Autor Tópico: Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?  (Lida 15843 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re:Qual a diferença entre panteísmo e ateísmo?
« Resposta #75 Online: 17 de Janeiro de 2012, 17:25:10 »
"Contini" escreveu:

Peço-lhe desculpa, mas duvido seriamente, desse obviamente...  :idea:

artur

Como não? As evidencias disso foram muitas! Todas fornecidas por voce...

Sinceramente, não me recordo de alguma vez ter escrito, que a beleza dum jardim - só tem piada - se for habitado por "duendes", desses que o forista "Gigaview" referiu... :|

artur
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 17:29:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #76 Online: 17 de Janeiro de 2012, 17:33:29 »
"Agnóstico" - escreveu:

Bom, eu parei e dei uma olhada e sugiro a moderação que faça o mesmo.

Em que é que você, deu uma olhada? :|

Primeiro que ele se sente na obrigação de comentar tudo ainda que seja para falar que "do ponto de vista do paralogismo

Aonde é que você foi buscar essa opinião, que me sinto obrigado a comentar tudo...? :|

artur

artur
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 17:38:16 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 17 de Janeiro de 2012, 17:52:07 »
Mesmo suspenso, o troll não desaparece. Isso é paranormal. Impressionante.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 17 de Janeiro de 2012, 18:06:39 »
Acho que ele tem parte com os duendes citados, isso é magia...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #79 Online: 17 de Janeiro de 2012, 20:59:26 »
Mals ae galera, me atrapalhei com os gatilhos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 17 de Janeiro de 2012, 21:04:07 »
Mals ae galera, me atrapalhei com os gatilhos.

O que impressiona é a cara-de-pau de aparecer e tentar postar mesmo estando suspenso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #81 Online: 18 de Janeiro de 2012, 12:35:57 »
"Contini" escreveu:

Peço-lhe desculpa, mas duvido seriamente, desse obviamente...  :idea:

artur

Como não? As evidencias disso foram muitas! Todas fornecidas por voce...

Sinceramente, não me recordo de alguma vez ter escrito, que a beleza dum jardim - só tem piada - se for habitado por "duendes", desses que o forista "Gigaview" referiu... :|

artur

Metáforas, lusa, metáforas...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #82 Online: 19 de Janeiro de 2012, 20:12:32 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 19:39:32 »
À estimada e honorável moderação do interessante e instrutivo clube "céptico"... :!:

Eu depois de de ter sido banido por dois dias, pedi as mais sinceras desculpas, mesmo a título estratégico - para dar o benefício da dúvida - para o caso de ter sido banido devido a um mal entendido: em virtude, de me terem acusado perante a moderação de trollismo;acusação essa, que eu refutei energicamente, como injusta.

Ora passados dois dias fui de novo banido: desta vez por quinze dias, sob a acusação de causar tumulto nos tópicos, acusação essa que eu considero ainda mais injusta, de acordo com as regras deste magnífico fórum.

Eu de facto qualifiquei o simpático forista "gigaview" com ad hominens, que na altura considerei razoavelmente apropriados e ainda não mudei de opinião.

«« Que espécie de divindade estúpida, é você? NÃO SEJA ALDRABÃO, INTIMIDATIVO, MENTIROSO, NEM PARVALHÃO: prezado e estimado forista "Gigaview"... »»

Agora estando de regresso, encontro esse simpático forista a continuar com os mesmos disparatados chistes:

Mesmo suspenso, o troll não desaparece. Isso é paranormal. Impressionante.

O que impressiona é a cara-de-pau de aparecer e tentar postar mesmo estando suspenso.

Parece-me que é justa a minha reclamação não concordam?

Então peço à honorável moderação, para apresentar um cartão amarelo a esse mui estimado e simpático forista: ou também que seja banido por trollismo durante uma temporada, como fizeram injustamente comigo.. :!: :arrow: :idea:

artur
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, 19:43:20 por lusitano »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #84 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 20:33:26 »
Lusitano, essa disputa pessoal com o Gigaview já deu. Ninguém é obrigado a gostar de todos os colegas foristas, mas você realmente insiste nessa picuinha. Não estou entendendo.

Para que fique (ainda mais) claro, a suspensão de dois dias se deu por eu achar que você estava com a cabeça quente, o que poderia acarretar cartões amarelos seguidos. Infelizmente foi o que aconteceu depois e, pelo visto é o que está acontecendo agora. Assim, vou deixar um aviso GERAL, porém aplicável em especial a você, ao Giga e a qualquer um que queira continuar trocando "amabilidades".

ACABOU.

Querem continuar a debater? Ótimo. Sigam criticando as ideias uns dos outros. SEM MAIORES XINGAMENTOS. SEM POSAR DE VÍTIMA.

E tranco este tópico até daqui a pouco para que não dê problemas por ora. Depois reabro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 16 de Maio de 2016, 19:42:00 »
Tópico reaberto.

Antes tarde do que nunca.
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #86 Online: 16 de Maio de 2016, 22:25:02 »
Tinham esquecido é? Hehe.

