Autor Tópico: Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado  (Lida 6969 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
22/06/201214h19 > Atualizada 22/06/201214h47
Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado

Guilherme Balza
Do UOL, em Assunção*

Comunicar erroImprimir
Sem a presença do presidente paraguaio, Fernando Lugo, o Senado deu início por volta das 12h30 locais (13h30 de Brasília) desta sexta-feira (22) ao julgamento político que decide se ele permanece no cargo. Para representá-lo, cinco advogados compareceram perante os parlamentares.
O governante entra nesta sexta-feira com uma ação judicial de inconstitucionalidade contra o processo de seu impeachment, aberto pelo Legislativo - que, por sua vez, considera que o governante não respeita o "devido processo" Mais Jorge Romero/AFP
O processo contra Lugo foi aprovado ontem pela Câmara dos Deputados, que o acusa de "mau desempenho" de suas funções. Cinco deputados atuaram como promotores e, em apenas meia hora, definiram os cinco motivos para destituir o presidente, entre eles o mais recente, e estopim para a abertura do processo de impeachment, é o conflito agrário sangrento em Curuguaty, que resultou em 17 mortos na última semana.

Mais cedo nesta sexta-feira, Lugo havia apresentado uma ação de inconstitucionalidade à Suprema Corte de Justiça para suspender o julgamento político. A ação apresentada ao principal tribunal do país alegava que o Parlamento "não respeita o devido processo", anunciou o advogado do presidente, Adolfo Ferreiro.

Do lado de fora do Senado, uma multidão de partidários acompanha a movimentação. Policiais da Tropa de Choque fazem um cordão de isolamento no entorno do Senado. As ruas da região estão fechadas para o tráfego de veículos, assim como boa parte do comércio na área. No entanto, no restante da cidade, a vida aparentemente segue normal.

Lugo terá duas horas para apresentar a sua defesa. Em seguida, acontecem outras duas sessões de uma hora cada. A primeira será destinada à apresentação de provas contra o presidente e a segunda, para as considerações finais da acusação e da defesa. Às 16h30 (17h30 de Brasília), o Senado deve votar se Lugo permanece ou não no cargo.

Confira a seguir as cinco acusações contra Lugo:

Mau uso de quartéis militares
A primeira acusação é o ato político ocorrido, com a autorização do Lugo, no Comando de Engenharia das Forças Armadas em 2009. Grupos políticos da esquerda se reuniram no local, usaram bandeiras e cantaram hinos ideológicos. Segundo o deputado José López Chávez, no ato, as Forças Armadas foram humilhadas, além de terem sido hasteadas outras bandeiras, num desrespeito a um símbolo nacional.

Confronto em Curuguaty
Num dos piores incidentes sobre a disputa de terras no Paraguai, Lugo mandou 150 soldados do Exército para desocupar uma propriedade rural numa área de fronteira com o Brasil. No confronto com agricultores, ocorrido na última sexta-feira (15), ao menos 17 pessoas morreram. Das vítimas, sete eram policiais.

O deputado Oscar Tuma destacou que as mortes são fruto da negligência do presidente da República. “Desde que assumiu a Presidência, [Lugo] permitiu a violação do direito de propriedade e o ódio entre as classes sociais.” Segundo ele, as mortes ocorreram por incompetência de Lugo. O incidente teria sido premeditado: “As evidências mostram que foi um ato premeditado graças a uma atitude cúmplice, que deveria ser julgada não só politicamente mas também penalmente. Por último, acusou Lugo de apadrinhar “carperos”.

Ñacunday
Outro ponto está relacionado às invasões de terras na região de Ñacunday, distrito localizado no departamento (equivalente a Estado) do Alto Paraná, a 95 quilômetros da fronteira do Brasil com o Paraguai. O deputado Jorge Avalos Marín acusa Lugo de gerar instabilidade entre os camponeses na área ao incentivar os próprios “carperos”, como são chamados os que acampa sob lonas pretas, as ditas “carpas”, encarregados da demarcação de terras.

Os sem-terra estão há mais de dez anos na região e, desde então, vivem em conflito com os brasiguaios, brasileiros que se mudaramj para o país vizinho para plantar e trabalhar entre as décadas de 60 e 70. Nos últimos meses, o embate tomou contornos críticos.

