverso ao termo Deus ou deuses (como metáforas das forças cósmicas...).

O que não é surpreendente.

Deus é algo incausado por outra entidade e que é gerador de inteligência...

Se deus é incausado, ele não pode vir de outra entidade.

Ora admito a impossibilidade do Nada... sempre terá havido Algo que não foi causado por qualquer entidade...

Se algo sempre existiu, o Nada jamais poderia ter existido.

Esse algo gerou inteligência e nunca desaparecerá, embora existam constantes transformações,... esse Algo que sempre existiu e existirá e se transforma é Deus,... Por que não?

Esta é a linha dos teístas escolásticos, com exceção da parte da transformação, pois para eles, deus é imutável.

O Ateu parece sempre identificar Deus com Javé, Alá, ou algo semelhante a estes.

Não. Os ateus não reconhecem a existência de nenhuma divindade, seja ela personificada ou não.

O Panteísta não sente qualquer afinidade com esse tipo de identificação, até porque para ele nada há de maior do que Deus e para isso Deus tem de ser Tudo e nunca pode haver algo maior do que Deus (como seria a soma do Universo com Javé, por exmplo).

É claro que o panteísta se sente desconfortável, pois para ele deus não é personificado.
Foto USGS

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:06:58 »

Bom ,no meu caso ,o com que eu me identifico no panteísmo é com a visão de um Deus que não é onisciente nem onipotente pois esas duas caracteristas me parecem incompativeis com a terceira caracteristica de Deus ,a suprema bondade e o livre arbitrio e para mim ,Deus é a bondade ,ele é bom ,só bom ,e eu acredito em pelo menos ,um pouco de livre arbitrio (e a parte de coisas em que não há livre arbitrio de modo algum pode levar a punições ,não como aquela contradição absurda e cruel do calvinismo de que o ser humano não tem livre arbitrio mas ao mesmo tempo deve ser punido pelos seus atos).
         Mas fora isso ,até que a minha visão de Deus não é a do tipo de panteísmo citado acima ,de Deus sinônimo de natureza.
         A natureza não é só bondade ,só empatia ,enquanto que Deus ,na minha visão é tudo isso sem ter maldade junto. E também eu tenho 50% de esperanças de vida após a morte ,e essa descrição de ateísmo como simplesmente sinônimo de natureza também não implica necessariamente em alguma possibilidade de haver vida após a morte.
        No ser humano ,Deus está representado na oxitinina y sua grândula excretora ,que são as grândula e hormônio ,da empatia ,do amor materno ,da amizade ,da compaixão...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:25:50 »

Bom ,no meu caso ,o com que eu me identifico no panteísmo é com a visão de um Deus que não é onisciente nem onipotente pois esas duas caracteristas me parecem incompativeis com a terceira caracteristica de Deus ,a suprema bondade e o livre arbitrio e para mim ,Deus é a bondade ,ele é bom ,só bom ,e eu acredito em pelo menos ,um pouco de livre arbitrio (e a parte de coisas em que não há livre arbitrio de modo algum pode levar a punições ,não como aquela contradição absurda e cruel do calvinismo de que o ser humano não tem livre arbitrio mas ao mesmo tempo deve ser punido pelos seus atos).
         Mas fora isso ,até que a minha visão de Deus não é a do tipo de panteísmo citado acima ,de Deus sinônimo de natureza.
         A natureza não é só bondade ,só empatia ,enquanto que Deus ,na minha visão é tudo isso sem ter maldade junto. E também eu tenho 50% de esperanças de vida após a morte ,e essa descrição de ateísmo como simplesmente sinônimo de natureza também não implica necessariamente em alguma possibilidade de haver vida após a morte.
        No ser humano ,Deus está representado na oxitinina y sua grândula excretora ,que são as grândula e hormônio ,da empatia ,do amor materno ,da amizade ,da compaixão...

No seu caso Deus vem depois de uma vírgula precedida de um espaço, o que é totalmente contra aquilo que é correto.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:37:33 »
Eu acho que o teísmo é uma forma de antropoformização dos poderes e forças naturais e sobrenaturais.
Já o panteísmo seria uma desantropoformização do teísmo????

Que bagunça danada!!!!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 22:42:46 por gilberto »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:03:24 »

No seu caso Deus vem depois de uma vírgula precedida de um espaço, o que é totalmente contra aquilo que é correto.

Aulinha rápida para a LaraAS:

Não colocar um espaço antes de uma pontuação (vírgula, ponto-e-vírgula, ponto final,...).
Exemplo:
Errado: Foi esta a lista de objetos encontrados : lápis , caneta , borracha .
Certo: Foi esta a lista de objetos encontrados: lápis, caneta, borracha.

Sempre colocar um espaço depois de uma pontuação.
Exemplo:
Errado: Aquela escola oferecia cursos de português,inglês,espanhol e esperanto.Era considerada muito boa.
Certo: Aquela escola oferecia cursos de português, inglês, espanhol e esperanto. Era considerada muito boa.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2012, 03:04:25 »

Vixe, ateu que acredita em bruxaria? Essa foi inusitada.  :o

Feitiçaria quântica.

Em alguns casos não tem diferença mesmo, exceto por essa resistência a abandonar o que acaba sendo só o termo "deus", mais do que o conceito. Quando vai um pouco além disso a diferença é que esse universo/natureza-deus não é só universo/natureza mas também é meio como um "super-cara" ao mesmo tempo, em consciência, apenas não tem a forma humanóide de Jeová* (mas é o universo) nem exatamente os mesmos super-poderes e interesses.

* por outro lado a onipresença algumas vezes atribuída a Jeová os torna ainda menos distintos, a diferença sendo apenas que Jeová por vezes usa seus superpoderes para criar dentro de si uma representação humanóide dele próprio, com a qual talvez tenha se habituado, ou talvez seja sua forma original.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2012, 03:40:17 »
A natureza não é só bondade ,só empatia ,enquanto que Deus ,na minha visão é tudo isso sem ter maldade junto.
"Eu sou o Senhor e não há outro. Eu formo a luz e crio a treva. Faço a paz e crio o mal. Eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Isaías 45:7

Por que um Deus super poderoso estaria preso entre o bem e o mal? Eu odeio essa visão de um Deus totalmente bom e pateta.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2012, 05:32:42 »
A natureza não é só bondade ,só empatia ,enquanto que Deus ,na minha visão é tudo isso sem ter maldade junto.
"Eu sou o Senhor e não há outro. Eu formo a luz e crio a treva. Faço a paz e crio o mal. Eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Isaías 45:7

Por que um Deus super poderoso estaria preso entre o bem e o mal? Eu odeio essa visão de um Deus totalmente bom e pateta.

O meu Deus não tem nada a ver com o Deus da Biblia, então não é contestação a ele citar a biblia e também não é um Deus pessoal para que seja Deus o que é bom e pateta. Não é que Deus seja bom ,é que a bondade é Deus.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:19:23 »
O "seu" Deus?  :hein: O "seu" Deus puramente bom não se encaixa nesse mundo.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:23:58 »
Quantos deuses existem, hein Fabi?  :lol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:24:13 »
O meu Deus não tem nada a ver com o Deus da Biblia,

O deus é seu, voce pode imaginá-lo como quizer...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:31:17 »

Sei não, mas com certeza tem um deus das vírgulas. ::)

Nem com aulinha a professora consegue escrever certo. :hmph:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:31:40 »
Se cada um tem seu deus, então deve existir pelo menos uns 7 bilhões :P ...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!