Pelo que me lembro das leituras de Spinoza, o maior expoente do panteísmo, Deus era a própria natureza, e tudo que existe nela são atributos de Deus. Não existia uma energia com consciência, como alguns gostam de imaginar, e portanto interesses ou influência nas vidas humanas. Era simplesmente a natureza, como conhecemos, com suas leis universais e etc, talvez por isso Einstein dizia acreditar no Deus de Spinoza.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #87 Online: 17 de Maio de 2016, 04:55:16 »
Está bem visto, embora talvez se possa considerar que há entre panteístas e ateus um grau diferente de sensibilidade ou de emoção perante o fluir da Natureza.

Inclusive, o panteísta pode participar em algum tipo de cerimónias evocativas das forças da natureza, do ciclo das estações, solstícios., etc..., pois o panteísta não sente repugnância pela sensibilidade religiosa e até mantém alguma simpatia pelos rituais de ligação (ou tentativa de ligação) a Algo maior que ele próprio, mas que o integra.

Nunca participei em cerimónias "estranhas"..., mas julgo que gostaria de experimentar... talvez situando-me a meio caminho entre os "pagãos" e os "foliões" que costumam estar presentes nesses atos coletivos que aparentam mergulhar em raízes humanas imemoriais.... 

Eu creio que consigo entender tal sensação com algo simples: Gosto pelo ritual e pelo mito.

O que um panteísta sente pela Naureza não difere muito do mesmo apreço que alguns judeus ateus (ou judeus seculares) sentem pela cultura, história e tradições da religião judaica. É basicamente, a apreciação estética da Natureza (no caso do Panteísta) e do Judaísmo (no caso do Judeu Ateu).

De facto, a Imaginação poderá ser um fator a ter em conta na diferença panteístas - ateus. É mesmo algo a considerar seriamente.

Não acho que seja a imaginação por si só, mas sim do quanto um grupo ou outro tem apreço e especialmente a necessidade da exteriorização do apreço pela Natureza.

O panteísmo naturalista parece-me que é basicamente isto...

...a possibilidade da consciência não depender integralmente do cérebro para existir...

Julgo que Deepak Chopra está nessa linha, mas não é verdade que seja uma posição comum a todo o panteísmo... A posição referida antes é cética ou mesmo descrente relativamente à possibilidade de consciência extracerebral...

Vale a pena ler "Guerra entre Dois Mundos - ciência vs. espiritualidade" de Deepak Chopra e Leonard Mlodinow, 2011... título original "War of the Worldviews"... Suponho que também tenha sido publicado no Brasil...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 17 de Maio de 2016, 12:07:48 »
Panteísmo é meio como panduendismo, panfadismo, panmickeymouseismo, panespaguetismo, ou panunicorniocorderrosainvisivelismo.

Sob uma perspectiva que tenta ser mais científica, seria preferível falar em pancomputadorismo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_physics

(eu ainda fico curioso com o que significaria a metáfora "caspa científica")

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #89 Online: 19 de Maio de 2016, 14:38:49 »
O problema é que existem diversos tipos de panteísmo incompatíveis entre si.

Não tenho objeções dignas de nota à visão panteísta seguinte, que procura ser alternativa a crenças sobrenaturais:

http://www.pantheism.net/manifest.htm

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 19 de Maio de 2016, 15:46:56 »
Há ainda os correspondentes/aproximações panDeístas, que negam qualquer Revelação pan-divina.

Além dos pan-EN-d/teísmos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Panente%C3%ADsmo

E os poli-etc. Não há só as versões monopan(en)d/teístas.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #91 Online: 21 de Maio de 2016, 06:56:28 »
O Panteísmo como pensamento filosófico que busca a compreensão do divino, mas que nega uma vontade e propósito a este divino, erra, mesclando essa vontade e propósito com as leis da natureza.
Uma coisa sempre me impediu de aceitar o panteísmo, embora reconheça nele aprofundamentos de grande saber: o indivíduo, com todas as suas peculiaridades volta ao Todo (Pan) para reiniciar do zero.
Perdoem a divagação, mas tem um propósito:
Imaginem o Einstein retornando como uma barata. Deveria ser a barata do F. Kafka.  :hein: :?:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #92 Online: 21 de Maio de 2016, 10:35:31 »
e ja imaginou uma barata virando um Einstein ?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 21 de Maio de 2016, 12:46:21 »
Imaginem o Einstein retornando como uma barata. Deveria ser a barata do F. Kafka.  :hein: :?:

Só se for outra barata. Einstein era mais velho que Kafka e também morreu depois dele. Bobagem em dose dupla.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #94 Online: 21 de Maio de 2016, 13:21:16 »
Imaginem o Einstein retornando como uma barata...

Seria mesmo Einstein... ou apenas mais uma barata? :biglol:

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #95 Online: 21 de Maio de 2016, 15:05:59 »
O Panteísmo como pensamento filosófico que busca a compreensão do divino, mas que nega uma vontade e propósito a este divino, erra, mesclando essa vontade e propósito com as leis da natureza.

