Autor Tópico: Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?  (Lida 15842 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:13:10 »
"Contini" - escreveu.

Não basta achar um jardim bonito sem imaginar duendes vivendo nele?...

Quais duendes... As minhocas, as borboletas, as abelhas, os passarinhos e nós os jardineiros, que criámos o jardim? :| :arrow: :?:

artur

O Contini estava se referindo aos "duendes" ilusórios como cães selvagens com poderes telepáticos, viajantes astrais que não vão a lugar algum, sonhadores lúcidos de suas próprias fantasias e demais coisas pertencentes ao realismo fantástico em termos de paralogismo comparado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:20:59 »
O Lusitano obviamente é um dos que precisam de imaginar duendes para apreciar o jardim...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:27:57 »
O Lusitano obviamente é um dos que precisam de imaginar duendes para apreciar o jardim...

Não só imaginar mas comparecer aqui no fórum para entupir tópicos com esses "duendes". Dë uma olhada e veja quantos tópicos foram destruídos com comentários nonsense porque sempre carecem de embasamento em fatos e evidências.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 20:19:53 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #53 Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:51:06 »
De facto, a Imaginação poderá ser um fator a ter em conta na diferença panteístas - ateus. É mesmo algo a considerar seriamente.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:23:57 »

Não só imaginar mas comparecer aqui no fórum para entupir tópicos com com esses "duendes". Dë uma olhada e veja quantos tópicos foram destruídos com comentários nonsense porque sempre carecem de embasamento em fatos e evidências.

Bom, eu parei e dei uma olhada e sugiro a moderação que faça o mesmo. Primeiro que ele se sente na obrigação de comentar tudo ainda que seja para falar que "do ponto de vista do paralogismo... concordo" e continua exatamente com a mesma posição que antes, ignorando qualquer argumento para trazer a discussão à realidade

Eu acho que a moderação deveria olhar a questão por fora da perspectiva de "ofende a regra ou não" mas sim de como esse tipo de participação pode inibir a capacidade do fórum de prover conteúdo bom de maneira atrativa.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:47:31 »
De facto, a Imaginação poderá ser um fator a ter em conta na diferença panteístas - ateus. É mesmo algo a considerar seriamente.

Certamente . A imaginação dos ateus diz que não existe nenhum tipo de deus,mesmo sabendo que só confiar na limitação do atual conhecimento cientifico quase sempre será um passo precipitado(exceto para os tipos de deus(abraâmicos,hinduistas,etc.) que teriam espalhados incontáveis evidências se fizessem apenas 10% do que os livros religiosos dissem que eles fizeram),enquanto que a imaginação dos panteístas crê numa forma de deus consciente aonde ainda não é possivel diferenciar evidências não encontradas de evidências inexistentes(embora haja alguns poucos indicios de que uma entidade cósmica consciente possa existir,embora os estudos que revelaram alguns desses indicios estejam apenas engatinhando) .
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 20:51:33 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:54:11 »

Certamente . A imaginação dos ateus diz que não existe nenhum tipo de deus,mesmo sabendo que só confiar na limitação do atual conhecimento cientifico quase sempre será um passo precipitado(exceto para os tipos de deus(abraâmicos,hinduistas,etc.) que teriam espalhados incontáveis evidências se fizessem apenas 10% do que os livros religiosos dissem que eles fizeram),enquanto que a imaginação dos panteístas crê numa forma de deus consciente aonde ainda não é possivel diferenciar evidências não encontradas de evidências inexistentes .

Objetivamente, o que você estava querendo dizer mesmo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:11:43 »
...(embora haja alguns poucos indicios de que uma entidade cósmica consciente possa existir,embora os estudos que revelaram alguns desses indicios estejam apenas engatinhando) .

E quais seriam estes indícios?
Foto USGS

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:44:01 »
No primeiro episódio da segunda temporada da Série "Through the Wormhole",é comentado a possibilidade da consciência não depender integralmente do cérebro para existir . O titulo do episódio é "Is there life after death" (sem as aspas) .
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 21:47:01 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:45:44 »
 :stunned:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:54:53 »
No primeiro episódio da segunda temporada da Série "Through the Wormhole",é comentado a possibilidade da consciência não depender integralmente do cérebro para existir . O titulo do episódio é "Is there life after death" (sem as aspas) .

