Autor Tópico: Forças armadas na segunda guerra mundial  (Lida 5847 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Forças armadas na segunda guerra mundial
« Resposta #50 Online: 11 de Janeiro de 2012, 21:35:42 »
A guerra na Europa foi muito mais legal...
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #51 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:03:18 »
Pooooxa, não fala assim de Napoleão ! Foi o último grande estratega de nossos tempos. Como assim 'mandar um monte de gente para morrer' ? Para os termos da época era o contrário, economizava tropas usando-as de forma efetiva. E francês deveria se queixar no final da guerra, não houve outro momento da historia em que o exèrcito francês fosse tão valorizado, de onde você tirou essa conclusão ?
Do tipo de exército que invadiu Portugal depois que a corte fugiu para o Brasil*, e da queda de popularidade de Napoleão no final do império napoleonico.

*Tá no livro 1808.

O que você quer dizer com isso , Fabi ?

Napoleão passeou na península ibérica, praticamente não teve resistência, para quê enfrentar a corte portuguesa e ainda  Inglaterra ? Além disso, se leu o livro verá que o rei de Portugal estava flreteando com os dois, Inglaterra e França, só para ganhar tempo (além de ser um indeciso). E tirou partido disso.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #52 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:03:44 »

Ah, sim, foi super divertida !
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #53 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:52:37 »

Ah, sim, foi super divertida !

Já eu sempre fui fascinado pelos combates aeronavais do Pacífico. Talvez pelo fato de terem sido lutas mortais feitas com máquinas gigantes, em um cenário tropical belíssimo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:53:25 »
Impressionante como o palco europeu drena todo o deste da 2a guerra. Eu abri esse tópico justamente para entender a proporção da guerra no pacifico frente ao europeu.  Isso é que é eurocentrismo.

O teatro do Pacífico é bem diferente do europeu por especificidades geográficas e geomorfológicas. As principais escaramuças foram batalhas aero-navais baseadas em porta-aviões e os principais combates terrestres ocorreram nas Filipinas, Birmânia, Singapura, leste da China e em dezenas de pequenas ilhas, nas quais de destacam Iwo Jima, Guam, Nova Guiné e Fidji, entre outras.

A marinha japonesa era muito mais forte que qualquer outra participante da SGM, com exceção da estadunidense e da britânica, onde se destacavam os superencouraçados, como os da classe Yamato.

A Marinha era poderosa, a aviação era 70% da Alemã (mas inferior em qualidade).. O exército era muito poderoso mas não tenho ainda a comparação com o alemão.

Foi uma guerra de primeira magnitude.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:00:51 »
E .... Okinawa, a Stalingrado Japonesa (não no sentido de mudança de curso da guerra, mas de resistência e intensidade)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:03:53 »
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:34:44 »

Napoleão passeou na península ibérica, praticamente não teve resistência, para quê enfrentar a corte portuguesa e ainda  Inglaterra ? Além disso, se leu o livro verá que o rei de Portugal estava flreteando com os dois, Inglaterra e França, só para ganhar tempo (além de ser um indeciso). E tirou partido disso.
Eu quero dizer que Napoleão mandava as pessoas pra morrer mesmo, usava isso como estratégia. Por isso eu confundi as estratégias na hora que você falou de Napoleão.
Citação de: 1808
Napoleão gabava-se de conseguir repor as perdas nos campos de batalha ao ritmo de 30.000 soldados por mês. Em 1794, a França contava com 750.000 homens treinados, equipados e altamente motivados para a defesa das idéias difundidas pela Revolução. Isso lhe deu um exército  em escala nunca vista desde o Império Romano. O imperador era um general prático, frio e metódico. O que importava para ele era o resultado do conjunto de suas forças e não o destino individual do soldados que tombavam pelo caminho.
(...)
Portugal foi invadido por 50000 soldados franceses e espanhóis. Se quisesse, Dom João poderia ter resistido, com boas chances de vencer. Os soldados enviados por Napoleão eram, em sua maioria, novatos ou pertencentes a legiões estrangeiras que não tinham nenhum interesse em defender as ambições do imperador francês. Seu comandante, o general Jean Andoche Junot, era um oficial de segunda linha - bravo combatente, mas péssimo estrategista. Devido à falta de planejamento e à pressa com que a invasão foi decidida, ao chegar à fronteira de Portugal as suas tropas eram uma
legião maltrapilha e faminta.

