Autor Tópico: O maior brasileiro de todos os tempos  (Lida 23900 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O maior brasileiro de todos os tempos
« Resposta #125 Online: 10 de Outubro de 2012, 11:55:08 »
Silvio Santos ajudou mais gente do que Chico Chavier. :)

Depende no que tu considera ajuda! Uma mãe desesperada pela morte de um filho não se sente consolada pagando em dia seu carne do baú da felicidade....se é que me entendes.

Citação de: _Juca_
Mesmo sendo altruísta era um charlatão.

Mas o que chamou a atenção do público foi justamente seu altruísmo e quanto ao charlatanismo....são pontos de vista diferentes amigão, a unanimidade da população tem crença no sobrenatural. Nem preciso lembrar Nelson Rodrigues neste caso, né?  :wink:

E se a unanimidade tem crença, essa é automaticamente verdadeira? É justo consolar uma pessoa na hora de sua maior dor com uma mentira?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #126 Online: 10 de Outubro de 2012, 11:58:06 »
Price, entenda, nossos sentidos são ludibriados o tempo todo e isto faz nossa realidade ter algum sentido. No caso de alguém inconformado com alguma situação, podendo amenizar seu desconforto acreditando, mesmo no mais absurdo que for, para seguir em frente com sua vida, não tem prêmio em valores materiais que se compare. Já testemunhei isto e concluí que para algumas pessoas, a fantasia é o melhor remédio. :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #127 Online: 10 de Outubro de 2012, 12:01:31 »
Citação de: Gigaview
Pegação nenhuma. Cesar Lattes era doido mesmo. Triste verdade.

Gostaria de alguma porcentagem desta "doidura". Poderia estar agora no CERN e não trabalhando de frentista. Mas entendi sua colocação amigo Giga  :ok:

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #128 Online: 10 de Outubro de 2012, 12:02:19 »
Esse país é uma piada(que novidade), colocar um charlatão como maior brasileiro de todos os tempos reflete o reflexo da alienação dos macacos desse país(que também não é novidade). me decepciono cada vez mais com esse país, que esta a no minimo 500 anos de se tornar uma civilização(civilizada).
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 10 de Outubro de 2012, 12:23:19 »
Esse país é uma piada(que novidade), colocar um charlatão como maior brasileiro de todos os tempos reflete o reflexo da alienação dos macacos desse país(que também não é novidade). me decepciono cada vez mais com esse país, que esta a no minimo 500 anos de se tornar uma civilização(civilizada).

Quando vejo preconceito igual ao seu, quase que eu acredito nisso...

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #130 Online: 10 de Outubro de 2012, 12:34:55 »
preconceito não, realidade, se a realidade doe feche os olhos e viva e se revire na merda e de risada por isso.
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #131 Online: 10 de Outubro de 2012, 14:08:01 »
Mas o que chamou a atenção do público foi justamente seu altruísmo e quanto ao charlatanismo....são pontos de vista diferentes amigão, a unanimidade da população tem crença no sobrenatural. Nem preciso lembrar Nelson Rodrigues neste caso, né?  :wink:

Correio, só algumas ressalvas:

01 - O uso da palavra "unanimidade" associada a "população", nesse caso, está equivocado. E todos os foristas que desacreditam em qualquer coisa paranormal, onde ficam nessa unanimidade? (Nem vou entrar na questão da validade e da relevância de qualquer unanimidade).

02(a) - Charlatanismo não é um questão de opinião, na realidade é uma questão bem prática. Charlatanismo, por definição, é enganar através da palavra e/ou fazer uso de qualquer prática pseudocientífica para enganar outras pessoas e obter algum benefício. Chico Xavier fazia exatamente isso, independente de ter oferecido algum conforto para desesperados, de ter gasto parte dos recursos que obteve em filantropia e de você ter alguma simpatia ou admiração por ele.

