Deixe-me fazer uma pergunta a vc, Juca:
Meio fora do assunto do tópico, mas há pouco tempo atrás nas eleições passadas o Chavez impediu por quase três mêses que os opositores eleitos na Venezuela tomassem posse legalmente, mesmo após eleitos nas urnas, certa vez chegou a ameaçar de colocar o exército nas ruas se a oposição tivesse maioria na nova eleição.
É fato, foi noticiado amplamente na época.
Porque não se viu nenhum partido da esquerda na A.L falando em "golpe" já que os opositores foram eleitos em uma votação da qual o Chavez tb participou?
Chavez é FDP de marca maior Arcanjo, mas está sentado em dinheiro. Chavez nunca chegou as vias de fato e os oposicionistas na Venezuela são livres para disputar a eleição e xingar o presidente. Chavez nunca passou da retórica populista. Não deu golpes de fato e aproveitou sua imensa popularidade para tentar se perpetuar no governo através de eleições, mudando a constituição ao seu modo, porque os parlamentares eram todos de sua base, visto que a oposição lá boicotou as eleições e facilitou a vida do líder populista com mania de Che Guevara.
Aposto que não fosse o poder moderador do Brasil, Chavez já teria dado um golpe com todas a letras por lá. E não estou falando do governo do Lula não, estou falando do Brasil desde FHC, que apoiou Chavez contra o golpe que lhe foi dado, e da diplomacia histórica do Itamaraty.
O Chavez mudou as regras eleitorais na véspera da eleição para se beneficiar delas na contagem dos votos que lhe dariam desvantagem em certos estados no sistema antigo, depois ameaçou colocar o exército nas ruas se a oposição tivesse maioria e por fim impediu os
legalmente eleitos de tomarem posse por mais de três mêses após a data marcada para assumirem os cargos.
A questão não é ser ele um bufão populista ou não, a questão que lhe coloquei é por
qual motivo não se ouviu nenhum partido esquerdista de nenhum país da A.L criticar o Chavez quando ele rasgou a constituição ao impedir que os opositores tomassem posse por quase três mêses e por mudar as regras eleitorais na véspera da eleição.A constituição do Paraguai pode ser uma merda que permite qualquer tipo de interpretação, mas até a base de apoio do presidente votou a favor de sua saída, não houve militares apontando armas para ninguém, o novo presidente tomou posse e a população aceita a destituição do antigo.
Mas os mesmos que gritam "Foi golpe" contra a deposição de um esquerdista no Paraguai não abrem a boca contra o esquerdista da Venezuela que rasgou a Constituição para se beneficiar e tentar impedir a posse de gente legalmente eleita em uma eleição que vcs mesmos dizem ser absolutamente livre.
Desculpe, Juca, mas aqui a esquerda mostra bem que usa dois pesos e duas medidas para tudo, desde que interesse.