Qual canal?

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Janeiro de 2012, 22:25:34 »
Tem o episodio no youtube se quiser dar uma olhada(não tem legenda):

<a href="http://www.youtube.com/v/h80s7q5rwJs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/h80s7q5rwJs</a>

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #62 Online: 16 de Janeiro de 2012, 22:26:49 »
Está bem visto, embora talvez se possa considerar que há entre panteístas e ateus um grau diferente de sensibilidade ou de emoção perante o fluir da Natureza.

Inclusive, o panteísta pode participar em algum tipo de cerimónias evocativas das forças da natureza, do ciclo das estações, solstícios., etc..., pois o panteísta não sente repugnância pela sensibilidade religiosa e até mantém alguma simpatia pelos rituais de ligação (ou tentativa de ligação) a Algo maior que ele próprio, mas que o integra.

Nunca participei em cerimónias "estranhas"..., mas julgo que gostaria de experimentar... talvez situando-me a meio caminho entre os "pagãos" e os "foliões" que costumam estar presentes nesses atos coletivos que aparentam mergulhar em raízes humanas imemoriais.... 

Eu creio que consigo entender tal sensação com algo simples: Gosto pelo ritual e pelo mito.

O que um panteísta sente pela Naureza não difere muito do mesmo apreço que alguns judeus ateus (ou judeus seculares) sentem pela cultura, história e tradições da religião judaica. É basicamente, a apreciação estética da Natureza (no caso do Panteísta) e do Judaísmo (no caso do Judeu Ateu).

Não acho que seja a imaginação por si só, mas sim do quanto um grupo ou outro tem apreço e especialmente a necessidade da exteriorização do apreço pela Natureza.
"Make Money, Not War."

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:41:57 »
"Gigaview" - escreveu:

Não basta achar um jardim bonito sem imaginar duendes vivendo nele?...

Quais duendes... As minhocas, as borboletas, as abelhas, os passarinhos e nós os jardineiros, que criámos o jardim? :|   

artur

O Contini estava se referindo aos "duendes" ilusórios como cães selvagens com poderes telepáticos, viajantes astrais que não vão a lugar algum, sonhadores lúcidos de suas próprias fantasias e demais coisas pertencentes ao realismo fantástico em termos de paralogismo comparado.

Obrigado pela sua excelente tradução, de tão enigmática mensagem do forista "Contini"... :ok:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:45:56 »
"Contini" - escreveu:

Peço-lhe desculpa, mas duvido seriamente, desse obviamente... :idea:

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #65 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:04:38 »
"Gigaview" - escreveu:

Não só imaginar mas comparecer aqui no fórum para entupir tópicos com esses "duendes". Dë uma olhada e veja quantos tópicos foram destruídos com comentários nonsense porque sempre carecem de embasamento em fatos e evidências.

Ilustre forista "Gigaview" - não me leve a mal - mas peço-lhe encarecidamente, para não me provocar; atribuindo-me situações confusas, das quais quanto a mim, foi você o inteiro responsável... :!: :idea:

E se você insistir em continuar com afirmações tão deselegantes como essa, que motivou o meu banimento temporário deste honorável CC, desta vez serei o primeiro a pedir à respeitável moderação, para o admoestar com vistas a fazê-lo respeitar melhor as regras de convívio amistoso, entre foristas. |(

artur

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:35:03 »
"Gigaview" - escreveu:

Ilustre forista "Gigaview" - não me leve a mal - mas peço-lhe encarecidamente, para não me provocar; atribuindo-me situações confusas, das quais quanto a mim, foi você o inteiro responsável... :!: :idea:

E se você insistir em continuar com afirmações tão deselegantes como essa, que motivou o meu banimento temporário deste honorável CC, desta vez serei o primeiro a pedir à respeitável moderação, para o admoestar com vistas a fazê-lo respeitar melhor as regras de convívio amistoso, entre foristas. |(

artur

O seu cartão e suspensão foram punições justas e merecidas e o meu papel aí foi apenas de fazer a denúncia e aviso que vou continuar denunciando o seu comportamento estratégico para tumultuar o fórum conforme você mesmo confessou no tópico há pouco trancado, alías, com a sua notória colaboração.

