Não existe nenhuma evidência da existência do personagem Jesus narrado na Bíblia.
Mas Gaúcho, por evidência você diz uma foto ou um teste de DNA?
O Jesus "deus" é mitológico. Não existiu e isso ninguém aqui duvida.
Um Jesus histórico eu acho muito provável quetenha existido, muito provável para não dizer que com certeza existiu.
Ausencia de evidência não é evidência de ausência. Nesse caso em específico essa frase tem um sentido especial.
O fato de não ter havido historiadores antigos relatando tal figura não diz absolutamente nada. Os historiadores da época se ocupavam de registrar os fatos de pessoas "importantes" da época. Jesus foi importante apenas para o zé-povim que valia menos que as cabras. Os historiadores, provavelmente, não conseguiram enxergar, ou prever, a importância que ele teria futuramente.
Ainda hoje historiadores não conseguem prever com exatidão como os fatos serão lembrados. É necessário um tempo para uma interpretação deles, mesmo com "os vencedores" induzindo uma forma de pensar na população.
Hoje o mundo é globalizado, mas naquela época o mundo era limitado. Os relatos eram de boca ao ouvido e os livros eram copiados à mão.
Ao ler os evangelhos, se identifica uma pessoa transgressora do establishment. Não condiz muito com a hipótese de um Jesus fabricado para amansar o povo. O fato de ele ter sido usado como amansa-bestas é devido a usurpação de suas palavras por Constantino e a Igreja católica (IC como o "establishment" religioso pré-Concílio de nicéia).
Nessas palavras transgressoras tem no meio palavras extremamente dissonantes de suas mensagens -quando ele diz que veio trazer a espada e tal-, se a teoria do Jesus "amansa-bestas" fosse correta nós teriamos que supor que os "criadores do mito" tivessem tido uma presença de espírito impar para colocar isso no meio de "oferecer a outra face".
Levando em consideração que os evangelhos foram escritos no Sec I, foi um acerto em cheio. É no mínimo curioso esse fato.
Os evasngelhos, apesar de tendenciosos, mostram uma pessoa com idéias bem consistentes.
Tem que pensar também na imbecilidade característica do ser humano. Se a Rede Globo resolver criar um deus hoje será que eles vão ser capazes? O ser humano é treinado para pensar de uma certa forma desde que nasce. Ele briga e morre para manter seus deuses e ideais embutidos na sua psiquê. Na época cristãos convertidos morriam felizes na arena romana. Eles nasceram com a crença em um monte de deuses mas algo fez com que eles abandonassem esses deuses em nome de uma outra pessoa que nem conheceram.
Essa pessoa, no mínimo, mostrou autoridade.
Roma tentou se manter de pé à custa de Jesus.
Gandhi conseguiu uma proeza "divina" com argumentos extremamente semelhantes. Pessoas morriam por ele, ele era uma figura de verdadeira autoridade.
Eu acho que o "fenômeno Jesus" foi um "fenômeno Gandhi" na época.