Metade dos seus cavalos tinha perecido no caminho. Restavam apenas seis canhões. Dos 25000 soldados que deixaram a França, setecentos já tinham morrido sem entrar em combate. Um quarto da infantaria tinha desaparecido porque, no desespero para encontrar comida, os soldados haviam se afastado da coluna principal e se perdido.

(...)"Nossas roupas tinham perdido a cor e o formato. Meus dedos saíam das botas." "Sem cavalaria, artilharia, cartuchos, sapatos ou comida, cambaleando de fadiga, a tropa parecia mais a evacuação de um hospital do que um exército marchando triunfalmente para a conquista de um reino", anotou o historiador inglês Alan K. Manchester, ao descrever a invasão de Portugal.
Isso é uma grande estratégia?  :hein:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #58 Online: 12 de Janeiro de 2012, 02:28:22 »
Fabi, o único que indica é que Napoleão sabia tão bem que os portugueses sequer iam defender direito , que delegou a tarefa de forma errada- e mesmo assim o rei era tão covarde que estava se mandando...

As estratégias de Napoleão em batalha são estudadas até hoje; além de inaugurar o estudo da batalha como se conhece hoje, e de utilizar recursos modernos para a ápoca como a artilharia apoiando a infantaria, usava movimentos rápidos de suas tropas para vencer os flancos do inimigo, ou surpreendê-los andando kilómetros a mais para pegar o inimigo em terreno desfavorável -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Austerlitz
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2012, 03:52:08 »
Fabi, o único que indica é que Napoleão sabia tão bem que os portugueses sequer iam defender direito , que delegou a tarefa de forma errada- e mesmo assim o rei era tão covarde que estava se mandando...
Napoleão não pensou que o rei fugiria de Portugal e abandonaria todo o povo a própria sorte, pra mim parece que ele mandou essa tropa fraca porque foi as pressas.

As estratégias de Napoleão em batalha são estudadas até hoje; além de inaugurar o estudo da batalha como se conhece hoje, e de utilizar recursos modernos para a ápoca como a artilharia apoiando a infantaria, usava movimentos rápidos de suas tropas para vencer os flancos do inimigo, ou surpreendê-los andando kilómetros a mais para pegar o inimigo em terreno desfavorável -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Austerlitz
(Eu acho estratégias de guerra tão chatas quanto ver um filme em russo)
Mas mesmo que seja uma estratégia boa não significa que deve ser usada, não é um videogame, são vidas.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Janeiro de 2012, 04:21:15 »
Mas mesmo que seja uma estratégia boa não significa que deve ser usada, não é um videogame, são vidas.

Seja bem vindo ás sensibilidades do século XXI. Hoje a "grande preocupação" é não perder um grande número de soldados (Opinião Pública conta muito se você é uma democracia) - antes, a preocupação era causar a maior quantidade de mortes possíveis no oponente (ao menos até levar a rendição). Você acabou de demonstrar como os tempos mudaram.  :)

Contudo, "agradeça" a Napoleão, ele praticamente "inventou" as batalhas militares modernas, onde nações movem quase todas suas forças em exércitos "compactos" para batalhas envolvendo grandes números de pessoas. Assim como ele foi um dos grandes inovadores em logística e organização de pessoal.
"Make Money, Not War."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #61 Online: 12 de Janeiro de 2012, 08:37:12 »

Na 2GM as ditaduras achavam que uma democracia nao formaria um bom soldado, que seriam covardes  e que fugiriam no calor da batalha.

