Tem que se levar em conta toda a propaganda esquerdista feita por professores quando acabou a ditadura.
E também que esses mesmos professores eram parte da sociedade e que também foram convencidos pela mesma propaganda esquerdista. Alguma explicação deve haver para o fato da propaganda esquerdista ganhar todo esse espaço de que não usufruia antes. Eu suponho que foi pela própria imagem que a ditadura deixou, porque se tivesse sido essa maravilha que alguns dizem ou passado quase que desapercebida pela maioria como dizem outros não daria margem para tanto.
O ambiente universitário não é e nunca foi um reflexo fidedigno da sociedade.
E nem sequer alheio à própria sociedade, mas parte dela. A sociedade é a soma das partes.
Até ai os pedófilos são parte da sociedade, assim como os assassinos, os estupradores e etc, e mesmo assim não podemos dizer que a sociedade da aval para esse tipo de comportamento.
Então estamos falando de coisas diferentes, porque me refiro as aparentes similaridades de ponto de vista sobre o momento entre as diferentes partes da sociedade, no caso, devido ao prestígio adquirido pela esquerda após a ditadura, e crescente, apesar de tudo o que se sabe, nas diferentes camadas, como atestam as urnas.
Você tem razão quando diz que o ambiente universitário não é e nunca foi um reflexo fidedigno da sociedade, donde se pode concluir consequentemente que não tem todo esse poder de influência sobre a mesma, como sugere a idéia de que esse prestígio conquistado seria reflexo da propaganda esquerdista no ambiente universitário. É também, mas não somente.
Estamos falando da mesma coisa em tempos diferentes, o esquerdismo floresceu dentro das universidades, e la permaneceu durantes muuuito tempo, principalmente durante a ditadura. Após o final da mesma, esses universitários se tornaram professores e começaram a catequizar e contar a história de acordo com seu ponto de vista de que a ditadura foi o pior periodo da face da terra.
As urnas não atestam uma preferencia de esquerda, elas atestam uma preferencia populista, visto que outros partidos de esquerda não obtem o mesmo sucesso do PT e mesmo o PT só obteve sucesso após abandonar a cartilha esquerdista.
É provável que isso tenha tido sua parcela de culpa, sim, mas me parece uma visão superestimada do potencial de catequização esquerdista da opinião popular, até porque ela não teria deixado de fora a cartilha que o petismo precisou abandonar para ter sucesso. E, por outro lado, dizer que as urnas não atestam uma preferência de esquerda já é subestimar a própria tese da catequização. Um tanto contraditório, não?
Então essa catequização foi eficiente em convencer, contra todas as supostas percepções contrárias, que a ditadura foi o pior período da face da terra, mas não em promover a própria cartilha? Isso já me parece ingenuidade.
É mais provável que a ditadura tenha deixado suas próprias impressões negativas, que foram então reforçadas.
Tem que se levar em conta toda a propaganda esquerdista feita por professores quando acabou a ditadura.
E também que esses mesmos professores eram parte da sociedade e que também foram convencidos pela mesma propaganda esquerdista. Alguma explicação deve haver para o fato da propaganda esquerdista ganhar todo esse espaço de que não usufruia antes. Eu suponho que foi pela própria imagem que a ditadura deixou, porque se tivesse sido essa maravilha que alguns dizem ou passado quase que desapercebida pela maioria como dizem outros não daria margem para tanto.
O problema dos professores e dos ambientes universitários (humanas) nem é tanto a ditadura em si, mas a predominância cultural do marxismo. Isso é relativamente independente da ditadura.
Sim, cultura essa, me parece, anterior à ditadura, talvez não tão predominantemente quanto depois, mas relativamente independente. Qual a sua relevância, entretanto, na sociedade antes e após da didatura? Você concorda com o Barata Tenno, veja resposta acima, que as urnas não refletem uma preferência de esquerda? E que o PT só subiu ao poder após abandonar o radicalismo?
Tudo isso me leva a supor que o espaço atual do qual a esquerda não usufruia antes da ditadura na opinião pública não se deve aos próprios méritos e conquistas com propaganda e doutrinação posteriores, pois não vejo esse traço na sociedade. O que me parece é que a ditadura que inicialmente conquistou o opoio popular, acabou gerando suspeitas, para então cair no descrédito, abrindo esse espaço.