Autor Tópico: O que mais te impressiona nas civilizações antigas?  (Lida 18043 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re:O que mais te impressiona nas civilizações antigas?
« Resposta #75 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:52:45 »
A sua contextualização temporal está muito vaga. O que é "naquele tempo"?

"Naquele tempo" sugere "no tempo em que os monumentos foram construídos".

Além disto você está afirmando de maneira muito enfática que não existia nenhuma tecnologia disponível capaz de fazer o que foi feito. Se não havia "naquele tempo" porque eu devo aceitar como factível a sua hipótese de que a tecnologia veio de uma civilização anterior? E porque é que tal civilização não deixou uma só evidência de sua existência, como ferramentas ou algum tipo de linguagem escrita? Em resumo, com que base você faz uma afirmação tão convicta?

Mas a evidência de sua existência é EXATAMENTE as construções megalíticas! É disso que estamos falando!

Ao contrário, meu caro, as "pedras" são os entes geológicos mais facilmente datáveis. Mas, neste caso, eu não me referia a nenhuma datação das rochas e sim em estimativas temporais daquela cultura e, se possível, em alguma datação radiométrica de algum tipo de marcador contendo alguma matéria orgânica da época daquela construção.

Infelizmente só restaram as rochas, que certamente estão ali há muito mais tempo do que se supõe.

Com toras de árvores mais resistentes, com cordas de fibras naturais e com muita mão-de-obra escrava (ou não) é possível erigir uma (ou mais) muralha, mesmo que esta contenha blocos de mais de 100 toneladas.

É claro que sim, e isto duraria centenas de anos!

Você fez alguma pesquisa bibliográfica em revistas hodiernas e científicas ou, pelo menos, em fontes não-científicas mas que tem suporte da Ciência? Ou se limita apenas a repetir a ladainha de publicações obscuras e pseudocientíficas?

Não precisa pesquisa, basta observação!...

Observe o que este site oficial informa sobre Sacsayhuaman:

Citação de: Associação Cultural Peru Alemanha
[...]
Sacsayhuaman was built in the 15th century during Pachacutec and Tupac Yupanqui’s ruling.

Its construction lasted over a decade. It is said that more than 30.000 men built the giant superposed walls, which are 600 m long and reach a height of 24 m. The stones on the lowest level are the biggest and the wall is nine meters high.

The walls on the other two levels are made of smaller stones. With strenous work were the enormous perfectly fitting granite blocks chiseled and smoothed, and like in other Inca walls, they were put together without the use of mortar. Against the sky stands up this magnificent granite structure. No doubt that a visitor will feel small and lost in the presence of such a colossal labyrinth.

Up until now it is still unknown how the Incas transported the formidable stone blocks – the biggest weighs about 155 tons – from a the quarry stone, located 20 km away. It isn’t clear whether the structure was a military fortress or storage place or even a gathering place.
[...]
Fonte

Época estimada de construção: Século XV.

Número estimado de pessoas envolvidas: 30.000.

Distância do afloramento da rocha-fonte: 20 km.

Cadê as provas? Baseados em quê afirmaram estas coisas? Qual o tempo estimado para o erguimento do complexo de muralhas? Qual a finalidade?

É por estas e outras que eu afirmo: Achismo!

Engraçado. Eu vejo apenas blocos de rocha.

Realmente, isto é muito engraçado...

Vejo a impossibilidade física de homens primitivos terem-na construído!

Homens primitivos não construiriam aquela muralha. Mas homens do século XV com alguma tecnologia poderiam construí-la, não sem muito esforço, é claro.

Sem dúvida, para quem construiu Machu Picchu, estas muralhas são fichinha.

Vejo pedras gigantes encaixadas umas sobre as outras como brinquedos infantis!

Nada vejo de assombroso.

O assombroso é: Com que tecnologia? Com que ferramentas e Com que propósito?

Estas coisas deveriam assombrar os nossos cientistas, no entanto...

E onde está a PEDREIRA?

A 20 km.

E ainda assim você não se assombra?!?

Como fizeram para transportar pedras gigantes de até 150 mil quilos (!) SEM máquinas, SEM cabos de aço, SEM estradas pavimentadas, para uma altitude de 3700 km acima do nível do mar??!?