Insegurança
Os parlamentares acusaram ainda o presidente Lugo de não ter sido eficaz na redução da insegurança que assola o país, embora o Congresso Nacional tivesse aprovado mais recursos financeiros. Além disso, eles criticam os gastos com a procura por foragidos do grupo criminoso EPP (Exército do Povo Paraguaio). Segundo o deputado, nunca na história o EPP (Ejercito del Pueblo Paraguayo), o braço armado do Partido de Izquierda Patria Libre, fez tantas vítimas entre integrantes da Polícia Nacional. Apesar disso, a conduta do presidente teria permanecido inalterada, o que teria dado mais poder ao grupo.

Assinatura do Protocolo de Ushuaia II
A assinatura do polêmico documento Protocolo de Usuaia II é visto como um atentado contra a soberania da República. Segundo a acusação dos parlamentares, o presidente não foi transparente sobre a assinatura desse documento já que até a presente data não havia encaminhado uma cópia do Congresso. A oposição a Lugo afirma que a assinatura do protocolo poderia resultar no corte do fornecimento de energia ao Paraguai, além de atentar contra a população e ter um claro perfil autoritário. Eles alegam ainda que Lugo tentou incluir medidas para fechar as fronteiras.

(Com informações do UOL, em São Paulo, e agências internacionais)

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/06/22/sem-a-presenca-de-lugo-no-senado-tem-inicio-o-julgamento-do-seu-impeachment.htm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2012, 15:24:09 »
Golpe branco.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2012, 15:35:29 »
Se forem comprometidos com a democracia, o Brasil e os demais países da AL devem trazer seus diplomatas de volta e romper com o governo golpista do Paraguai, ameaçando eles com um embargo comercial. Eles voltam atrás e respeitam o devido processo legal rapidamente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2012, 15:47:03 »
Entenda a crise que pode derrubar presidente paraguaio

Eleito presidente do Paraguai em 2008, interrompendo uma hegemonia de seis décadas do Partido Colorado no poder, Fernando Lugo pode ser derrubado nesta sexta-feira em um conturbado processo 'relâmpago' de impeachment.

Conhecido como o 'bispo dos pobres' por seu histórico de liderança de movimentos sociais quando era bispo da Igreja Católica, Lugo assumiu a Presidência com uma ampla aliança. Porém, acabou governando sem maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.

Setores da oposição já tinham tentado, no passado, iniciar um processo político contra o presidente quando ele assumiu a paternidade de crianças geradas na época em que ainda era bispo, mas a iniciativa não prosperou devido à discordância de forças políticas da própria oposição.

Desta vez, o apoio do partido de seu vice-presidente, Federico Franco, do PLRA (Partido Liberal Radical Autentico), foi decisivo para que o processo de impeachment fosse iniciado. Lugo e Franco haviam rompido sua aliança recentemente e o vice-presidente assumirá o poder caso Lugo seja afastado.

'Sem o apoio do PLRA Lugo ficou politicamente isolado', disse à BBC Brasil o analista político Francisco Capli, da consultoria First Análisis y Estudos.

Para o analista político Alfredo Boccia, colunista de política dos jornais paraguaios e médico particular de Lugo, 'há muito tempo a oposição buscava esse momento'.

Entenda a crise política no Paraguai:

O que detonou a crise que pode levar à queda de Lugo?

Parlamentares da oposição acusam Lugo de ser responsável pelas mortes de 11 camponeses e sete policiais em um confronto, na última sexta-feira, na fazenda de Curuguaty, no Departamento (Estado) de Canindeyú, próximo à fronteira com o Paraná. A propriedade pertence ao empresário e político paraguaio Blas Riquelme.

Opositores sugeriram que o grupo armado EPP (Exército do Povo Paraguaio) estaria envolvido na reação contra os policiais e teria recebido apoio 'disfarçado' de Lugo, segundo Boccia.

Não existem, porém, comprovações sobre a participação do EPP. A ocupação das terras foi liderada pela Liga Nacional de Carperos (Liga Nacional de Acampados, em tradução livre).

A disputa por terras se intensificou nos últimos meses com líderes dos sem-terra pedindo uma revisão dos títulos de propriedade dos fazendeiros - em muitos casos brasiguaios - sob argumento de que os latifúndios foram distribuídos de forma ilegal durante o regime militar liderado por Alfredo Stroessner (1954-1989).

A Constituição do país estabelece que o presidente pode ser processado por 'mau desempenho de suas funções, por delitos cometidos no exercício de seus cargos ou por delitos comuns', daí a tentativa de impeachment.

Quais são as chances de Lugo ser cassado?

