Acho a medida correta. Já está na hora de alguém enquadrar essas empresas de telefonia que tem lucros exorbitantes e um serviço ridículo. Não tem outra forma de punir, senão pelo bolso. Eu uso TIM e o serviço é temerário.
E daí? eu uso a Claro e não tenho problemas, e se eu não tivesse chip da Claro e quisesse comprar? Por que a Anatel deveria ter o direito de impedir algumas pessoas de resolver seus próprios problemas para resolver os problemas de outras? A ação da Anatel só mostra o quanto ela é inútil e mal caráter.
Você fala isso por não ter problemas. Aqui no Paraná, não importa qual seja a operadora, o sinal é ruim, a ligação cai frequentemente, e quando ligam pra você 50% das vezes cai na caixa postal, indevidamente. Não se consegue resolver isso individualmente, mas apenas coletivamente. É para isso que serve a agência reguladora, para garantir a prestação mínima do serviço.
Pelo tom parece-me que suas críticas tem mais a ver com o livre-mercado e livre-concorrência. Pois bem, o Brasil é um Estado-Social Constitucional, para ser franco, somos quase socialistas, e as operadoras quando resolveram operar aqui e venceram licitações sabiam, de antemão, as regras do jogo, no qual o Estado, por meio das agências reguladoras, poderia intervir diretamente no mercado, em caso de má prestação do serviço. Logo, podemos sim criticar o lucro das operadoras em detrimento do serviço porco que prestam.