Quebraram a cara, nos exercitos ocidentais a guerra foi lutada por civis de farda que foram treinados pelos poucos militares profissionais e nao ficaram devendo em nada ao mais fanatico soldado de um regime totalitario

Sobre as estrategias, acham que os teoricos militares deram mais atençao as teorias de guerra total do Clausewitz do que o poupar vidas de Sun Tzu ou Napoleao.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #62 Online: 12 de Janeiro de 2012, 10:00:48 »

Na 2GM as ditaduras achavam que uma democracia nao formaria um bom soldado, que seriam covardes  e que fugiriam no calor da batalha.

Quebraram a cara, nos exercitos ocidentais a guerra foi lutada por civis de farda que foram treinados pelos poucos militares profissionais e nao ficaram devendo em nada ao mais fanatico soldado de um regime totalitario

Sobre as estrategias, acham que os teoricos militares deram mais atençao as teorias de guerra total do Clausewitz do que o poupar vidas de Sun Tzu ou Napoleao.

E com isso voltamos ao começo do tópico: ao planejar a guerra com os americanos, os estrategistas japoneses pensaram de forma bem "clausewitziana": o desejo deles era forçar os americanos a lutar uma batalha decisiva, na qual, eles esperavam, os ianques sofreriam uma perda tão grande que os forçariam a negociar a paz. Ou seja, a guerra como política por outros meios, bem como diz o livro. O ataque a Pearl Harbor serviria como um nivelador, aproximando ou reduzindo o poderio naval americano ao do japonês, dando tempo para o Império conseguir acesso a fontes de petróleo e carvão. Atacar Midway seria o pretexto para a Grande Batalha Decisiva. Só faltou combinar com o João :).  Dito de outra forma, os japoneses não contavam com: (a) a determinação dos americanos de lutar*, (b) sua enorme capacidade industrial e (c) o valor do soldado americano.** Eu costumo dizer que o Império do Sol Nascente entrou naquela briga pensando em empatar, o que já era um mau sinal.

*A opinião pública americana não queria entrar na guerra. Mas depois que eles "foram entrados" ela quis lutar até o fim.
**Os japoneses desprezavam os soldados ocidentais de um modo geral e esse preconceito nublou sua visão em diversos momentos. Yamamoto era um dos poucos líderes que sabiam com quem estavam se metendo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Janeiro de 2012, 10:21:22 »
Os cidadãos americanos realmente não queriam entrar na guerra. Roosevelt queria, ele sabia que precisava entrar.

Para eles, de maneira MUITO compreensível, porque tenho que perder 1M de vidas em um lugar onde se matam há séculos? Para eles, corretamente, era um conflito europeu com atores europeus.

Roosevelt sabia o impacto de uma vitória alemã para os EUA e daí seu desejo de participar. Japoneses fizeram um serviço a eles.

Interessante que a após Pear Harbor, a Inglaterra declarou guerra ao Japão antes mesmo dos EUA. São atos e histórias em comum que unem os países até hoje.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #64 Online: 12 de Janeiro de 2012, 15:24:19 »
Outro ato heróico pelo qual admiro a coroa britânica foi o fato de se negar a transferir a coroa para o Canadá como foi oferecido; os membros da coroa sofreram o intenso bombardeio junto com os civis, e inclusive membros da coroa lutaram (homens) ou ajudaram na enfermaria (mulheres) de unidades hospital atendendo os combatentes feridos.

São esses os valores que fazem a diferença.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #65 Online: 12 de Janeiro de 2012, 15:37:57 »
Napoleão não pensou que o rei fugiria de Portugal e abandonaria todo o povo a própria sorte, pra mim parece que ele mandou essa tropa fraca porque foi as pressas.

(Eu acho estratégias de guerra tão chatas quanto ver um filme em russo)

Fabi, você não pode julgar os fatos pela sua visão hoje, e muito menos não usar uma estratégia bélica porque são vidas humanas, isso é tão absurdo quanto julgar um peixe porque não voa (ops, há peixes que voam!)

