Post off topic
Um hobby que tenho desde criança é estudar mitologia dos povos antigos, fazer comparações e encontrar histórias semelhantes entre elas (Siegfried e Aquiles, por exemplo).
Quero que meus futuros filhos tenham um interesse nesse grau... só não sei que tipo de material comprar e nem como estimulá-los (além de estimular a leitura de modo geral). Cresci interessado em mitologia grega por conta do Monteiro Lobato...
Comecei a me interessar pelo assunto aos 10 anos, por conta dos Cavaleiros do Zodíaco...
(Também devo a eles o início do meu interesse em cosmologia)
Em seguida, comecei a jogar rpg e advinhe… mais interesse por mitologia!
Não tenho filhos, mas acho que só precisa de material específico se a criança ainda for muito nova, numa fase anterior a alfabetização. Eu, pelo menos, lia livros "adultos" para pesquisar temas que me interessavam, sem problemas. Se o interesse surgir de alguma atividade prazerosa, será um bom começo.
Além disso, meu pai, um mestre na arte de despertar a curiosidade, sempre utilizou técnicas muito boas. A minha preferida: na minha adolescência, ele mantinha um armário fechado de livros "proibidos", por serem inadequados para a minha idade, os quais eu li todos, é claro. Mais tarde, descobri a artimanha. Em pensar que eu me sentia transgressora…