"Por que" essa figura de "pai do Povo" do Fidel me lembra tanto a do porco stalinista do Stalin*?
E "por que" me lembra tanto um livro do Lênin chamado Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo?
Existem certos pré-requisitos, se você quer encaminhar uma revolução nos moldes de Marx a um destino interessante. Um deles é um proletariado definido como classe social. Coisa que não existia em Cuba, essencialmente campesina. O outro é que esse proletariado seja instruído o suficiente para conseguir se auto-governar ( desejoso de tal), coisa que mesmo o nascente proletariado cubano não tinha. Sem esses dois pré-requisitos, a vanguarda partidária, ao invés de guiar a revolução, toma-a para si, para seus próprios fins, gerando assim uma casta de dirigentes que, obviamente, vai governar em causa própria, trair a revolução e foder com a porra toda.**
A gente deve lembrar que o plano de transição feito por Marx - em especial, o MPC - focava Prússia, França e Inglaterra. Não Rússia. Não Cuba.
[E nem Brasil. PSTU, tô falando contigo, só pegar meia dúzia de Moreno e tacar no Marx não ajuda grandes coisas.]
Em países diferentes, é necessário planos de transição completamente diferentes, pois as condições são diferentes. Por que Bakunin foi quase profético, no que se refere à URSS, quando disse que a ditadura do proletariado podia ser tão opressora quanto o sistema político e econômico anterior? Simples, porque ele conhecia as condições políticas, sociais e econômicas da Rússia melhor que Marx.
A dita da blogueira é meio... meio 'lerdinha', né? As pérolas que o Daniel colou aí chegam a ser hilárias.
O Morais está, na minha opinião, em seu direito de não mexer um palito, e concordo com ele quanto a isso. Mas por outros motivos:
1. Se é necessário 'mexer palitos', é porque a coisa tá feia e não pode ser feita por cima dos panos, coisa que o Morais não quis admitir;
2. É de se ter chiliques só com a menção de precisar de bur[r]ocracia para se
entrar em um país, quanto mais para sair*³;
3. A garota tá só procurando fama. Ela não está preocupada com o povo cubano ou algo do tipo.
Ah, e uma que vocês não notaram... que legal, o Hemisfério Sul é tão grandioso que chega até Cuba!

* Repetição repetida propositadamente proposital.
** Desculpem pela expressão, mas foi a única que encontrei pra completar o sentido da frase...
*3 Trotskii concorda comigo.