Autor Tópico: Atirador mata 14 e fere 50 em cinema nos EUA  (Lida 4017 vezes)

Temma

• Visitante
Re:Atirador mata 14 e fere 50 em cinema nos EUA
« Resposta #50 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:45:51 »
No Japão isso é ainda pior, com o fenômeno "hikkikomori". O Barata já confirmou que lá tem mais casos de "spree killers" do que nos EUA, proporcionalmente.

Impressões pessoais não confirmam nada, claro, podem servir como diretriz. Até porque não somos máquinas pra guardar estatísticas sobre assassinatos.  Eu esqueci de procurar ontem, mas achei uma matéria sobre esses assassinatos com facas no Japão.

http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1812808,00.html

Eu estou de saída agora, mas lendo por alto citaram dois casos de assassinato em série com facas, onde mencionam um intervalo de oito anos entre os dois crimes, assim como outras decapitações, dignas de leitores de mangá guro.

Ao que parece, é significativo o uso de arma brancas nos assassinatos no Japão, óbvio, pois as outras são restritas.

Lá a frase "-olha a faca" é de fato ameaçadora.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #51 Online: 03 de Agosto de 2012, 12:38:07 »
Sobre as armas serem de outra categoria, isso não impede a conexão.
Impede quando você compara armas restritas a armas permitidas para posse ou porte. Excluindo a pistola, as armas utilizadas não podem ser portadas por civis sob nenhuma circunstância.

Por exemplo, está presente o incentivo do uso bem como a familiaridade no manejo, seja por clube de tiros, seja para autodefesa, ou ainda como simples costume passado de pais para filhos.

O crime em específico não é único, e não há porque considerá-lo assim.
Não é unico em tipo mas é único em qualificação. Além dos fatores já mencionados a área é "livre de armas", o que agrava ainda mais o caso e invalida em partes o argumento contra porte de armas que geralmente é utilizado em casos similares.

Ainda, me parece que por mais paranóica que esteja a sociedade americana com relação à segurança, acredito que o foco seja na entrada de imigrantes, como fronteiras e aeroportos, ou com mais ênfase aos "guetos" ou bairros hispânicos.
Isso é verdade. Inclusive entram na lista os que se armam para se defender do estado.

No fundo eu acredito que as causas sejam multifatoriais, passando pelo acesso fácil às armas, pelo copycat, assim como pelo citado bullying e a competitividade da sociedade. Também por essa razão, a maioria das analogias parece falhar, pois pinçam isoladamente uma ou outra característica da sociedade americana e as comparam às demais.
O indivíduo conseguiria a arma fosse fácil ou não o acesso. O fácil acesso legalizado facilita o crime em casos como esse, mas possívelmente não faria muita diferença em outros tipos de crime.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Temma

• Visitante
« Resposta #52 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:04:45 »
Price,

Para evitar muitos rodeios, quotes e uma discussão maçante, vou responder aquilo que parece ser seu argumento central

O indivíduo conseguiria a arma fosse fácil ou não o acesso. O fácil acesso legalizado facilita o crime em casos como esse, mas possívelmente não faria muita diferença em outros tipos de crime.

Aqui cabe uma indagação. O "como esses" refere-se a crimes cometidos por 'cidadãos comuns'? O "outros tipos" refere-se a crimes de ordem material? Se sim, eu não vejo uma gradação em importância entre eles. No máximo, a consideração sobre o índice de incidência em que ocorrem.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #53 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:14:02 »
Price,

Para evitar muitos rodeios, quotes e uma discussão maçante, vou responder aquilo que parece ser seu argumento central

Aqui cabe uma indagação. O "como esses" refere-se a crimes cometidos por 'cidadãos comuns'? O "outros tipos" refere-se a crimes de ordem material? Se sim, eu não vejo uma gradação em importância entre eles. No máximo, a consideração sobre o índice de incidência em que ocorrem.

"Esse tipo" é um crime planejado por um prazo razoável com um objetivo bem definido (obiamente, isso não é uma condição suficiente para tal afirmação, mas ao menos se). Isso permite que o jovem adquira as armas e munições num período razoável, talvez variando os locais de compra, ou até encomendando pela internet e pagando em pessoa. Quando esse tipo de compra ocorre, o criminoso não visa manter a descrição quando usar a arma, afinal, seria de absoluta certeza que ela levaria as autoridades a ele sem dificuldade. Inclusive, suspeito que o indivíduo que compra a arma do crime em loja não visa cometer o crime mais de uma vez.

Os "outros crimes" são crimes que precisam de muitas armas ou artefatos de uso militar. Essas armas geralmente vêm de fonte ilegal (o que é obvio quando nota-se que as armas não são comercializadas para civis, e às vezes nem para colecionadores), afinal, é muito difícil alguém se dispor em armar algumas dezenas de homens com armas legais para proteger o seu cartel de drogas ou puteiros, ou roubar um banco, e é muito mais difícil rastrear armas usadas e importadas por causa da falta de comunicação entre os Estados e certamente falta de dados sobre o armamento (fog). Sem falar no preço mais baixo e venda indiscriminada no comércio ilegal.

Nesse crime pode-se abrir uma ressalva e considerar um possível fornecimento ilegal de artefatos para o mesmo fim, já que o jovem tinha explosivos em sua residência.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!