E mesmo assim, você apresenta uma hipótese extraordinária e que por puro wishful thinking afirma que ela é mais plausível do que a dos arqueólogos.

Apenas disse que as construções megalíticas não podem ser atribuídas aos povos antigos
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:57:20 »
Acho que o Buck é um atlante disfarçado.

Ao menos a linha de raciocínio dele é mais "consistente" que a maioria dos crentes em civilizações ultra avançadas e ou extra-terrestres.  :hihi:

Extra-terrestres. Pfff. Maior bobagem. Todos sabem que as civilizações avançadas são intraterrestres. Se bem que talvez isso decorra da confusão das pessoas acharem que o exterior da terra é exterior e não o interior, como é de verdade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:59:35 »
Tá bom. Foi o poder da mente dos antigos. Levitação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 06 de Outubro de 2012, 12:28:58 »
A sua contextualização temporal está muito vaga. O que é "naquele tempo"?
"Naquele tempo" sugere "no tempo em que os monumentos foram construídos".

Certo. E que seria quando?

Além disto você está afirmando de maneira muito enfática que não existia nenhuma tecnologia disponível capaz de fazer o que foi feito. Se não havia "naquele tempo" porque eu devo aceitar como factível a sua hipótese de que a tecnologia veio de uma civilização anterior? E porque é que tal civilização não deixou uma só evidência de sua existência, como ferramentas ou algum tipo de linguagem escrita? Em resumo, com que base você faz uma afirmação tão convicta?
Mas a evidência de sua existência é EXATAMENTE as construções megalíticas! É disso que estamos falando!

Uma "civilização avançada" provavelmente conheceria metalurgia sofisticada e seria capaz de construir maquinários de alta qualidade, constituídos de metais mais resistentes à corrosão. Ela também seria hábil em armazenar informações sobre a sua cultura em meios físicos destinados a sua preservação, incluindo a sua linguagem.

Ela certamente teria desenvolvido processos e materiais que se destacariam por sua qualidade, por sua resistência e singularidade tecnológica, quando comparados aos dos povos primitivos de seu entorno ou dos que os sucederam.

Onde estão tais evidências?

Ao contrário, meu caro, as "pedras" são os entes geológicos mais facilmente datáveis. Mas, neste caso, eu não me referia a nenhuma datação das rochas e sim em estimativas temporais daquela cultura e, se possível, em alguma datação radiométrica de algum tipo de marcador contendo alguma matéria orgânica da época daquela construção.
Infelizmente só restaram as rochas, que certamente estão ali há muito mais tempo do que se supõe.

Bem, eu concordo que as rochas estão há muito tempo por ali, entre 4 milhões e 40 milhões de anos, ou seja, em algum momento ao longo da formação e soerguimento da Cordilheira dos Andes.

Quanto aos blocos de rochas. Se não existem datações absolutas e nem relativas, como você pode afirmar que as rochas "certamente" estão há muito tempo por ali?

E ainda assim, resta a necessidade de estimar este tempo.

Com toras de árvores mais resistentes, com cordas de fibras naturais e com muita mão-de-obra escrava (ou não) é possível erigir uma (ou mais) muralha, mesmo que esta contenha blocos de mais de 100 toneladas.
É claro que sim, e isto duraria centenas de anos!

Você já simulou isto ou é "achismo"?

Você fez alguma pesquisa bibliográfica em revistas hodiernas e científicas ou, pelo menos, em fontes não-científicas mas que tem suporte da Ciência? Ou se limita apenas a repetir a ladainha de publicações obscuras e pseudocientíficas?
Não precisa pesquisa, basta observação!...

A observação não é suficiente, a não ser para dar "palpites".

Observe o que este site oficial informa sobre Sacsayhuaman:

Citação de: Associação Cultural Peru Alemanha
[...]
Sacsayhuaman was built in the 15th century during Pachacutec and Tupac Yupanqui’s ruling.

Its construction lasted over a decade. It is said that more than 30.000 men built the giant superposed walls, which are 600 m long and reach a height of 24 m. The stones on the lowest level are the biggest and the wall is nine meters high.

