Autor Tópico: "O Grito", de Munch, é vendido por valor recorde de US$ 120 mi  (Lida 6593 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
"O Grito", de Munch, é vendido por valor recorde de US$ 120 mi
« Online: 03 de Maio de 2012, 15:54:55 »
"O Grito", de Munch, é vendido por valor recorde de US$ 120 mi

A obra-prima de Edvard Munch, "O Grito", uma das obras de arte mais conhecidas no mundo, foi vendida por 120 milhões de dólares na Sotheby's na quarta-feira, estabelecendo um novo recorde como a peça de arte mais cara a ser vendida em um leilão.

O leilão de Arte Impressionista e Moderna da Sotheby's contou com excelentes obras de Picasso, Dali e Miró, mas o vibrante trabalho de Munch de 1895 foi a principal estrela da sala de vendas lotada de colecionadores de arte, negociadores e mídia.

O pastel vibrante teve seu valor de venda estimado conservadoramente em torno de 80 milhões de dólares, porém dois arrematantes determinados que competiam via telefone se sobressaíram, em um grupo inicial de sete pessoas, levando o preço final a 107 milhões de dólares, ou 119.922.500 dólares incluindo a comissão, durante uma batalha de lances que durou quase 15 minutos.

A oferta vencedora foi recebida por um executivo da Sotheby's, e a pessoa que a arrematou não foi identificada.

Uma das quatro versões feitas pelo pintor escandinavo, vendida pelo empresário norueguês Petter Olsen, "O Grito" ofuscou facilmente o antigo recorde de leilões, que era da obra "Nu, folhas verdes e busto", de Pablo Picasso, vendida por 106,5 milhões na Christie's há dois anos.

"Vale cada centavo que o colecionador pagou", afirmou Tobias Meyer, o leiloeiro da noite, que qualificou o quadro como "um dos maiores ícones" das belas artes.

O chefe de arte Moderna e Impressionista da Sotheby's de Nova York, Simon Shaw, chamou-o de "uma das obras visuais essenciais para a consciência moderna", acrescentando: "É talvez o melhor desenho individual que já vi em minha carreira", disse, referindo-se a seu trabalho na casa de leilões.

Outros três quadros "O Grito", incluindo dois que foram roubados e depois restaurados, estão em museus na Noruega.

Veja vídeo: http://entretenimento.br.msn.com/o-grito-de-munch-%c3%a9-vendido-por-valor-recorde-de-usdollar-120-mi-2

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:"O Grito", de Munch, é vendido por valor recorde de US$ 120 mi
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2012, 19:41:02 »
O que significa "uma das obras visuais essenciais para a consciência moderna"?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2012, 20:42:13 »
Interpretação do quadro

Vemos ao fundo um céu de (cores quentes), em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não um retrato da realidade). Vemos que a figura humana também está em cores frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura, como se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, quem não se abalou (supostamente seus amigos, como descrito acima) e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.

A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_%28pintura%29

It's an award I've won"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2012, 21:05:22 »
Yup... é definitivo. Eu não entendo arte...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2012, 21:52:11 »
[2].
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2012, 21:57:02 »
Vocês que são incultos e chucros. O quadro ficou uma beleza aqui no meu lavabo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2012, 23:53:06 »
♫ Me chamam de grosso, eu não tiro a razão;
Eu reconheço a minha grossura; ♫

:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2012, 09:39:23 »
Eu queria entender Rothko.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2012, 17:59:32 »
Já vi quadros muito melhores do que esse em salas de jardim de infância...

Interpretação do quadro

Vemos ao fundo um céu de (cores quentes), em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não um retrato da realidade). Vemos que a figura humana também está em cores frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura, como se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, quem não se abalou (supostamente seus amigos, como descrito acima) e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.

A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.

Sério que esse cara conseguiu inventar  interpretar tudo isso vendo esse ET cabeçudo com boca de boneca inflável? :o
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, 18:01:34 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2012, 18:59:46 »
Expressionismo é isso. A ideia é mostrar a percepção das coisas pelo sentimento que, por ser subjetivo, acaba deformando a imagem da realidade objetiva.

It's an award I've won"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2012, 19:02:23 »
Expressionismo é isso. A ideia é mostrar a percepção das coisas pelo sentimento que, por ser subjetivo, acaba deformando a imagem da realidade objetiva.