Por outro lado não entendo aonde quer chegar: quer desvalorizar a estratégia russa porque são comunistas, e para isso quer menosprezar os feitos militaresde ... Napoleão ? O seu preconceito contra o comunismo vai longe, hein ? ;)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #66 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:16:26 »
Fabi, você não pode julgar os fatos pela sua visão hoje, e muito menos não usar uma estratégia bélica porque são vidas humanas, isso é tão absurdo quanto julgar um peixe porque não voa (ops, há peixes que voam!)
Posso, eu não sou muito relativista com certas questões. Nunca, nem há 2 mil anos atrás, eu acharia o estupro (estratégia de guerra) uma coisa certa, por exemplo.
Por outro lado não entendo aonde quer chegar: quer desvalorizar a estratégia russa porque são comunistas, e para isso quer menosprezar os feitos militaresde ... Napoleão ? O seu preconceito contra o comunismo vai longe, hein ? ;)
Desvalorizar não, só saber a importância do stalinismo (e o comunismo) naquele cenário de guerra. Se não fosse o exército vermelho (sob o comando de Stalin) o que teria acontecido? As coisas seriam iguais? Os russos teriam derrotado os alemães?

E não tenho preconceito contra o comunismo, o Japão não era comunista e eu considero a mentalidade dele naquela época tão tosca quanto da ex-URSS. E o que dizer dos nazistas alemães? :tedio:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Janeiro de 2012, 18:29:27 »

Eu quero dizer que Napoleão mandava as pessoas pra morrer mesmo, usava isso como estratégia. Por isso eu confundi as estratégias na hora que você falou de Napoleão.
Citação de: 1808
Napoleão gabava-se de conseguir repor as perdas nos campos de batalha ao ritmo de 30.000 soldados por mês. Em 1794, a França contava com 750.000 homens treinados, equipados e altamente motivados para a defesa das idéias difundidas pela Revolução. Isso lhe deu um exército  em escala nunca vista desde o Império Romano. O imperador era um general prático, frio e metódico. O que importava para ele era o resultado do conjunto de suas forças e não o destino individual do soldados que tombavam pelo caminho.
(...)
Portugal foi invadido por 50000 soldados franceses e espanhóis. Se quisesse, Dom João poderia ter resistido, com boas chances de vencer. Os soldados enviados por Napoleão eram, em sua maioria, novatos ou pertencentes a legiões estrangeiras que não tinham nenhum interesse em defender as ambições do imperador francês. Seu comandante, o general Jean Andoche Junot, era um oficial de segunda linha - bravo combatente, mas péssimo estrategista. Devido à falta de planejamento e à pressa com que a invasão foi decidida, ao chegar à fronteira de Portugal as suas tropas eram uma
legião maltrapilha e faminta.

Metade dos seus cavalos tinha perecido no caminho. Restavam apenas seis canhões. Dos 25000 soldados que deixaram a França, setecentos já tinham morrido sem entrar em combate. Um quarto da infantaria tinha desaparecido porque, no desespero para encontrar comida, os soldados haviam se afastado da coluna principal e se perdido.

(...)"Nossas roupas tinham perdido a cor e o formato. Meus dedos saíam das botas." "Sem cavalaria, artilharia, cartuchos, sapatos ou comida, cambaleando de fadiga, a tropa parecia mais a evacuação de um hospital do que um exército marchando triunfalmente para a conquista de um reino", anotou o historiador inglês Alan K. Manchester, ao descrever a invasão de Portugal.
Isso é uma grande estratégia?  :hein:

Fabi, a estratégia de invasão de Portugal foi de Junot e não de Napoleão (que não participou do evento). Assim como a Segunda Invasão foi obra de Soult (e foi por culpa dele que foram pegos no Porto, mas sua retirada foi brilhante - parte por culpa da estupidez de parte do exército britânico).