The walls on the other two levels are made of smaller stones. With strenous work were the enormous perfectly fitting granite blocks chiseled and smoothed, and like in other Inca walls, they were put together without the use of mortar. Against the sky stands up this magnificent granite structure. No doubt that a visitor will feel small and lost in the presence of such a colossal labyrinth.

Up until now it is still unknown how the Incas transported the formidable stone blocks – the biggest weighs about 155 tons – from a the quarry stone, located 20 km away. It isn’t clear whether the structure was a military fortress or storage place or even a gathering place.
[...]
Fonte

Época estimada de construção: Século XV.

Número estimado de pessoas envolvidas: 30.000.

Distância do afloramento da rocha-fonte: 20 km.
Cadê as provas?

Você exige provas dos arqueólogos ao mesmo tempo que apresenta apenas um "achismo".

Baseados em quê afirmaram estas coisas?

Informações etnográficas e arqueológicas, aplicação da tecnologia disponível no século XV, estudos comparativos de outras grandes estruturas...

Qual o tempo estimado para o erguimento do complexo de muralhas?

Eu não sei. E o que importa se demorou 50 ou 100 anos?

Qual a finalidade?

Estudo de astronomia de posição, cultos animistas, fortaleza militar, depósito de alimentos, palácio governamental...

Existem muitas possibilidades e não sei afirmar qual é, especialmente porque a minha área de estudo não é arqueologia.

É por estas e outras que eu afirmo: Achismo!

Concordo. Foi a única coisa que você fez até o momento.

Engraçado. Eu vejo apenas blocos de rocha.
Realmente, isto é muito engraçado...

Ironia.

Vejo a impossibilidade física de homens primitivos terem-na construído!
Homens primitivos não construiriam aquela muralha. Mas homens do século XV com alguma tecnologia poderiam construí-la, não sem muito esforço, é claro.
Sem dúvida, para quem construiu Machu Picchu, estas muralhas são fichinha.

Machu Picchu deve ser o produto de uma outra "civilização ultraavançada".

Vejo pedras gigantes encaixadas umas sobre as outras como brinquedos infantis!
Nada vejo de assombroso.
O assombroso é: Com que tecnologia? Com que ferramentas e Com que propósito?

Já respondi, com base no que se conhece até hoje.

Estas coisas deveriam assombrar os nossos cientistas, no entanto...

Todos os pesquisadores das Culturas Pré-Colombianas que conheci, são entusiastas do tema e sabem (e reconhecem) que há muito para ser pesquisado.

E onde está a PEDREIRA?
A 20 km.
E ainda assim você não se assombra?!?

Sim.

E?

Como fizeram para transportar pedras gigantes de até 150 mil quilos (!) SEM máquinas, SEM cabos de aço, SEM estradas pavimentadas, para uma altitude de 3700 km acima do nível do mar??!?

Já respondi, com base no que se conhece até hoje.

E a pedreira também está em altitude elevada.

E mesmo assim, você apresenta uma hipótese extraordinária e que por puro wishful thinking afirma que ela é mais plausível do que a dos arqueólogos.
Apenas disse que as construções megalíticas não podem ser atribuídas aos povos antigos

Você afirmou que não foram extra-terrestres e sim civilizações anteriores aos "povos antigos", o que as tornam... mais antigas que os próprios.

Você não vê alguma contradição nisto?
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #79 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:07:48 »
Vou me arrepender...

Assim eu choro, rs...

Vamos supor que tais "civilizações ultraavançadas" realmente tenham existido.

Não é uma teoria infundanda, pois se levarmos em conta que o Homo Sapiens já está pronto há pelo menos 200 mil anos, ou seja, há duzentos milênios que temos o mesmo cérebro e a mesma capacidade de raciocínio, podemos imaginar sem medo de errar que outras civilizações tão avançadas  ou mais que a nossa já estiveram por aqui, surgiram e desapareceram sucessivas vezes, e que a nossa é apenas mais uma dentre tantas.

Porque é que não se encontra um só vestígio delas tais como esculturas, equipamentos, ferramentas ou pelo menos um singelo petroglifo?

