Eu não discordo da afirmação de vocês, mas, mesmo assim, ainda acho que há uma decadência na música popular. Porque os gêneros inevitavelmente vão se esgotando, e o fator novidade é importante. Gêneros musicais são como uma gaussiana; após o ápice, só há descenso.
E quais gêneros novos a última década criou? (A pergunta não é irônica.)
Eu não estou tentando ser negativo, nem nada disso. Mas acho que se eu vivesse nos anos 60, estaria animado pelo novo album dos Beatles, do The Who, do The Byrds, do The Doors, CCR, Cream, Captain Beefeart, Frank Zappa, The Moody Blues, T.Rex, Simon & Garfunkel, The Velvet Underground, Jimi Hendrix, The Band, Bob Dylan, Sly, Leonard Cohen, Rolling Stones, The Kinks, The Yardbirds, The Zombies, The Beach Boys... Qual banda hoje em dia eu fico animado para ouvir o novo album? Só consigo pensar em Ween, Arcade Fire, Flaming Lips e The Black Keys, e três dessas são bandas que homenageiam bandas antigas.
Pode ser o meu gosto, claro. Mas faço a pergunta aos outros foristas: quais músicos em atividade hoje em dia vocês se animam para ouvir o novo album? E vocês a consideram originais, que trazem alguma coisa nova?