"Regimes comunistas". Ei, moderas, posso inserir um facepalm.jpg aqui?
As revoluções em Cuba, China, Coréia chinesa, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e outros tentaram implantar socialismo, ou ditadura do proletariado. E não comunismo.
Segundo Marx [o que essas revoluções usaram como base], primeiro vem "capitalismo", depois vem "socialismo", depois vem "comunismo", que é só outro nome para "anarquia com propriedade coletiva da produção".
Nenhum destes governos diz que são países comunistas, e sim que são países socialistas se encaminhando ao comunismo. Portanto, enquanto chamar tais governos de socialistas ou "socialistas" ou "nheconhecoístas" dá pano pra muuuuuuuita discussão, chamar um governo de comunista é um oxímoro e pedir pra confundir trocentos conceitos diferentes. Está claro isso?
DDV, você leu ao menos o Panfletão/Manifesto do Partido Comunista?
Mas, vamos responder à sua pergunta. Isso é característico das ditaduras em geral e bastante independente de sistema econômico. E as ditaduras que permitem sair, normalmente, não permitem voltar. Motivo? Se a pessoa sai e volta, ela vai ver como [insira qualquer ditadura aqui] transformou o país em uma bosta.
Tópico respondido? Se sim, ótimo, vamos transformá-lo em mais um tópico de socialismo vs. capitalismo vs. comunismo vs. anarquismo vs. nheconhecoísmo vs. blablablaísmo.