Amigo, é justamente disto que estamos falando! As construções megalíticas - impossíveis de serem concebidas pelas civilizações a elas atribuídas - seriam a prova cabal, o vestígio deixado por estas avançadas civilizações perdidas!

Porque é que muitas destas "civilizações ultraavançadas" não deixaram uma só evidência de linguagem escrita?

Como você sabe que não?

Porque é que estas "civilizações ultraavançadas" pereceram em uma Era Glacial quando diversos grupos humanos muito mais primitivos sobreviveram?

Foi só uma suposição, podia ter dito queda de corpos celestes, ou mesmo guerras atômicas... São N possibilidades.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #80 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:15:34 »
Porque eles eram tão avançados que não precisavam. A "sofisticação" aparente de outros materiais é só uma ilusão decorrente do nosso nível de insofisticação. Possivelmente até mesmo seus computadores eram feitos apenas de rochas (...)

Os Flintstones!? :)

Agora falando sério - civilizações avançadas ou aliens (com tecnologia de empreender viagens espaciais) que só sabem empilhar pedras. Putz!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #81 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:15:59 »

E por que é que estas "civilizações ultraavançadas" só conseguiam manipular o mesmo material que as civilizações primitivas da época - pedra bruta - e não outros materiais de construção mais sofisticados?

Esta é uma boa pergunta, Angelo.

Por algum motivo, este era o único material disponível. Ou, além disso, o mais resistente tanto ao tempo quanto ao impacto de alguma poderosa força.

Importa saber que mesmo sendo o material muito rústico, o que mais impressiona é a tecnologia ali empregada. COMO foi feito, e PORQUÊ.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #82 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:20:14 »
Porque eles eram tão avançados que não precisavam. A "sofisticação" aparente de outros materiais é só uma ilusão decorrente do nosso nível de insofisticação. Possivelmente até mesmo seus computadores eram feitos apenas de rochas, rochas maciças, que naquela época tinham outras propriedades. Ao passar das eras, as Energias Antigas do planeta foram se esvaindo, e agora parecem só pedras inanimadas, como pilhas gastas ou aparelhos eletrônicos pifados.

Alguns minerais ainda conservam um pouco das Energias Antigas, e por isso são usados em tratamentos medicinais, os tratamentos energéticos com cristais. Até hoje a assim chamada "ciência moderna" não conseguiu desvendar como eles operam, como sua energia cura mais do que os "avançados" meios de "alta tecnologia" conseguem.

Buckaroo, PÁRAAAAA, assim você me mata de rir!!!

:histeria:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #83 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:51:26 »

E por que é que estas "civilizações ultraavançadas" só conseguiam manipular o mesmo material que as civilizações primitivas da época - pedra bruta - e não outros materiais de construção mais sofisticados?

Por algum motivo, este era o único material disponível. Ou, além disso, o mais resistente tanto ao tempo quanto ao impacto de alguma poderosa força.

Importa saber que mesmo sendo o material muito rústico, o que mais impressiona é a tecnologia ali empregada. COMO foi feito, e PORQUÊ.

Toda civilização deixa vestígios compatíveis com a tecnologia que possuíam. É só observar as descoberta arquelógicas para se perceber isso.

Empilhar pedras, por maior que elas sejam, não é e nunca foi sinal de tecnologia avançada, principalmente quando se afirma tratar-se de uma civilização capaz de empreender viagens espaciais e coisas do tipo. Um vestígio esperado de uma civilização desse tipo seria, por exemplo, máquinas e/ou mecanismo avançados capazes de tarefas complexas.

Quem já ouviu falar do mecanismo de Anticítera (http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera) sabe do que estou falando.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #84 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:43:08 »
Ah! e o que mais me impressiona é que a humanidade tenha levado tanto tempo para iniciar o processo de desenvolvimento científico-tecnológico.

