É esse negócio de "pra entender um quadro é preciso analisar toda a questão psicológica e social onde o autor está imerso para entender a mensagem oculta por trás das intenções do artista" é só pedantismo.
Arte é tudo o que te emociona e te faz sentir algo ao ver/ouvir/tocar/cheirar/lamber(porque não?).
Posto isso a questão é simples, não é porque o quadro vale 120 milhões, ou porque algum crítico diz que o quadro é bom ou porque a maioria das pessoas dizem que acham boa, ou porque o artista vivia no século tal em uma sociedade assim ou assado, com os problemas tais que ele enfrentou, ou a forma com que ele pretensamente disse que queria com que as cores se "comunicassem"(seja lá que diabos isso queira dizer), ou a forma "sutil e delicada com que ele usa as cores causando uma emoção que lembra a apreciação de um bom livro" e bla, bla, bla. Se eu olho e não gosto da obra, eu penso ou falo "isso é um lixo". Qual o problema? Porque eu deveria por modismo ou pedantismo dizer que a obra é boa? É tão difícil as pessoas respeitarem esse posicionamento e não ficar mordido "mimimi, você não entende o contexto da obra, você tem que deixar a obra conversar com você, você tem que ter visto ao vivo pra emitir uma opinião, mimimi."
Se eu não gosto pronto. Acaba aí o problema. Eu não preciso "entender" a obra pra gostar dela ou não. E eu não vou gostar só porque o critico de artes famoso ou qualquer pessoa diz que é boa.