02(b) - Para complementar; a palavra charlatanismo também está ligada ao exercício ilegal da medicina, o curandeirismo. E, como sabemos, o espiritismo tem um histórico bastante expressivo na prescrição de "remédios", tratamentos e cirurgias astrais, além de outros métodos sem nenhuma comprovação científica. Inclusive, o próprio Chico Xavier escreveu um livro chamado "Eurípedes: o Homem e a Missão", exaltando as qualidades mediúnicas de Eurípedes Barsanulfo, que  chegou a sofrer um processo pela prática de medicina ilegal, porque prestava atendimentos médicos com o suposto auxílio espiritual do médico, e também espírita, Bezerra de Menezes.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #132 Online: 10 de Outubro de 2012, 14:11:22 »
preconceito não, realidade, se a realidade doe feche os olhos e viva e se revire na merda e de risada por isso.
E pra quê toda essa agressividade?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #133 Online: 10 de Outubro de 2012, 14:31:03 »
A realidade não dói em mim. Mas mau gosto, aliado à má escrita e a raciocínios simplistas fazem meus olhos sangrarem. :chorao:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 10 de Outubro de 2012, 14:49:18 »

Caro forista italobarbiot.

Tenho certeza que você tem condições de elaborar uma crítica e ou contraargumentos de maneira muito mais elegante.

Então, eu estou formalmente advertindo-o pelo uso de linguajar agressivo e que ensejará um cartão amarelo no caso de reincidência nas mesmas condições.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #135 Online: 10 de Outubro de 2012, 15:03:24 »
Isso parecia um Big Brother Brasil -  Versão Cultural Beta, no qual ao invés de trancafiados em uma casa, os participantes observava-os através dos livros e votaria em quem deveria vencer.

Daí, no mesmo ano, vem noticias com esta:

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html

E chegamos a  essa conclusão: "Tenta denovo em outro formato SBT, porque nesse deu m****!"
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 10 de Outubro de 2012, 15:20:59 »

...e agora apela pra baixaria. Já prevejo seu próximo passo, sem conseguir sustentar seu linguajar preconceituoso...

Ad hominem

A realidade não dói em mim. Mas mau gosto, aliado à má escrita e a raciocínios simplistas fazem meus olhos sangrarem. :chorao:

Perfeito. :lol:
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, 15:24:09 por _Juca_ »

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #137 Online: 10 de Outubro de 2012, 15:37:50 »
O título dessa enquete deveria ter sido: "O brasileiro mais popular de todos os tempos".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #138 Online: 13 de Outubro de 2012, 12:53:33 »
Citação de: Laura
01 - O uso da palavra "unanimidade" associada a "população", nesse caso, está equivocado. E todos os foristas que desacreditam em qualquer coisa paranormal, onde ficam nessa unanimidade? (Nem vou entrar na questão da validade e da relevância de qualquer unanimidade).
Menina Laura, usei o termo unanimidade no intuito de expressar a maioria, não a totalidade. Um gancho para lembrar o quanto é "burro" estar neste time do unanime, entendeu?

Charlatanismo não é um questão de opinião, na realidade é uma questão bem prática. Charlatanismo, por definição, é enganar através da palavra e/ou fazer uso de qualquer prática pseudocientífica para enganar outras pessoas e obter algum benefício. Chico Xavier fazia exatamente isso, independente de ter oferecido algum conforto para desesperados, de ter gasto parte dos recursos que obteve em filantropia e de você ter alguma simpatia ou admiração por ele.

Pseudociência não existe, pesquise e saberá como. A questão do quanto o Chico mentia ou não é difícil para nós sabermos. Há a possibilidade do mesmo acreditar na própria farsa, o que limita seu grau de culpa. Volto na questão do seu altruísmo, o que lhe rendeu sua popularidade.

Para complementar; a palavra charlatanismo também está ligada ao exercício ilegal da medicina, o curandeirismo. E, como sabemos, o espiritismo tem um histórico bastante expressivo na prescrição de "remédios", tratamentos e cirurgias astrais, além de outros métodos sem nenhuma comprovação científica. Inclusive, o próprio Chico Xavier escreveu um livro chamado "Eurípedes: o Homem e a Missão", exaltando as qualidades mediúnicas de Eurípedes Barsanulfo, que  chegou a sofrer um processo pela prática de medicina ilegal, porque prestava atendimentos médicos com o suposto auxílio espiritual do médico, e também espírita, Bezerra de Menezes.

Espíritas não são espiritismo. Podemos falar de trocentos espíritas canastrões e com isso não mudar uma virgula da doutrina. Se vossa vontade é atacar a doutrina, ficarei feliz em debater contigo, mas se focarmos nos espíritas, nada poderei acrescentar no debate, já que minha postura é também de ataque para com os espíritas teimosos em aceitar os avanços científicos. Óqueiiii?