Quanto às baixas, você tem que levar em consideração o contexto da guerra do início do século XIX. Usava-se o mosquete que era tão impreciso que se você ficasse a cinquenta passos de alguém que disparasse em sua direção era muito provável que você escapasse. Para suprir essa deficiência, o combate era com forças em linha, um ao lado do outro, disparando em conjunto. Somente a primeira fila (e, algumas vezes, a segunda) podia disparar, o restante servia apenas como massa para empurrar para frente e para substituir os que caíssem nas primeiras filas. O problema é que, como era uma massa compacta de homens, uma única bala de canhão ou uma metralha disparada por canhão já abria enormes brechas. Mas era a única forma de ganhar uma batalha na época e também sobreviver: soldados afastados dos grupos eram presas fáceis para a cavalaria. O soldado só podia disparar uma a três vezes, depois era uma luta de baionetas. Sem isso em mente, não se pode criticar Napoleão.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #68 Online: 12 de Janeiro de 2012, 22:05:10 »
Posso, eu não sou muito relativista com certas questões. Nunca, nem há 2 mil anos atrás, eu acharia o estupro (estratégia de guerra) uma coisa certa, por exemplo.

Você pode ter os juízos de valor que quiser, mas não julgar se a estratégia é eficiente ou não pela sua relativa moralidade comparando com os seus valores atuais.

Citação de: Fabi
Desvalorizar não, só saber a importância do stalinismo (e o comunismo) naquele cenário de guerra. Se não fosse o exército vermelho (sob o comando de Stalin) o que teria acontecido? As coisas seriam iguais? Os russos teriam derrotado os alemães?

E não tenho preconceito contra o comunismo, o Japão não era comunista e eu considero a mentalidade dele naquela época tão tosca quanto da ex-URSS. E o que dizer dos nazistas alemães? :tedio:

Em questões de estratégia Stálin copiou a estratégia dos militares do czar, recuar para resistir. Talvez fez isso como última medida, porque ainda confiava que seu inimigo era a Inglaterra e não Alemania (afinal, tinham firmado um tratado de paz mútua). Resistiu nos centros importantes para causar as baixas necessárias e fazer com o tempo se virasse contra o agressor; quando sabiam que iam perder um território, evacuavam a população e queimavam tudo, assim o deslocamento das tropas era cada vez maior. Quando estavam num centro importante resistiam como podiam para desgastar o inimigo, que podia ter melhores armamentos, mas que não conseguiria vencer os incontáveis contingentes russos. Isso significa que Stálin errou ao confiar em Hitler, mas acertou em seguir os preceitos de seu alto comando, que fazia a mesma leitura que seus predecessores.

Tudo leva a crer também que os nazistas (ou Hitler) pensavam que a massa de trabalhadores renegaria o comunismo e ajudaria os alemães, o que pode parecer absurdo hoje, mas na época não era; o que aconteceu obviamente foi o contrário, o aumento do sentimento de pátria russa que ajudou a URSS a sentir que era possível ser (novamente) um império. A estratégia alemã era de um ataque frontal e rápido conquistando os maiores centros, impedindo os russos de se organizarem. Mas Leningrado resistiu e balançou a guerra para uma guerra de cercos que era tudo de ruim para a Alemania, pois não se pode manter uma guerra longa com um país de tamanha extensão (quem jogou WAR sabe disso !), e muito menos de estradas ruins e invernos longos.

A minha leitura é que os russos ganharam porque são russos. Inclusive passaram a se sentir URSS após a guerra e diria até pela guerra, pois passaram a anexar territórios no fim da guerra, somente freados pelas forças da França, Inglaterra e EUA.

A guerra facilitou o desenvolvimento do comunismo por ter desenvolvido como nunca a máquina de guerra que seria depois, e ainda ajudou no sentimento de união para combater um inimigo comum, que tanto URSS como EUA utilizaram na guerra e que virou esse monstro chamado 'Guerra Fria'. A militarização do Estado foi uma consequência inevitável e o sentimento de que a URSS deveria libertar o resto do mundo do jugo do capitalismo alimentou esse monstro pelo resto do século.

--
Si hemos de salvar o no,

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:11:23 »
Penso que  Inglaterra foi crucial para "segurar"  a Alemanha até que os EUA entrassem na guerra.....Fosse ela fácil como Polonia, e França, as coisas teriam sido muito diferentes....
A campanha no norte da africa tb foi fator de desequilibrio.