Não pretendo responder mais suas acusações e espero que você tenha o bom senso de não replicar este comentário para não tumultuar mais um tópico.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #67 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:51:54 »
Giga, tente só denunciar a moderação o que acha indevido, ficar resmungando pelo fórum também não resolve o assunto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:13:38 »
Eu creio que consigo entender tal sensação com algo simples: Gosto pelo ritual e pelo mito.

Não acho que seja a imaginação por si só, mas sim do quanto um grupo ou outro tem... a necessidade da exteriorização do apreço pela Natureza.

Tiro certeiro.  :)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:39:53 »
"genjikhan" - escreveu:

No primeiro episódio da segunda temporada da Série "Through the Wormhole",
é comentado a possibilidade da consciência não depender integralmente do cérebro para existir .
O titulo do episódio é "Is there life after death" (sem as aspas) .

Está conjecturando consciência artificial? Tal como Isaac Azimov, escreve em "A última pergunta"& "A fundação", por exemplo... E Michio Kako, em "A ciência do impossível", em que ele prevê civilizações tipo I, II & III? :) >---> :idea:

Especulativamente - artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #70 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:45:24 »
"Gigaview" - escreveu:

O seu cartão e suspensão foram punições justas e merecidas e o meu papel aí foi apenas de fazer a denúncia e aviso que vou continuar denunciando o seu comportamento estratégico para tumultuar o fórum conforme você mesmo confessou no tópico há pouco trancado, alías, com a sua notória colaboração.

Não pretendo responder mais suas acusações e espero que você tenha o bom senso de não replicar este comentário para não tumultuar mais um tópico.

Que espécie de divindade estúpida, é você? NÃO SEJA ALDRABÃO, INTIMIDATIVO, MENTIROSO, NEM PARVALHÃO:
>---> prezado e estimado forista "Gigaview"... :x :x :x

artur
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 12:16:34 por lusitano »

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #71 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:06:44 »
...(embora haja alguns poucos indicios de que uma entidade cósmica consciente possa existir,embora os estudos que revelaram alguns desses indicios estejam apenas engatinhando) .
E quais seriam estes indícios?
Há anos, ouço ou leio que há esses indícios e ninguém chegou a dizer nada além de que eles existem.
8-)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #72 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:47:57 »

Qual canal?

Esqueçi de citar que a série passou no "Science Channel",nos EUA e é distribuido pelo grupo "Discovery Communications",segundo a Wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Through_the_Wormhole

Há anos, ouço ou leio que há esses indícios e ninguém chegou a dizer nada além de que eles existem.

Acabei de colocar um video onde tais indicios são mostrados . Como são indicios,ainda não se pode tirar nenhuma conclusão de que há vida após a morte,mas o mesmo se aplica à ideia de que não há vida após a morte . É só você ver por si próprio ou procurar por uma versão legendada na internet:

<a href="http://www.youtube.com/v/h80s7q5rwJs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/h80s7q5rwJs</a>
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 12:51:55 por genjikhan »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Janeiro de 2012, 13:13:30 »
"Contini" - escreveu:

Peço-lhe desculpa, mas duvido seriamente, desse obviamente... :idea:

artur
Como não? As evidencias disso foram muitas! Todas fornecidas por voce...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 17 de Janeiro de 2012, 13:58:32 »
"Gigaview" - escreveu:

Que espécie de divindade estúpida, é você? NÃO SEJA ALDRABÃO, INTIMIDATIVO, MENTIROSO, NEM PARVALHÃO:
>---> prezado e estimado forista "Gigaview"... :x :x :x

artur
Terceiro cartão amarelo. Forista suspenso por 15 dias.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!