Abraço

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #139 Online: 13 de Outubro de 2012, 13:39:52 »
Menina Laura, usei o termo unanimidade no intuito de expressar a maioria, não a totalidade. Um gancho para lembrar o quanto é "burro" estar neste time do unanime, entendeu?

Correio, em primeiro lugar, agradeço pelo "menina", que fez com que eu me sentisse uns 10 anos mais jovem, o que me deixou muito feliz. :)

Em segundo, quando tiver o intuito de expressar algo, sugiro que sempre procure usar o termo correspondente ao seu significado. Caso contrário, nada mais justo que alguém questione o que foi dito ou escrito.

Charlatanismo não é um questão de opinião, na realidade é uma questão bem prática. Charlatanismo, por definição, é enganar através da palavra e/ou fazer uso de qualquer prática pseudocientífica para enganar outras pessoas e obter algum benefício. Chico Xavier fazia exatamente isso, independente de ter oferecido algum conforto para desesperados, de ter gasto parte dos recursos que obteve em filantropia e de você ter alguma simpatia ou admiração por ele.

Pseudociência não existe, pesquise e saberá como. A questão do quanto o Chico mentia ou não é difícil para nós sabermos. Há a possibilidade do mesmo acreditar na própria farsa, o que limita seu grau de culpa. Volto na questão do seu altruísmo, o que lhe rendeu sua popularidade.

Pseudociência existe e algumas delas podem ser bem perigosas.
Aqui vai uma definição para você dar uma lida: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pseudoci%C3%AAncia

Aproveito para pedir um favor: quando souber de algo que eu não sei, explique, corrija e me dirija rumo ao esclarecimento. Afinal, um dos objetivos de um fórum é a troca de informações. Fazer uma afirmação, seguida de "pesquise e saberá como" em nada me acrescenta.

Para complementar; a palavra charlatanismo também está ligada ao exercício ilegal da medicina, o curandeirismo. E, como sabemos, o espiritismo tem um histórico bastante expressivo na prescrição de "remédios", tratamentos e cirurgias astrais, além de outros métodos sem nenhuma comprovação científica. Inclusive, o próprio Chico Xavier escreveu um livro chamado "Eurípedes: o Homem e a Missão", exaltando as qualidades mediúnicas de Eurípedes Barsanulfo, que  chegou a sofrer um processo pela prática de medicina ilegal, porque prestava atendimentos médicos com o suposto auxílio espiritual do médico, e também espírita, Bezerra de Menezes.

Espíritas não são espiritismo. Podemos falar de trocentos espíritas canastrões e com isso não mudar uma virgula da doutrina. Se vossa vontade é atacar a doutrina, ficarei feliz em debater contigo, mas se focarmos nos espíritas, nada poderei acrescentar no debate, já que minha postura é também de ataque para com os espíritas teimosos em aceitar os avanços científicos. Óqueiiii?

Não tenho intenção nenhuma de atacar a doutrina espírita, embora nutra particular antipatia pela mesma, pela enorme capacidade de seus doutrinadores de usar a "ciência sem comprovação de coisa nenhuma" para defender vários aspectos do espiritismo. Em nome da exatidão que me cobra, com a esperança de não melindrar o caro forista, reformulo minha frase, nesse trecho:

Para complementar; a palavra charlatanismo também está ligada ao exercício ilegal da medicina, o curandeirismo. E, como sabemos, o espiritismo tem entre seus expoentes médius com um histórico bastante expressivo na prescrição de "remédios", tratamentos e cirurgias astrais, além de outros métodos sem nenhuma comprovação científica. Inclusive, o próprio Chico Xavier escreveu um livro chamado "Eurípedes: o Homem e a Missão", exaltando as qualidades mediúnicas de Eurípedes Barsanulfo, que  chegou a sofrer um processo pela prática de medicina ilegal, porque prestava atendimentos médicos com o suposto auxílio espiritual do médico, e também espírita, Bezerra de Menezes.

Mas minhas ideias sobre charlatanismo, curandeirismo e Chico Xavier continuam exatamente as mesmas. Se você tiver algo novo a acrescentar, baseado em fatos, por favor, acrescente.