Para analistas políticos, a cassação só não ocorrerá se o Senado desistir de levar o processo de impeachment adiante após a reação dos países da Unasul contrários a esta iniciativa. Lugo não tem maioria dos votos na Câmara e no Senado.

Na Câmara, 76 deputados votaram a favor do processo de impeachment. Apenas um apoiou Lugo e três se abstiveram.

Para passar no Senado, o impeachment deve ser aprovado por dois terços dos parlamentares. A Casa tem 45 senadores, porém apenas três (todos de partidos minoritários) apoiam Lugo. As bancadas mais fortes são do Partido Colorado (15) e do Partido Liberal (14).

Segundo Boccia, o governo não conseguiria 'nem uma dezena de votos'.

Quais são os trâmites do processo no Congresso?

Pela Constituição do Paraguai, é relativamente fácil para um Congresso em que a oposição tem ampla maioria abrir um processo de impeachment contra o presidente.

A Carta estabelece que o presidente e outras autoridades poderão ser processados e afastados por 'mau desempenho de suas funções, por delitos cometidos no exercício de seus cargos ou por delitos comuns'.

Seguindo disposições constitucionais, o processo contra Lugo foi aberto pela Câmara dos Deputados e agora deve ser julgado pelo Senado.

O presidente deve ser ouvido ao meio-dia desta sexta-feira (13h de Brasília) e a votação na Casa para decidir se ele fica ou não no cargo pode começar a partir das 16h30 (17h30 de Brasília).

Quem pode apoiar Lugo no Paraguai?

Eleito com 41% dos votos em 2008 prometendo combater a pobreza e fazer uma reforma agrária, Lugo tem o apoio de movimentos sociais como grupos sem-terra e associações de professores.

Nos últimos anos, parte de seus simpatizantes passou a manifestar insatisfação com o fato de a redistribuição de terras não ter saído do papel, mas espera-se que esses críticos moderados voltem a defender o presidente paraguaio no caso de um impeachment.

Na quinta-feira, cerca de 1.500 aliados de Lugo começaram a acampar nas imediações do Congresso para pressionar os parlamentares a desistirem do processo político para afastá-lo. Segundo esses simpatizantes, cerca de 70 ônibus com mais manifestantes devem chegar a Assunção hoje.

Não há clareza sobre os índices de aprovação de Lugo hoje. Segundo o instituto de pesquisas paraguaio Enrique Taka Chase, sua popularidade caiu de 58% para 38% desde 2008. Uma pesquisa do Centro de Estudios y Educación Popular Germinal, porém, ainda lhe dava 58% de aprovação em janeiro.

O que pode ocorrer se Lugo for cassado?

Lugo afirmou em cadeia de TV que aceitará o resultado do processo de impeachment e enfrentará 'todas as consequências' da votação no Congresso.

Segundo analistas paraguaios, o vice-presidente Frederico Franco assumirá o cargo, mas provavelmente terá de enfrentar uma onda de protestos populares, além de pressões internacionais.

De acordo com o jornal ABC Color, por exemplo, a estatal petrolífera venezuelana PDVSA poderia cancelar os repasses de combustível feitos à Petropar.

Protestos violentos não foram descartados pelas autoridades e mais de 4.000 policiais foram destacados para proteger o Parlamento. Na quinta-feira, ativistas e membros de movimentos sociais começaram a acampar em frente ao Parlamento para fazer uma vigília em apoio ao presidente.

Mais de 70 ônibus partiram do Estado de San Pedro levando manifestantes favoráveis a Lugo e devem chegar à capital nesta sexta-feira.

Já na tarde de quinta-feira em Assunção comerciantes fecharam as portas e estudantes foram dispensados das aulas mais cedo, segundo agências de notícias. A população teme a repetição de conflitos que ocorreram na cidade após o assassinato do vice-presidente Luis Maria Argaña, em 1999.

Como os países vizinhos reagiram à crise?

A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) fez uma reunião de emergência no Rio de Janeiro e enviou uma comissão de chanceleres ao Paraguai.

O protocolo da organização prevê a possibilidade de imposição de sanções ao país - como o fechamento de fronteiras - em caso de 'ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática'.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou que autoridades do Paraguai devem respeitar o 'devido processo' para a eventual destituição do mandatário, estabelecendo prazos que permitam a 'preparação adequada' da defesa do presidente.

