Concordo com o Manhattan. A máquina de Guerra americana se tornou muito grande depois de Pealr Harbor. Era um país continental, com ilimitados recursos humanos e materiais, com pesquisa científica de ponta, meio longe da guerra, com uma enorme base industrial, que colocou 100% do país para trabalhar pela vitória.
Não sabia que os americanos eram tão fortes, por que eles não entraram na guerra desde o começo? Por que eles foram se meter com o Japão? ou eles só fizeram isso porque o Japão foi estúpido o suficiente pra atacar os EUA??
Os americanos não entraram na guerra porque a consideravam um conflito europeu. Defenderam seus aliados sem participar ativamente, até Pearl Harbor. Casualmente na primeira guerra também a maioria era contra a participação de Estados Unidos, até serem traídos (pelo telegrama ZImmerman, que mostrou à população americana que os alemães eram sim os inimigos e não seria possível ficar neutral).
Edit: esqueci de mencionar que havia motivos políticos, como o fato de não haver consenso para entrar no conflito, basicamente os americanos foram empurrados para a guerra pelos japs. A situação era cômoda, para quê entrar em conflito quando se poder ajudar, de longe, e ainda ver seus competidores se matarem entre eles ?
A marinha americana já era grande, ter entrado mais tarde na guerra lhes deu o poder necessário para ganhar no Pacífico. Até onde sei o maior poderio bélico era de equipamentos melhores, tanto armas quanto embarcações, além de superioridade logística (comunicação, além do fato que mencionou Dr Manhattan, códigos japoneses quebrados vs. a não quebra de códigos americanos).
Não lembro de números mas houve ilhas do Pacífico que custaram muitas vidas dos aliados, porque os japs construiam bunkers encima da cabeça de praia, dificultando a invasão. O fato de não prolongar a guerra foi a decisão de lançar as bombas atômicas.
Outra pergunta no mesmo assunto.
A URSS conseguiria resistir a ocupação alemã sem ajuda ocidental? Se resistisse de alguma forma, mesmo que parcialmente invadida, ela teria meios de empurrar os alemães de volta e dominar toda a Europa Oriental?
A URSS tinha o exército vermelho, e a falta de preocupação com baixas humanas. Lembre-se a ex- URSS tinha um regime que conseguiu matar 20 milhões de pessoas do próprio país, sem precisar de guerras. Deve ser difícil enfrentar um exército com essa sede de sangue.
Primeiro: a Rússia ficou invadida quase na sua totalidade ocidental, o problema alemão foi de logística, não conseguiram aguentar nas frentes e os principais exércitos foram privados de suprimentos; o esforço de mantê-los, longe dos centros, é que desgastou o Eixo, assim como o fato de ter bombardeado centros civis na Brã Bretanha para desmoralizar os ingleses, que teve o efeito contrário, deixá-los mais determinados -além de dar o tempo suficiente a reconstruir a aviação.
Segundo: os problemas internos políticos da antiga URSS não tem relação com a conquista do seu território. Nenhum governo é mais ou menos perverso do que o outro. O exército vermelho não tinha menos preocupação com as baixas, e sim tinha mais determinação eliminando territórios para qeu o inimigo tente avançar e fique deslocado; a estratégia foi similar a de 1812, tirando as proporções, mesmo assim estamos falando do maior dos estrategas modernos, Napoleão.
Ou seja, é uma estratégia que custa vidas e sacrifício, mas que funcionou com os dois maiores conquistadores modernos da Europa, então devemos reconhecer que estava certa.