Edit: tinha esquecido do "r" ao final de "favor" e fui obrigada a corrigir. Tenho toc com coisas muito mal escritas, erros de digitação, etc.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 14:11:48 por Laura »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 13 de Outubro de 2012, 14:05:51 »
Laura,

O Correiro já foi comparado por mim a uma espécie de Humpty Dumpty que repousa sobre o muro que separa o mundo da ciência e da pseudociência. Ora ele balança para o lado científico, ora ele ameaça se espatifar de vez no mundo dos espíritos. Ninguém sabe quando Humpty Dumpty vai cair e nem se é do lado de cá ou de lá. Por isso é difícil discutir com o Correio. O que sabemos até agora é que ele está codificando o "Espiritismo Epistolar", algo assim ao estilo de Humpty Dumpty. :biglol:

Mas é um cara legal e continuo torcendo por ele, sempre oferecendo uma mão para ele descer do muro. ::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #141 Online: 13 de Outubro de 2012, 14:17:42 »
Laura,

O Correiro já foi comparado por mim a uma espécie de Humpty Dumpty que repousa sobre o muro que separa o mundo da ciência e da pseudociência. Ora ele balança para o lado científico, ora ele ameaça se espatifar de vez no mundo dos espíritos. Ninguém sabe quando Humpty Dumpty vai cair e nem se é do lado de cá ou de lá. Por isso é difícil discutir com o Correio. O que sabemos até agora é que ele está codificando o "Espiritismo Epistolar", algo assim ao estilo de Humpty Dumpty. :biglol:

Mas é um cara legal e continuo torcendo por ele, sempre oferecendo uma mão para ele descer do muro. ::)

Eu já vi outras postagens dele e pude perceber suas boas intenções. O Correio é mesmo uma cara bacana e vou passar a oferecer a ele uma mão também. Talvez com duas...  :wink:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #142 Online: 14 de Outubro de 2012, 12:15:31 »
Correio, em primeiro lugar, agradeço pelo "menina", que fez com que eu me sentisse uns 10 anos mais jovem, o que me deixou muito feliz.

Menina Laura, sinto-me feliz também em lhe proporcionar algo de bom. Obrigado!

Em segundo, quando tiver o intuito de expressar algo, sugiro que sempre procure usar o termo correspondente ao seu significado. Caso contrário, nada mais justo que alguém questione o que foi dito ou escrito.

Desculpe-me, apelei naquilo que julgamos “meia palavra para bom entendedor”.....Prometo que seguirei uma forma mais clara de expressão nas próximas postagens.

Pseudociência existe e algumas delas podem ser bem perigosas.
Aqui vai uma definição para você dar uma lida: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pseudoci%C3%AAncia

Não concluo ser a wikipedia uma boa fonte para se haurir conhecimentos, mas, gosto não se discute né? Sabia que na wiki estava escrito que o memory card do playstation foi “criado” depois do console ser lançado no mercado? Engraçado que a ranhura para o mesmo já estava no console e inacreditavelmente um colega meu conseguiu comprar o card antes do console?! MAIS COMO???

Aproveito para pedir um favor: quando souber de algo que eu não sei, explique, corrija e me dirija rumo ao esclarecimento. Afinal, um dos objetivos de um fórum é a troca de informações. Fazer uma afirmação, seguida de "pesquise e saberá como" em nada me acrescenta.

Perdão menina Laura, meu tempo na net é curto, trabalho de segunda a domingo e quase sempre estou chapado de cachaça.  Eu não sei nada, procuro aprender sempre. Sugeri pesquisa porque entraremos no campo da filosofia e acredite, sou muito ruim filosofando. Tem um debate falando disto lá no ceticismoaberto, veja isto:

O Positivismo lógico (modelo de pensamento já derrotado pela critica desde a metade do sec XX!), por exemplo, expos uma teoria do significado que ESTABELECE QUE APENAS AS ASSERTIVAS SOBRE OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS SÃO SIGNIFICATIVAS (Merton, Bunge e outros), efectivamente definindo que assertivas que não são derivadas desta forma (incluindo todas as assertivas metafísicas) são sem significado. Neste “esquema ingênuo” e irreal, matemática, por exemplo, foi considerada pseudociência! Imaginem, toda a interpretação dos dados empíricos necessitava de uma “pseudociência”, ou seja não colou a tentativa dos positivistas.

Este papo dá pano pra manga menina.....melhor cada um continuar na sua, o que acha?

