Eu não gosto de usar a palavra "arte". Não me parece importar muito distinguir se uma coisa é arte ou não.
De modo geral? Uma panaceia para todas as definições?
O que importa é se essa coisa comove, se ela nos faz ver algo de forma diferente, se nos muda, se nos alegra...
Hmmmmmm...
Como uma curiosidade a mais no tópico, eis o grande "Quadrado preto sobre fundo branco", de Malevich:
Oh, que fantástico! Um quadrado preto sobre um fundo branco! Isso é mesmo real?! Parece algo impossível!
Por que se for não pode ser discutida, e se alguém pegar um pote de tinta e simplesmente jogar a tinta na tela, isso pode ser considerado arte e isso não é arte, na verdade é uma distorção da palavra.
Não poderíamos dizer o oposto, também? Se ela for objetiva, não há o que discutir?
O oposto *também*??? E eu que sempre pensei que uma das principais dinstinções entre objetivo e subjetivo fosse, justamente, que o subjetivo não pudesse ser mais nada além de discutido e o objetivo fosse algo que só se discute quando o subjetivista não o reconhece como tal...
Acho que o que querem dizer com subjetiva aqui, é que cada um reage de uma forma específica a uma obra de arte.
Arte é subjetiva porque não é o substrato -- papel tinta, mármore, bronze... Não é objeto, é subjeto.
Além da arte, vejamos as reações...
Até a mesma pessoa tem reações diferentes, em tempos diferentes.
Uma pessoa nunca existe nem uma vez sequer, quanto mais a mesma continuadamente.
Há como selecionar sentidos? Eu não sei.
É só escolher, se for o caso. Os mais conhecidos são 5.
Eu sei que é divertido ver formas diferentes de ver uma obra - ela fica mais gostosa.
Nunca comi arte. Mas há artistas que trabalham com alimentos até.
Livros/etc são como vinhos, goleiros e mulheres, só melhoram com o passar do tempo. No caso dos livros, dado os comentários, as novas formas de vê-la...
Ah, tá! Vai nessa! Fique uns trinta anos com a mesma e diga depois.