Coitada da sociedade!
Pediram o Jango, depois se arrependeram e pediram o Golpe, depois se arrependeram.
Quem disse que se arrependeu?
Tenho cá minhas dúvidas sobre a real ameaça comunista na época, não consigo acreditar na suposta organização e competência dessa gente e o volume não me parece expressivo, mas até o golpe não vejo muito o que questionar, tivesse sido provisório. Até porque mesmo que não houvesse ameaça real, apenas supondo, talvez houvesse uma real sensação de ameaça, que na prática, dá quase na mesma.
Situação da época:
- URSS poderosa
- Holocausto nuclear ameaçando a civilização
- Muro de Berlim recente.
- Revolução cubana tinha acabado de se tornar uma ditadura de esquerda que fuzilava seus oponentes
- Cuba e China financiando a compra de fazendas no Brasil para servir de campo de treinamento para guerrilheiros e terroristas.
- Prestes e outros anunciando abertamente a intenção de fazer do Brasil uma nova Cuba.
- Governo expropriando empresas estrangeiras.
- Ligas Camponesas incendiando fazendas.
- Greves por toda a parte, com ameaças de corte de gás, luz e água (na semana da revolução, não havia gás devido à greve; na manhã de 31/03 saí para comprar carvão e querozene para cozinharmos e esquentar a água do banho)
- Governo anunciando grandes reformas que socializariam o país.
- Esquerdas dividindo as Forças Armadas com sua luta de classes, que jogava soldados contra oficiais.
- Brizola com seus Grupos dos 11, que, quando dada a ordem, deveriam sair matando os 'inimigos'.
Mas, fora isso, estava todo mundo tranquilo. As marchas e passeatas reunindo centenas de milhares de pessoas em várias cidades foram apenas frescura...