O Klaus tem razão. Cuba e outros países socialistas não são uma merda, porque da merda você ainda tem chance de sair...
Pois é, o pessoal que eu conheço deve ter se teletransportado... No mínimo.
Bom, cansei. Prefiro discussão pautada na seriedade.
Abraços!
Você há de convir que "as pessoas que você conhece"não é lá uma amostragem muito significativa... e além disso, é público e notório que Cuba e demais países socialistas dificultam ou impedem a saída de seus habitantes, e seus conhecidos são a exceção e não a regra. Se o país é tão bom, qual o motivo deste impedimento?
E desculpe se isto te ofende, mas um país que impede seus próprios cidadãos de saírem dele é uma merda mesmo, e das bem fedidas. Pode não ser uma qualificação muito séria, mas resume bem a situação.
Aliás, não sei porque tanto mimimimi por causa da palavra "merda", que no contexto do tópico é apenas uma forma de expressão para um país muito ruim de se viver. Se dissermos que países socialistas são fezes, melhora?
E qual seria a sua amostragem? A jornalista cubana que teve seu pedido negado 20 vezes e que foi repetidamente noticiado pela Globo? Amostragem por amostragem acho que estamos quites.
Esportistas cubanos, exilados americanos, pessoas que atentam a travessia em balsas improvisadas e etc?
Pessoas de balsa? São pessoas pobres buscando melhores condições de vida. Se assim for, posso considerar os milhares de brasileiros que vivem no exterior? É notório por acaso que o Cuba tenha fuga de cérebros? Você pega exemplos esparsos que são propositalmente noticiados pela Imprensa brasileira e que elevar o valor disso a uma amostragem?
Qual é sua explicação para as fugas de atletas cubanos que acontecem em todas competições internacionais? Vc disse que os fugitivos são pessoas pobres que buscam melhores condições de vida, mas e quanto aos atletas que representam Cuba?
E uma coisa que sempre pergunto aos defensores dos Castro, mas nunca respondem:
Vc sabe pelo próprio Raul Castro que 50% das terras cultiváveis de Cuba estavam ociosas apesar de um racionamento de alimentos que dura 50 anos seguidos e que agora estão sendo entregues a produtores privados, isso foi dito por ele mesmo.
Vc sabe que a partir do momento que ele assumiu o poder passou a permitir itens que eram proibidos por lá, tais como simples panelas de pressão, celulares, computadores etc, coisa que existem aqui há décadas.
A existência de terras ociosas em meio a um racionamento prolongado não é a prova da incompetência dos Castro? E a permissão da venda de produtos citados acima não é a prova de que não existiam antes na ilha simplesmente pela idiotice dele já que o embargo americano que era usado como desculpa para a falta de produtos básicos ainda não acabou?
Vc conhece qualquer candidato que concorreu contra Fidel em uma eleição nos últimos 50 anos? Apenas um, se souber cite o nome.