Já os países da Alba (Aliança Bolivariana para os Povos da América) divulgaram comunicado repudiando o processo contra Lugo e classificando a ação como uma 'manobra dos setores de direita'.

http://noticias.br.msn.com/mundo/entenda-a-crise-que-pode-derrubar-presidente-paraguaio

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2012, 16:41:01 »
Se eles estão fazendo conforme a constituição manda, não vejo problema nenhum.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2012, 17:41:20 »
Se eles estão fazendo conforme a constituição manda, não vejo problema nenhum.

Jamais. O processo abre-se hoje. Amanhã você tem de se defender e amanhã vai ser julgado. Isso não respeita o devido processo legal e nem te dá a chance de se defender. A Constituição deles não fala de prazos, logo, caberia aos deputados terem dado prazo ele. No mínimo 30 dias na minha opinião.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2012, 18:12:56 »
Se eles estão fazendo conforme a constituição manda, não vejo problema nenhum.

Jamais. O processo abre-se hoje. Amanhã você tem de se defender e amanhã vai ser julgado. Isso não respeita o devido processo legal e nem te dá a chance de se defender. A Constituição deles não fala de prazos, logo, caberia aos deputados terem dado prazo ele. No mínimo 30 dias na minha opinião.

Constituição fraquinha essa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2012, 18:24:56 »
Golpe branco.

Concordo. Se fosse um regime parlamentarista, não haveria problema, mas no presidencialismo é preciso ter motivos mais fortes para se derrubar um governo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2012, 18:25:25 »
Dá até pra fazer uma piada sobre a constituição ser paraguaia...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2012, 18:35:51 »
Mas se a constituição deles não dá prazos para o processo legal e permite um processo de deposição por motivos tão abstratos continua não havendo nenhum problema.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2012, 19:37:24 »
Aparentemente o impeachment foi aprovado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2012, 19:49:53 »
Lamentável. Pelo menos o Lugo tentou ser conciliador no seu discurso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2012, 23:42:37 »
Mas se a constituição deles não dá prazos para o processo legal e permite um processo de deposição por motivos tão abstratos continua não havendo nenhum problema.
Estar dentro da lei não implica em estar correto.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2012, 09:23:00 »
Se a constituição de lá permite que o regime se comporte como se fosse parlamentarista e essa não é a intenção, é caso de modificá-la.

Se a constituição, na forma que está, permite que os parlamentares derrubem de forma sumária chefes do executivo, paciência. Estão dentro da lei.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2012, 09:50:14 »
Mas se a constituição deles não dá prazos para o processo legal e permite um processo de deposição por motivos tão abstratos continua não havendo nenhum problema.
Estar dentro da lei não implica em estar correto.

O problema é que "estar correto" significa menos do que "estar amparado pela legislação".

O mundo é dos espertos.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2012, 11:12:10 »
O principal erro do Lugo foi não saber ser uma oposição a um regime ditatorial longo e um partido que o representava (colorado), ainda maioria no Congresso.

O fato de ter querido romper dessa forma com os colorados o colocou nesta situação. Na primeira oportunidade o derrubaram. Paciência, que Lugo acorde para a vida, que o país não se administra sozinho e sim com alianças... o vice-presidente é de outro partido, o partido Liberal, que sempre andou junto com o Partido Colorado. Vamos ver...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Temma

  • Visitante
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2012, 11:27:11 »
Eu não creio que existam constituições modernas hoje que deixem de abraçar o devido processo legal, e em caso positivo, claramente caberia sua aplicação, ainda que não haja regulamentação para o impeachment. O procurador-geral do país deu uma declaração no mesmo sentido, dizendo que o impeachment foi ilegal.

O problema é o quanto as instituições no Paraguai são frágeis.


« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 11:29:17 por Temma »


Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2012, 14:10:30 »
Uma constatação:

Os blogueiros e colunistas POLÍTICOS  (deixando claro que não me refiro a ninguém daqui) divergem nessa questão. Os mais à esquerda (assim chamados pelos seus opositores) dizem que é golpe, os mais à direita (assim chamados pelos seus opositores) dizem que tudo esta dentro da lei.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Temma

  • Visitante
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2012, 14:26:55 »
Uma constatação:

Os blogueiros e colunistas POLÍTICOS  (deixando claro que não me refiro a ninguém daqui) divergem nessa questão. Os mais à esquerda (assim chamados pelos seus opositores) dizem que é golpe, os mais à direita (assim chamados pelos seus opositores) dizem que tudo esta dentro da lei.



mas a imprensa no geral tá tratando como "golpe constitucional"* ou  "golpe velado".


e o único colunista que vi falando que foi dentro da lei foi o Reinaldo Azevedo. O que era previsível  ::)


*sei que soa estranhíssimo.


Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2012, 14:45:45 »
Uma constatação:

Os blogueiros e colunistas POLÍTICOS  (deixando claro que não me refiro a ninguém daqui) divergem nessa questão. Os mais à esquerda (assim chamados pelos seus opositores) dizem que é golpe, os mais à direita (assim chamados pelos seus opositores) dizem que tudo esta dentro da lei.



mas a imprensa no geral tá tratando como "golpe constitucional"* ou  "golpe velado".


e o único colunista que vi falando que foi dentro da lei foi o Reinaldo Azevedo. O que era previsível  ::)

Quanto ao Reinaldo são mais interessante os comentários das reinaldetes:

Aí, Tio Rei, mostra pras esses esquerdistas e etc.

Mas sempre tem outros, o pessoal do MSM, por exemplo, quase teve um orgasmo quando o Lula estava com câncer. kkk
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 14:50:05 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Temma

  • Visitante

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #22 Online: 25 de Junho de 2012, 21:21:00 »
Eu não sei do que todo mundo tá reclamando.

Vai todo mundo agora ficar de mal com o Paraguai, cujo único "erro" foi seguir à risca a própria lei?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Temma

  • Visitante
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #23 Online: 25 de Junho de 2012, 21:46:05 »
Eu não sei do que todo mundo tá reclamando.

Vai todo mundo agora ficar de mal com o Paraguai, cujo único "erro" foi seguir à risca a própria lei?


Longe de mim querer interpretar melhor a constituição deles que o "STF paraguaio", mas o que sei, é que decisões judiciais são passíveis de influências políticas. Também é essa a nossa preocupação atual, quanto ao caso do mensalão. De qualquer maneira, à princípio é preciso uma análise bem maior para me convencer que foi uma decisão pautada no bom direito, ou uma simples decisão política, como tantas outras que flagrantemente são vistas no nosso país (onde as instituições são bem mais sólidas).



Abaixo um trecho de um artigo publicado no site Conjur, que pertence ao Gilmar Mendes, alguém que sempre teve rusgas com o PT, esse site vez ou outra é "panfletário",  divulgando matérias que coadunam com os interesses de seus colaboradores (atacaram por muito tempo a operação satiagraha e a castelo de areia), enfim, teriam tudo pra embarcar nessa onda de legalidade só pra atacar o PT, à moda do Reinaldo Azevedo, mas também por ser um site voltado à área jurídica, não cospem no bom senso. O trecho:


Noutro giro, a tomar um conceito de democracia pouco exigente, Norberto Bobbio a define como o respeito às regras do jogo. Nessas regras estão incluídos os direitos fundamentais, cujo rol traz o direito individual ao devido processo legal, a assegurar o contraditório, o direito à prova, tempo hábil para formulação de defesa, dentro outros direitos igualmente inarredáveis. Se as regras não são observadas, não se pode falar em Estado de Direito.

A supor aceitável qualquer que fosse a decisão política do senado paraguaio, a forma adotada é juridicamente intolerável. O processo político-democrático não admite decisões liminares desse tipo.

Em nenhuma hipótese um processo de impeachment presidencial tem como ser tão breve. O episódio choca. Vimos um simulacro, uma encenação de quinta categoria rodada às pressas. Se tratados internacionais exigem a preservação do regime democrático, o Paraguai não satisfaz o requisito. Entre os dias 21 e 22 de junho, o país esteve longe de observar as regras da democracia.



http://www.conjur.com.br/2012-jun-25/luis-raul-andrade-impeachment-paraguaio-democracia
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 21:49:37 por Temma »

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Sem a presença de Lugo no Senado, seu impeachment começa a ser julgado
« Resposta #24 Online: 25 de Junho de 2012, 21:56:14 »
Uma constatação:

Os blogueiros e colunistas POLÍTICOS  (deixando claro que não me refiro a ninguém daqui) divergem nessa questão. Os mais à esquerda (assim chamados pelos seus opositores) dizem que é golpe, os mais à direita (assim chamados pelos seus opositores) dizem que tudo esta dentro da lei.

Pitoresco.

Alguém lembra o que a esquerda brasileira escreveu sobre a tentativa de golpe do Chávez em meados dos anos 90?
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 07:17:18 por Geotecton »
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!