Fabi, você não pode julgar os fatos pela sua visão hoje, e muito menos não usar uma estratégia bélica porque são vidas humanas, isso é tão absurdo quanto julgar um peixe porque não voa (ops, há peixes que voam!)
Posso, eu não sou muito relativista com certas questões. Nunca, nem há 2 mil anos atrás, eu acharia o estupro (estratégia de guerra) uma coisa certa, por exemplo.
Você pode ter os juízos de valor que quiser, mas não julgar se a estratégia é eficiente ou não pela sua relativa moralidade comparando com os seus valores atuais.
Por outro lado não entendo aonde quer chegar: quer desvalorizar a estratégia russa porque são comunistas, e para isso quer menosprezar os feitos militaresde ... Napoleão ? O seu preconceito contra o comunismo vai longe, hein ? 
Desvalorizar não, só saber a importância do stalinismo (e o comunismo) naquele cenário de guerra. Se não fosse o exército vermelho (sob o comando de Stalin) o que teria acontecido? As coisas seriam iguais? Os russos teriam derrotado os alemães?
E não tenho preconceito contra o comunismo, o Japão não era comunista e eu considero a mentalidade dele naquela época tão tosca quanto da ex-URSS. E o que dizer dos nazistas alemães?
Em questões de estratégia Stálin copiou a estratégia dos militares do czar, recuar para resistir. Talvez fez isso como última medida, porque ainda confiava que seu inimigo era a Inglaterra e não Alemania (afinal, tinham firmado um tratado de paz mútua). Resistiu nos centros importantes para causar as baixas necessárias e fazer com o tempo se virasse contra o agressor; quando sabiam que iam perder um território, evacuavam a população e queimavam tudo, assim o deslocamento das tropas era cada vez maior. Quando estavam num centro importante resistiam como podiam para desgastar o inimigo, que podia ter melhores armamentos, mas que não conseguiria vencer os incontáveis contingentes russos. Isso significa que Stálin errou ao confiar em Hitler, mas acertou em seguir os preceitos de seu alto comando, que fazia a mesma leitura que seus predecessores.
Tudo leva a crer também que os nazistas (ou Hitler) pensavam que a massa de trabalhadores renegaria o comunismo e ajudaria os alemães, o que pode parecer absurdo hoje, mas na época não era; o que aconteceu obviamente foi o contrário, o aumento do sentimento de pátria russa que ajudou a URSS a sentir que era possível ser (novamente) um império. A estratégia alemã era de um ataque frontal e rápido conquistando os maiores centros, impedindo os russos de se organizarem. Mas Leningrado resistiu e balançou a guerra para uma guerra de cercos que era tudo de ruim para a Alemania, pois não se pode manter uma guerra longa com um país de tamanha extensão (quem jogou WAR sabe disso !), e muito menos de estradas ruins e invernos longos.
A minha leitura é que os russos ganharam porque são russos. Inclusive passaram a se sentir URSS após a guerra e diria até pela guerra, pois passaram a anexar territórios no fim da guerra, somente freados pelas forças da França, Inglaterra e EUA.
A guerra facilitou o desenvolvimento do comunismo por ter desenvolvido como nunca a máquina de guerra que seria depois, e ainda ajudou no sentimento de união para combater um inimigo comum, que tanto URSS como EUA utilizaram na guerra e que virou esse monstro chamado 'Guerra Fria'. A militarização do Estado foi uma consequência inevitável e o sentimento de que a URSS deveria libertar o resto do mundo do jugo do capitalismo alimentou esse monstro pelo resto do século.