Não tenho intenção nenhuma de atacar a doutrina espírita, embora nutra particular antipatia pela mesma, pela enorme capacidade de seus doutrinadores de usar a "ciência sem comprovação de coisa nenhuma" para defender vários aspectos do espiritismo.

Veja bem aqui suas palavras Laura! Então bater no tambor é o que causa o som? O fator humano é sempre prejudicial para qualquer boa idéia, faz parte filha....infelizmente :(

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 14 de Outubro de 2012, 21:19:08 »
Puxa, eu jurava que o Edir Macedo ia ganhar. Estou decepcionado. :(

Também fiquei decepcionado depois que o Neymar e o Michel Teló foram eliminados.  :(
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 14 de Outubro de 2012, 22:46:51 »
...e quase sempre estou chapado de cachaça.

:(
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 14 de Outubro de 2012, 22:50:58 »
...e quase sempre estou chapado de cachaça.

:(

Para alguns a vida é drury's meu caro.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #146 Online: 14 de Outubro de 2012, 23:51:48 »

Uga, mim tarzan, you Jane. Eu ser macaco pelado, com muito orgulho e muito amooooorrr. Uga.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #147 Online: 15 de Outubro de 2012, 17:57:58 »
Menina Laura, sinto-me feliz também em lhe proporcionar algo de bom. Obrigado!

:)

Desculpe-me, apelei naquilo que julgamos “meia palavra para bom entendedor”.....Prometo que seguirei uma forma mais clara de expressão nas próximas postagens.

O problema é que você não apelou para o que julgamos ser “meia palavra para bom entendedor basta”. Simplesmente porque isso pressupõe que algo deva ser subentendido. Sua frase não foi incompleta, irônica, metafórica ou vaga, ela apenas utilizou uma palavra ao invés de outra, não deixando brecha para interpretações diversas. Foi apenas um caso de uso impreciso da linguagem, já que não expressou exatamente o que você desejava. Como nossa conversa não é presencial e sutilezas como entonação, gestos e expressões facial não podem ser percebidas, o uso preciso das palavras se faz necessário para o correto entendimento de todos. Agradeço o cuidado futuro.

Não concluo ser a wikipedia uma boa fonte para se haurir conhecimentos, mas, gosto não se discute né?

Para mim, a Wikipedia é uma micro versão da própria internet, no que se refere a qualidade de pesquisa e fontes. Muitos artigos não irão prestar, assim como muitos outros irão. Escolhi essa definição justamente porque a li e a considerei dentro de um padrão de qualidade razoável, além de querer evitar qualquer fonte muito tendenciosa (note que nos exemplos de pseudociência do artigo existe uma observação logo acima, assinalando que o trecho pode não ser imparcial, o que deixa a cargo do leitor fazer um julgamento mais aprofundado).

Sabia que na wiki estava escrito que o memory card do playstation foi “criado” depois do console ser lançado no mercado? Engraçado que a ranhura para o mesmo já estava no console e inacreditavelmente um colega meu conseguiu comprar o card antes do console?! MAIS COMO???
Essa parte da sua argumentação é Poe, né? :?

Perdão menina Laura, meu tempo na net é curto, trabalho de segunda a domingo e quase sempre estou chapado de cachaça.

Está certo, Correio. Lamento, sinceramente, que esteja quase sempre chapado de cachaça, ainda mais porque sei que já esteve em recuperação. :(

Eu não sei nada, procuro aprender sempre. Sugeri pesquisa porque entraremos no campo da filosofia e acredite, sou muito ruim filosofando. Tem um debate falando disto lá no ceticismoaberto, veja isto:

O Positivismo lógico (modelo de pensamento já derrotado pela critica desde a metade do sec XX!), por exemplo, expos uma teoria do significado que ESTABELECE QUE APENAS AS ASSERTIVAS SOBRE OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS SÃO SIGNIFICATIVAS (Merton, Bunge e outros), efectivamente definindo que assertivas que não são derivadas desta forma (incluindo todas as assertivas metafísicas) são sem significado. Neste “esquema ingênuo” e irreal, matemática, por exemplo, foi considerada pseudociência! Imaginem, toda a interpretação dos dados empíricos necessitava de uma “pseudociência”, ou seja não colou a tentativa dos positivistas.

E porque uma citação do Ceticismo Aberto é uma fonte válida de pesquisa e conhecimento e a Wikipedia não?

Este papo dá pano pra manga menina.....melhor cada um continuar na sua, o que acha?

