As pessoas (ou seus pais) não precisam pagar nada ao estado? 
A tributação nos países comunistas pode chegar a 90% (como na China antes de 1978). Em Cuba, nem a gorjetinha que os motoristas recebem dos turistas é liberada...
No fundo, o que isso seria tão diferente daquilo que falei? Aliás, onde eu disse que ninguém paga nada ao Estado? Talvez eu tenha respondido de uma maneira meio superficial, vou tentar deixar a coisa mais clara. Veja só, o Estado fornece educação gratuita a todos (até o nível superior), saúde gratuita, moradia e etc. Para bancar isso é óbvio que ele vai exigir algo em troca. E aliás, até por isso que ele impede as pessoas de sair: para fazer que com seu trabalho elas retribuam ao Estado o que o Estado gastou com elas. Se fosse permitido emigrar, haveriam menos pessoas a "colaborar" com o funcionamento do Estado.
Confesso que não captei seu ponto, ainda mais que (no meu entender) 1- o estado não é "dono" das pessoas e 2- ninguém pode contrair dívidas sem querer ou sem a sua prévia aprovação.
O ponto não é esse. Paga-se impostos para usufruir dos benefícios públicos, certo? Agora vamos reduzir a questão a um indivíduo recém-nascido. Ele usufruirá de todos esses serviços por muito tempo antes de começar a pagar por ele na forma de impostos deduzidos da renda dele. Diz-se que é a sociedade como um todo que paga para que ele possa desfrutar desses serviços. O que os países comunistas dizem é que se o Estado lhe concedeu livre acesso a todos esses serviços e, agora você está em idade de trabalhar, deve compensar a sociedade via Estado por tudo aquilo que recebeu, por isso não pode ir embora.
Se o regime exigir que os indivíduos paguem pelos serviços usados para poderem deixar o país, o regime automaticamente teria que devolver os impostos que estes indivíduos pagaram.
Alguma observação?
E no caso dos impostos que o indivíduo pagou não bancarem os serviços usados?
Veja só DDV, o que está em questão aqui não é o certo ou errado, mas o que aquele que está no poder acha que é certo ou errado (aliás, é quase sempre assim não?). E o que ele acha é o que ele vai fazer.