Tenho a impressão que ultimamente, no Brasil, a definição de esquerda e direita é a seguinte:
* Esquerda: qualquer um que apresente simpatia pelo PT ou que o PT apresente simpatia a.
*Direita: qualquer um que não goste do PT ou que PT desgoste.
O PT pode ser chamado de "esquerda vazia"?
Pelo coeficiente de Gini, o Brasil eh o terceiro pior pais do mundo no que toca a desigualdade social.
A centralização de terras no Brasil remete aos tempos da colonia...
Quando o Brasil era governado por Goulart, nossa democracia era, de certa forma, pautada nos anseios dos movimentos sociais, tendo em seu principal as Ligas Camponesas, que queriam a reforma agraria. Medida essa, básica, por isso chamada de "de base". Alem disso, as necessidades de reformas no campo politico, urbano e educacional completavam as medidas chamadas "REFORMAS DE BASE".
O golpe de 1964 mudou essa cena, e instalou uma ditadura do governo de "direita conservadora" - Um Estado liberal, conservador - sem espaço para novos direitos civis, e os movimentos sociais eram encarados como "ameaça comunista". Nao eh necessário dizer que não houve progresso no que toca as questões sociais nessa época.
Acontecida a redemocratização, o Brasil se transformou em uma democracia liberal - e não demorou para ser governado por partidos de direita liberal. Sem atenção para as necessidades sociais ou para as reformas de base, esses governos trataram de transformar o pais em uma sociedade capitalista. Começou com Collor, foi continuado por Itamar Franco e se concretizou com FHC.
Obviamente, as questões sociais foram esquecidas. Isso contribuiu para a organização de uma esquerda organizada, em volta do líder sindicalista Lula. Líder, alias, de um grupo de sindicatos, no ABC, que representava uma grande oposição as politicas neoliberais, conseguindo, inclusive, muitas conquistas para os trabalhadores na época.
Em torno da esquerda do MDB, dos sindicatos do ABC, e de movimentos esquerdistas da Igreja Católica, o PT cresceu. Ate que chegou ao poder, prometendo acabar com a corrupção, com a pobreza e nossos problemas sociais.
9 anos depois da "esquerda" no poder, devemos perguntar: O que mudou? O PT não apresentou um programa eficiente (e muito menos bem-pensado) contra a centralização de terras, o chamado "Fome Zero" foi uma piada: totalmente desorganizado, e a fome, depois dele, nem sequer esta perto do zero.
As únicas coisas das quais o PT pode se orgulhar são o bolsa-família (que o mesmo criticou) e a modernização do Nordeste brasileiro.
Fora isso, a centralização de terras continua absurda. A de riquezas vai pelo mesmo caminho. A erradicação da fome não saiu do papel.
Os sindicatos do ABC, que antes representavam os trabalhadores, hoje fazem acordos ridículos com o patronato.
As greves do judiciário, dos correios e da PM, independentes do PT, foram repudiadas.
O que essa esquerda faz no poder? Conta carneirinhos?
Por isso chamo o PT de "esquerda vazia". Pegou o Brasil como uma sociedade capitalista e, quando sair do poder, vai ter deixado o Brasil tao capitalista quanto antes.
Ou os sindicatos do ABC voltam a adotar uma politica em favor dos trabalhadores, ou cai fora. O mesmo vale para o PT.