(E perder o melhor da festa? De modo algum! O que eu mais gosto é quando alguém consegue me fazer pensar diferente do que eu penso, quando alguém consegue me tirar da minha zona de conforto. Se eu quisesse continuar "na minha", nem teria motivos para participar desse fórum, não acha?

Se você prefere continuar "na sua", eu entendo. Mas eu não o farei.)

Bom, a primeira parte desse comentário do Ceticismo Aberto consta na definição de pseudociência da Wikipedia, em "O problema da demarcação". Nesse momento, chego a pensar que você nem leu a definição e criticou apenas por preconceito (espero estar enganada).
Sim, existem discussões no ramo da Filosofia da Ciência acerca do que valida ou não uma ciência, se o método científico é o único meio para tal validação. E não existe um consenso sobre matemática ser uma ciência. Aliás, a rigor, não é, pois não pode ser provada através de um experimento científico. Sendo assim, ela é uma ferramenta da ciência, uma linguagem para expressar modelos científicos. Embora alguns pensadores da Filosofia da Ciência a considerem como científica, equiparando as provas matemáticas a evidências. Mas o fato de não ser uma ciência não a torna uma pseudociência e por uma razão bem básica: uma pseudociência se vende como ciência, afirmando verdades que não podem ser provadas. De qualquer forma, querer comparar matemática com psicografia, cirurgias astrais, aplicação medicinal de cristais, numerologia, tarot, búzios e seja lá o que a imaginação permitir, é um completo disparate. Por mais que matemática não seja capaz de produzir evidências, tem inegável utilidade e aplicabilidade prática, sendo uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da ciência (como na Física, por exemplo), ao contrário das "ciências" místicas e espirituais.

Existe bastante material a respeito. Sugiro dois títulos interessantes e acessíveis, para quem assim como eu e você não tem um profundo conhecimento científico. Talvez você os consiga na internet (mas não posso garantir, eu tenho os livros físicos):

A Fabricação da Ciência, de Alan Chalmers.
A Ciência e as Ciências, de Gilles-Gaston Granger.

Veja bem aqui suas palavras Laura! Então bater no tambor é o que causa o som? O fator humano é sempre prejudicial para qualquer boa idéia, faz parte filha....infelizmente :(

Discordo totalmente, afinal são pessoas que tem ideias, sendo um fator fundamental -ao invés de prejudicial- a qualquer ideia que um dia veio ou venha a existir. E, na realidade, não teria a antipatia que tenho pela doutrina espírita se os espíritas a classificassem como uma hipótese metafísica, no campo da Filosofia. Mas a insistência em querer validá-la, classificando-a como científica, é revoltante. E acho extremamente conveniente essa postura de "o espiritismo é uma coisa, o que os espíritas fazem dele é outra", afinal, quem pode se responsabilizar pelo espiritismo senão os seus porta-vozes? Se ninguém pode responder em nome da doutrina, fica impossível estabelecer algum diálogo sobre a mesma. Os espíritas podem fazer afirmações sobre o espiritismo a vontade, mas se essas forem comprovadas como falsas pela ciência, basta dizer que a culpa é do espírita que se enganou, de espíritos brincalhões, de uma interferência de um médium despreparado. Enfim, sempre há uma saída. Muito se afirma acerca das experiências que Kardec utilizou para comprovar a existência de espíritos, mas não se tem acesso a esse estudo e o mesmo não é repetido desde então. Durante todos esses anos, em todo o mundo, não apareceu um médium sequer disposto a participar de experiências regidas por cientistas céticos, a fim de provar, definitivamente, ser verdade aquilo que afirma. Então, a minha descrença em relação aos espíritos e ao espiritismo, é mais do que justificada. E digo isso com total atenção as minhas palavras, caro Correio, que estão passando por uma dupla filtragem ao me comunicar com você.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:31:43 »
 Laura, o espiritismo espistolar tem as propriedades plásticas do ectoplasma.  :hihi:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #149 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:51:24 »
Laura, o espiritismo espistolar tem as propriedades plásticas do ectoplasma.  :hihi:

Gigaview, você deve ter adquirido habilidades criativas de tanto discutir com espíritas! :lol:

Por mais absurdo que isso seja, essa é a explicação mais "científica" que eu já obtive de alguém que tentava explicar a mutabilidade do espiritismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!