Considerando que os seres humanos de todos os tempos (desde os primeiros até nós) possuem a mesma capacidade intelectual e cognitiva, é impressionante que faça apenas cerca 400 anos que tenha se iniciado o nosso atual processo de desenvolvimento científico-tecnológico e que nesse curto espaço de tempo os avanços tenham se processados tanto mais rapidamente quanto em maior volume incomparavelmente a todo o tempo anterior de existência do homem sobre o planeta, tempo este estimado em cerca de 150 a 200 mil anos. Ou seja, apenas aproximadamente 0,2% do tempo de existência da humanidade. Este é o tempo de nossa era científico-tecnológica. Nos outros 99,98% do tempo restante, por exemplo, morríamos aos milhares simplesmente por deixarmos de lavas as mãos antes das refeições. Para mim isso é o mais extraordinário de tudo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #85 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:43:46 »
Porque eles eram tão avançados que não precisavam. A "sofisticação" aparente de outros materiais é só uma ilusão decorrente do nosso nível de insofisticação. Possivelmente até mesmo seus computadores eram feitos apenas de rochas (...)

Agora falando sério - civilizações avançadas ou aliens (com tecnologia de empreender viagens espaciais) que só sabem empilhar pedras. Putz!

Ei, não é "só" empilhar pedras! É empilhar de uma maneira que não é possível nem com a tecnologia atual! :oba:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #86 Online: 06 de Outubro de 2012, 16:29:24 »

Ei, não é "só" empilhar pedras! É empilhar de uma maneira que não é possível nem com a tecnologia atual! :oba:

Como já disse, mesmo em se tratando de pirâmides, tudo se resume a empilhar pedras. Não tem nada de mais nisso - independentemente do tamanho das pedras. Nenhuma tecnologia mais avançada do que a conhecida à época é necessária para isso.

É só pensar que é muitíssimo simples se construir um modelo em miniatura dessas ditas "extraordinárias" construções. No final tudo se resume a uma questão de escala (esforço) e não de tecnologia. Já para se construir um projeto de um computador moderno é necessário todo um arcabouço científico-tecnológico muitíssimo complexo, idem para por esse projeto em prática.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 06 de Outubro de 2012, 22:46:58 »
Caro forista Metatron

Eu peço que Vossa Senhoria responda cada uma das minhas postagens, ponto-a-ponto, exatamente como eu faço, pois há uma certa conexão entre as postagens e que eu considero importante para uma "visão geral" dos demais foristas.

Vamos supor que tais "civilizações ultraavançadas" realmente tenham existido.
Não é uma teoria infundanda, pois se levarmos em conta que o Homo Sapiens já está pronto há pelo menos 200 mil anos, ou seja, há duzentos milênios que temos o mesmo cérebro e a mesma capacidade de raciocínio, podemos imaginar sem medo de errar que outras civilizações tão avançadas  ou mais que a nossa já estiveram por aqui, surgiram e desapareceram sucessivas vezes, e que a nossa é apenas mais uma dentre tantas.

Ela é infundada porque não existe um indício sequer destas civilizações. E alegar que as construções com blocos de rocha constituem a evidência porque os "primitivos povos antigos" não podiam construí-las se caracteriza como um equívoco analítico porque você não demonstrou a incapacidade de tais povos.

É puro 'achismo'.

Porque é que não se encontra um só vestígio delas tais como esculturas, equipamentos, ferramentas ou pelo menos um singelo petroglifo?
Amigo, é justamente disto que estamos falando! As construções megalíticas - impossíveis de serem concebidas pelas civilizações a elas atribuídas - seriam a prova cabal, o vestígio deixado por estas avançadas civilizações perdidas!

Você insiste no equívoco, porque há diversos estudos publicados em revistas científicas de arqueologia em que são simuladas as condições necessárias para a construção de megalitos, incluindo as pirâmides egípcias.

E, se você não sabe, não basta afirmar "ahh, as civilizações que as construíram foram perdidas". Você tem que apresentar evidências da existência delas e não ficar repetindo que os megalitos constituem a "prova", porque é uma referência circular.

Além disto cabe a você apresentar e explicar de maneira plausível o que levou à derrocada e ao "sumiço" das tais "civilizações ultraavançadas".

Porque é que muitas destas "civilizações ultraavançadas" não deixaram uma só evidência de linguagem escrita?
Como você sabe que não?

Você poderia mostrar um só exemplo?

Porque é que estas "civilizações ultraavançadas" pereceram em uma Era Glacial quando diversos grupos humanos muito mais primitivos sobreviveram?
Foi só uma suposição, podia ter dito queda de corpos celestes, ou mesmo guerras atômicas... São N possibilidades.