E é tudo tãããão subjetivo que o quadro é bom quando algum critico diz que é bom.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2012, 03:47:36 »
Notícia gritante mesmo.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2012, 16:07:22 »
Encanadores, nunca entenderão as boas coisas da vida...
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2012, 16:22:03 »
Encanadores, nunca entenderão as boas coisas da vida...

:lol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2012, 23:04:51 »
Eu prefiro Van Gogh, mas esse "o grito" de Munch também é bom...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2012, 08:28:12 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2012, 15:55:02 »

Resíduos aristocráticos (e da época em que os aristocratas já não guerreavam,já não defendiam militarmente a ninguém isso é, já não tinham mais nenhuma função social) de quererem ser melhor do que a média de "entender" alguma coisa que a média não entende e em alguns casos de ter alguma coisa física que custa milhões de dólares....e esse caso até que não é o pior, pois até que essa pintura tem alguma coisa a ver (ao contrário de algumas outras por essa mesma faixa de preços é que não têm nada a ver) mas sem dúvida não é melhor do que alguma charge em jornais comuns, sendo que as charges em jornais comuns famosos em média não são melhores do que charges em algum jornalzinho estudantil. E depois ela história de achar que há alguma importância em ter o "original" de uma pintura em comprar o "original" de uma pintura também não tem nada a ver.....se for bom, é tão bom no original como numa reprodução colorida, inclusive com xerox colorido do mesmo tamanho que o original....se for bom, podê-se jogar fora o original e ficar só com as copias....o original é só um bando de tinta velha e madeira velha...o que é importa é a pintura....

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2012, 18:10:37 »

Na verdade esse quadro e esse pintor são como a Dona Beija enquanto um vendedor de seus próprios quadros na praça da Sé é como a Candinha da Serra e suas meninas....Na verdade, a única coisa que a Beija teve foi é sorte de ter encantado o ouvidor como a Candinha disse....enfim é aquilo que a Simone de Beauvoir disse sobre a diferente entre hetera de luxo e prostituta de 10 homens por noite....no caso da primeira não é que ela seja mais bonita nem com mais charme nem com melhores papos do que a segunda é que teve sorte de criar uma fama para já ser conhecida previamente....A Marilyn Monroe não eram mais bonita do que qualquer mulher bonita de bairro....mas teve sorte de ficar famosa e conhecida previamente...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2012, 19:58:13 »
Whatever pra entender de arte tem que ter alguma cultura e conhecimento sobre o assunto. E quem tem a oportunidade de ver uma obra desses artistas famosos ao vivo entende o porque são famosos e porque valem milhões. Não é uma coisa que dá pra explicar, a pessoa tem que ter algum repertório.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2012, 19:58:58 »
Whatever pra entender de arte tem que ter alguma cultura e conhecimento sobre o assunto. E quem tem a oportunidade de ver uma obra desses artistas famosos ao vivo entende o porque são famosos e porque valem milhões. Não é uma coisa que dá pra explicar, a pessoa tem que ter algum repertório.

Tipo a conscienciologia do Adriano?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2012, 20:04:18 »

Hehehehehe.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2012, 20:05:13 »
Não, é arte... sei lá, você não conhece a história da arte, você não sabe nada sobre psicologia, e eu não tenho paciência pra explicar.

Anyway...
Eu gosto desse quadro de Van Gogh:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2012, 20:11:06 »
Não, é arte... sei lá, você não conhece a história da arte, você não sabe nada sobre psicologia, e eu não tenho paciência pra explicar.

Anyway...
Eu gosto desse quadro de Van Gogh:

Exatamente igual a conscienciologia, voce não conhece a historia da conscienciologia, não entende nada de empirismo e ele não quer explicar.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2012, 20:14:02 »
Exatamente igual a conscienciologia, voce não conhece a historia da conscienciologia, não entende nada de empirismo e ele não quer explicar.
Você acha que com essas comparações absurdas eu vou querer discutir? Eu hein. E se é esse tipo de resposta que você usa com o Adriano, não posso culpar ele por não querer explicar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 06 de Maio de 2012, 20:16:02 »
Arte é subjetiva, quer voce enrole ou não, qualquer obra de arte depende de um critico "renomado" qualquer para ser valiosa ou considerada arte e não um monte de rabiscos.

Se discorda argumente e não fique de mimimi dando uma de entendida e superior. (igual ao Adriano falando da conscienciologia)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!