Tecnicamente o Panteísmo não nega a existência de um telos ao Divino, ele apenas assume que seja lá o que for o Divino é tão imiscuído na natureza do Cosmos (ou seja, imanente) que distinções entre "Criador" e "Criatura" ou "Universo" e "Deus" são um exercício fútil de separar o "Todo" de suas "Partes".
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #96 Online: 21 de Maio de 2016, 20:14:28 »
Acho uma sacada genial associar criador e criatura. Mas é só.
A evolução é o telos da divindade. Da bactéria à razão humana, existe algo exterior ao sistema que torna difícil conciliar a imanência a qual El Elyon se refere.
Por isto, se por um lado não se pode separar criador e criação, é quase exasperador não entender os mecanismos da evolução, sem a ingerência de uma vontade exterior.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #97 Online: 22 de Maio de 2016, 02:43:30 »

Tão genial que você a nega a seguir.  :) Remover o componente imanente do "Criador" o retira e separa da Criatura e do Cosmos - não fazendo mais sentido em chamá-lo de "Todo" se algo não é mais parte dele.

A evolução é o telos da divindade. Da bactéria à razão humana, existe algo exterior ao sistema que torna difícil conciliar a imanência a qual El Elyon se refere.

Um panteísta diria que ilusão da separação é exatamente isso, uma ilusão. Uma criação egoica de uma consciência que se apega a noção de impermanência e separação.

Por isto, se por um lado não se pode separar criador e criação, é quase exasperador não entender os mecanismos da evolução, sem a ingerência de uma vontade exterior.

Como qualquer biólogo sabe relativamente bem, insistir na ingerência de uma "vontade exterior" é justamente não entender mecanismos evolutivos. Tente divorciar sua noção de evolução do Kardecismo, a começar.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #98 Online: 23 de Maio de 2016, 16:02:40 »

Tão genial que você a nega a seguir.  :) Remover o componente imanente do "Criador" o retira e separa da Criatura e do Cosmos - não fazendo mais sentido em chamá-lo de "Todo" se algo não é mais parte dele.

Seria extremado rigorismo a concepção de um "todo" absoluto, quando se especula sobre a dualidade criador e criação. No meu modo de ver, podemos distinguir duas fases deste todo: a criação vivente e a matéria pp. dita.
Consegue-se deste modo a percepção de que a divindade ou o Criador tem uma essência inabordável a qualquer cogitação pragmática, seja pela filosofia seja pela ciência.

Um panteísta diria que ilusão da separação é exatamente isso, uma ilusão. Uma criação egoica de uma consciência que se apega a noção de impermanência e separação.
Afirmar tal ilusão apenas pelo sentimento de  impermanência ou dissociação, é tal como se alguém apresentasse uma foto real e panorâmica da nossa galáxia.
Ele precisa estar fora da Galáxia para tal proeza. A noção de impermanência é consciencial, está nos substratos da mente; não é fruto do raciocínio especulativo.
Não é, portanto, suficiente para afirmar que a separação seria uma  ilusão.

Por isto, se por um lado não se pode separar criador e criação, é quase exasperador não entender os mecanismos da evolução, sem a ingerência de uma vontade exterior

Como qualquer biólogo sabe relativamente bem, insistir na ingerência de uma "vontade exterior" é justamente não entender mecanismos evolutivos. Tente divorciar sua noção de evolução do Kardecismo, a começar.

Este argumento é tipico do ceticismo. A evolução permanece como uma teoria extremamente racional e lógica, mas incompleta. Ela se fundamenta na seleção natural - a prevalência da genética melhor adaptada - e das mutações.
Particularmente esta última, as mutações, ocorrem ao acaso e sem nenhuma predisposição. A ciência não consegue por agora definir suas causas ou circunstâncias. Elas simplesmente ocorrem e geram especiações. É uma das principais lacunas da ciência, que gera para os céticos, o denominado, Deus das lacunas.
Então não se pode excluir de forma absoluta a possibilidade de uma ingerência exterior. E isto, meu caro El Elyon, nada tem a ver com o Kardecismo, embora este explique esta questão desde seus postulados mais básicos: o princípio inteligente na mônada de W. Leibniz.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #99 Online: 25 de Maio de 2016, 07:54:15 »

exatamente é isso o que eu acredito!
alguns ceticos refutam dizendo que se Deus é todos então ele não é ninguém,mas pelo contrario possui capacidade  de manifestar muitas personalidade com a particularidade de se manter consciente da existência de todas elas,  ele permite que elas "acreditem" ter vida própria,mas quem de fato esta no comando é ele, comparando é como se os orgãos do corpo acreditassem  possuir vida própria, só que o Deus consciente que pode interromper a existência deles é o cérebro.
se observasse bem o homem perceberia ser dual, ou seja somos formados por uma personalidade racional mecanica (que pode ser vista nos sonhos)e outra consciente, dai à alegoria  da consciência x diabo, id x superego.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!