E todas elas não passam de mero delírio se não forem acompanhadas de evidências, pois um evento capaz de "arrasar por completo uma civilização" tem que ter deixado abundantes marcas. A queda de um corpo celeste deixaria uma cratera de impacto ao passo que após uma guerra atômica haveria radiação residual. O "dilúvio", aventado em uma postagem anterior sua, não merece sequer um comentário de refutação, dado o absurdo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 06 de Outubro de 2012, 23:04:30 »

Sem dúvida. Se fosse um jogo de xadrez eu diria 'xeque-mate'.

Por algum motivo, este era o único material disponível.

"Único material disponível"?

Para uma "civilização ultraavançada", com seus alegados veículos sofisticados e capazes de transportar diversos tipos de materiais de longas distâncias?

Ou, além disso, o mais resistente tanto ao tempo quanto ao impacto de alguma poderosa força.

"Poderosa força"?

Você poderia especular um pouco mais?

Ou é mais um "achismo" com wishful thinking?

Faça uma busca em revistas indexadas de arqueologia e esclareça as suas dúvidas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 07 de Outubro de 2012, 12:07:08 »
Acabei de assistir no canal da NatGeo que no sítio arqueológico de El Mirador, uma das pirâmides é constituída de 205.000 blocos de rocha e foi mensurado que, com a tecnologia disponível na época, gastava-se cerca de 11 horas para modelar cada bloco, o que resulta em um total de 2.255.000 homens-hora de trabalho.

Se você colocar 20.000 pessoas trabalhando 12 horas por dia, seriam necessários apenas 10 dias para ter o material pronto[1], o que contribui para derrubar a ideia de que era impossível, para os povos daquela época, realizar trabalhos grandiosos.

[1] - "Material pronto em apenas 10 dias" neste caso significa somente o tempo para modelar os blocos. Não estão computados os tempos de extração, transporte e montagem deles.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, 07:19:31 por Geotecton »
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 07 de Outubro de 2012, 15:46:32 »

« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 16:01:54 por -Huxley- »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #91 Online: 07 de Outubro de 2012, 16:03:08 »
Acabei de assistir no canal da NatGeo que no sítio arqueológico de El Mirador, uma das pirâmides é constituída de 205.000 blocos de rocha e foi mensurado que, com a tecnologia disponível na época, gastava-se cerca de 11 horas para modelar cada bloco, o que resulta em um total de 2.255.000 homens-hora de trabalho.

Se você colocar 20.000 pessoas trabalhando 12 horas por dia, seriam necessários apenas 10 dias para ter o material pronto, o que contribui para derrubar a ideia de que era impossível, para os povos daquela época, realizar trabalhos grandiosos.

Lembro também de ler em Heródoto [1] que muitos egípcios da época consideravam as pirâmides como símbolos de opressão, pois foram construídas por trabalhadores até então livres, forçados a participar da sua construção pelos Faraós. Se a memória não falha.

[1] Para quem as pirâmides do egito já eram relíquias de um passado distante, é bom lembrar, mas que afirmou ter discutido longamente com sacerdotes de lá.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 07 de Outubro de 2012, 17:56:11 »
Só que essa ideia de Heródoto já foi desmentida pela moderna arqueologia. Parece que era um projeto nacional executado na entressafra. As pirâmides já eram antigas no tempo de Heródoto, então ele pode ter se baseado já em mitos naquela época.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 07 de Outubro de 2012, 18:29:54 »
Aliás, não entendo como ainda tem gente que acredita que as pirâmides foram feitas por alienígenas. Sabe-se como foram feitas, quem as fez e seu processo, bem como as falhas do processo. Conhece-se as mastabas, da primeira dinastia:

As evoluções das mastabas, que começou com a pirâmide de Zoser, projetada por Imhotep:

E a primeira pirâmide verdadeira, de Snefru, que teve que produzir 3 para chegar ao modelo conhecido:
Em Meidum, que desmoronou:

A Pirâmide Inclinada:

E a Pirâmide Vermelha, por fim:

O problema é que as pessoas acham que de uma hora para outra começaram a aparecer pirâmides e todas como a de Quéops. E não foi assim que ocorreu.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #94 Online: 08 de Outubro de 2012, 10:29:38 »
Foi mão de obra pura amigo...