Sim, a batalha pelo noste da África foi crucial, já que era o acesso ao petróleo do Oriente Médio que estava em questão (A máquina de guerra alemã dependia do óleo e esta não tinha fontes suficientes para sustentar a guerra por muito tempo). O papel da Inglaterra foi essencial tanto no controle aeronaval do Mediterrâneo (dificultando os suprimentos do Eixo para o norte africano) quanto na contenção e posterior derrota em terra imposta ao exército alemão.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:16:50 »
Pooooxa, não fala assim de Napoleão ! Foi o último grande estratega de nossos tempos. Como assim 'mandar um monte de gente para morrer' ? Para os termos da época era o contrário, economizava tropas usando-as de forma efetiva. E francês deveria se queixar no final da guerra, não houve outro momento da historia em que o exèrcito francês fosse tão valorizado, de onde você tirou essa conclusão ?
Do tipo de exército que invadiu Portugal depois que a corte fugiu para o Brasil*, e da queda de popularidade de Napoleão no final do império napoleonico.

*Tá no livro 1808.

D. João não flertava seriamente com a França, era tudo jogo de cena combinado com a Inglaterra para ganhar tempo. É isso o que o livro fala.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:20:25 »
A inglaterra declarou guerra à alemanha em setembro e passou por quase dez meses no que chamaram de "phoney war" porque não houve um tiro sequer.

Quando a guerra começou mesmo para valer, a Inglaterra se viu em alguns de seus piores momentos  perdendo navios, batalhas e retiradas desastradas, que culminaram na renuncia de chamberlain.

Antes de qualquer envolvimento na Africa houve a batalha da GB, esse sim o cartão de visita do império na segunda guerra mundial e onde definitivamente Hitler, depois de pensar que estava lidando com "gerações de ricos inúteis",  foi lembrado do porquê a Inglaterra era uma potencia mundial.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:20:56 »
droga olha eu falando sobre o teatro europeu... O assunto é pacíficooooo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:29:58 »
droga olha eu falando sobre o teatro europeu... O assunto é pacíficooooo

O teatro do pacífico impressiona pela vastidão da área envolvida (vide a distância entre Japão, Guadalcanal e Midway, por exemplo)  e pelo fato de ser uma batalha quase 100% aeronaval, com pouquíssimos pontos de terra firme sendo acirradamente disputados.

Alguém já parou para pensar qual seria o resultado da guerra se Alemanha e Japão tivessem acesso a fontes abundantes de petróleo?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #74 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:45:50 »
Você pode ter os juízos de valor que quiser, mas não julgar se a estratégia é eficiente ou não pela sua relativa moralidade comparando com os seus valores atuais.
Mas eficiente é diferente de aplicável.
Em questões de estratégia Stálin copiou a estratégia dos militares do czar, recuar para resistir. Talvez fez isso como última medida, porque ainda confiava que seu inimigo era a Inglaterra e não Alemania (afinal, tinham firmado um tratado de paz mútua).
E se não fosse Stalin no poder? E se a Rússia fosse capitalista, ela se aliaria a Hitler? Ou formaria uma aliança com os outros no começo da guerra?
Tudo leva a crer também que os nazistas (ou Hitler) pensavam que a massa de trabalhadores renegaria o comunismo e ajudaria os alemães, o que pode parecer absurdo hoje, mas na época não era; o que aconteceu obviamente foi o contrário, o aumento do sentimento de pátria russa que ajudou a URSS a sentir que era possível ser (novamente) um império.
Esse sentimento de pátria não era por causa do regime totalitário de Stalin?

A minha leitura é que os russos ganharam porque são russos. Inclusive passaram a se sentir URSS após a guerra e diria até pela guerra, pois passaram a anexar territórios no fim da guerra, somente freados pelas forças da França, Inglaterra e EUA.
O regime stalinista, com suas propagandas, não fortaleceu o sentimento de pátria que os russos tinham quando enfrentaram os nazistas?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!