Percebi muitos comentários dizendo "para não descobrir a merda em que vivem". Posso arriscar sem medo de errar que todos, ou pelo menos a maioria desses comentários, partiram de pessoas que sequer conhecem países assim. Conheci muitas pessoas de Cuba e não vi um nativo (dos que conheci) falar mal de seu país. Pelo contrário, eles vêem as medidas políticas como proteção natural ao poder econômico capitalista.
Eu não conheço nenhum chinês na minha vizinhança, portanto é mentira que eles correspondem a 1/6 da população do mundo.

Agora sério: não sei se eu já disso isso neste tópico, mas tive amizade, travei conhecimento ou já conversei com: inúmeros russos, chineses, romenos, búlgaros, bósnios, sérvios, tchecos, poloneses, ucranianos, moldavos, um usbeque e alguns húngaros. Todos, menos um deles, disseram que a vida sob o comunismo era uma
grande merda*. A única vantagem era que não faltavam empregos. E no caso dos russos, há uma certa saudade da influência de seu país no mundo na época. Mas isso não diminuía o caráter fecal da sua sociedade. Na opinião deles.
*A exceção era uma bósnia cuja família foi morta na guerra após a dissolução da Iugoslávia.