É obvio que não tinham leis trabalhistas e "CIPA" nestas construções, portanto é provavel que tenha custado muitas vidas neste processo de construção. O mais "certo", é que ergueram do jeito que o Geotecton mencionou.

Foi um "tetris" primitivo!
Não tinham Faustão e Silvio Santos no domingo,  Tela Quente na segunda, Timão na quarta, nem facebook, então empilhar pedras foi um passatempo pra eles  :biglol: :biglol:

« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, 10:33:49 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 08 de Outubro de 2012, 11:04:32 »
Foi mão de obra pura amigo...

É obvio que não tinham leis trabalhistas e "CIPA" nestas construções, portanto é provavel que tenha custado muitas vidas neste processo de construção. O mais "certo", é que ergueram do jeito que o Geotecton mencionou.

Foi um "tetris" primitivo!
Não tinham Faustão e Silvio Santos no domingo,  Tela Quente na segunda, Timão na quarta, nem facebook, então empilhar pedras foi um passatempo pra eles  :biglol: :biglol:

é por aí mesmo... :biglol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 08 de Outubro de 2012, 12:47:57 »
 ::)
Porque eles eram tão avançados que não precisavam. A "sofisticação" aparente de outros materiais é só uma ilusão decorrente do nosso nível de insofisticação. Possivelmente até mesmo seus computadores eram feitos apenas de rochas, rochas maciças, que naquela época tinham outras propriedades. Ao passar das eras, as Energias Antigas do planeta foram se esvaindo, e agora parecem só pedras inanimadas, como pilhas gastas ou aparelhos eletrônicos pifados.

Alguns minerais ainda conservam um pouco das Energias Antigas, e por isso são usados em tratamentos medicinais, os tratamentos energéticos com cristais. Até hoje a assim chamada "ciência moderna" não conseguiu desvendar como eles operam, como sua energia cura mais do que os "avançados" meios de "alta tecnologia" conseguem.

Buckaroo, PÁRAAAAA, assim você me mata de rir!!!

:histeria:

Pois é... só voce tá rindo!

Mas não gfica assim não, existem outros incompreendidos como voce que sabem muito mais que arqueólogos e historiadores que estudaram a vida inteira.... Você é especial, conseguiu ver a "verdade"!!

Existem outros como voce, como por exemplo os que sabem que existe saci-pererê, que a Terra tem so alguns milenios, que os duendes fazem chover, etc... Assim como voce eles tambem tem uma "compreensão" acima de qualquer cientista obtuso e bitolado...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #97 Online: 10 de Outubro de 2012, 06:49:00 »

Veja as muralhas de Sacsayhuaman: impossíveis de serem explicadas pela nossa ótica.

Repare nos contornos e nos encaixes destas pequenas preciosidades! Como foram empilhadas? Como foram extraídas? Como foram transportadas?

Qualquer explicação sob a nossa ótica será mero achismo...

O que é absolutamente inexplicável é que sofisticadas civilizações extraterrestres tivessem vindo à Terra para empilhar calhaus!  :o
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #98 Online: 10 de Outubro de 2012, 07:35:35 »

Veja as muralhas de Sacsayhuaman: impossíveis de serem explicadas pela nossa ótica.

Repare nos contornos e nos encaixes destas pequenas preciosidades! Como foram empilhadas? Como foram extraídas? Como foram transportadas?

Qualquer explicação sob a nossa ótica será mero achismo...

O que é absolutamente inexplicável é que sofisticadas civilizações extraterrestres tivessem vindo à Terra para empilhar calhaus!  :o

Pois é, amigo. Daí você tira que tem gente pra tudo nesse mundo. Até quem enxergue chifre em cabeça de cavalo e cabelo em ovo.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #99 Online: 10 de Outubro de 2012, 07:47:23 »

Ok, Gaúcho, confesso que exagerei um pouco - em se tratando das muralhas de Sacsayhuaman.

Mas posso aplicar o que eu disse à construção das pirâmides de Gisé, o que poderemos discutir em outra ocasião...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!