Muito vago.
Por favor forneça detalhes.
Não havia tecnologia que dominasse o corte, o transporte e o assentamento de megalitos naquele tempo - isso já diz tudo.
A sua contextualização temporal está muito vaga. O que é "naquele tempo"?
Além disto você está afirmando de maneira muito enfática que não existia nenhuma tecnologia disponível capaz de fazer o que foi feito. Se não havia "naquele tempo" porque eu devo aceitar como factível a sua hipótese de que a tecnologia veio de uma civilização
anterior? E porque é que tal civilização não deixou uma só evidência de sua existência, como ferramentas ou algum tipo de linguagem escrita? Em resumo, com que base você faz uma afirmação tão convicta?
Se você observar os blocos das paredes de Sacsayhuaman, constatará que os blocos são de dimensões muito diferentes o que
sugere que aquele povo catou blocos esparsos ou que estes estavam em posição mais fácil de extração na pedreira e então modelaram as bordas, principalmente com arredondamentos.
Para começar, você pode relacionar as "obras monumentais" e mostrar artigos de revistas científicas de arqueologia que forneçam as datações delas, de tal modo que possamos avaliar em qual período da evolução humana elas foram erigidas?
Se não muito me engano, pedras não se datam!
Ao contrário, meu caro, as "pedras" são os entes geológicos mais facilmente datáveis. Mas, neste caso, eu não me referia a nenhuma datação das rochas e sim em estimativas temporais daquela cultura e, se possível, em alguma datação radiométrica de algum tipo de marcador contendo alguma matéria orgânica da época daquela construção.
E mesmo que seja verdade que algumas tenham sido erigidas anteriormente à Idade do Ferro, não impossibilita, de maneira alguma, que muitas obras tenham sido realizadas com instrumentos outros.
Ah, não? rs...
Tente erguer só um daqueles megalitos das muralhas de Sacsayhuaman sem a ajuda do aço! Ou melhor, pode usar o aço, duvido que ele não vá vergar...
Com toras de árvores mais resistentes, com cordas de fibras naturais e com muita mão-de-obra escrava (ou não) é possível erigir uma (ou mais) muralha, mesmo que esta contenha blocos de mais de 100 toneladas.
Não, não são "impossíveis" de serem explicadas.
Ah, não, é? Então explique, sou todo ouvidos...
Você fez alguma pesquisa bibliográfica em revistas hodiernas e científicas ou, pelo menos, em fontes não-científicas mas que tem suporte da Ciência? Ou se limita apenas a repetir a ladainha de publicações obscuras e pseudocientíficas?
Observe o que este
site oficial informa sobre Sacsayhuaman:
[...]
Sacsayhuaman was built in the 15th century during Pachacutec and Tupac Yupanqui’s ruling. Its construction lasted over a decade. It is said that more than 30.000 men built the giant superposed walls, which are 600 m long and reach a height of 24 m. The stones on the lowest level are the biggest and the wall is nine meters high.
The walls on the other two levels are made of smaller stones. With strenous work were the enormous perfectly fitting granite blocks chiseled and smoothed, and like in other Inca walls, they were put together without the use of mortar. Against the sky stands up this magnificent granite structure. No doubt that a visitor will feel small and lost in the presence of such a colossal labyrinth.
Up until now it is still unknown how the Incas transported the formidable stone blocks – the biggest weighs about 155 tons – from a the quarry stone, located 20 km away. It isn’t clear whether the structure was a military fortress or storage place or even a gathering place.
[...]
Fonte
Época estimada de construção: Século XV.
Número estimado de pessoas envolvidas: 30.000.
Distância do afloramento da rocha-fonte: 20 km.
Eu reparei. E o que você consegue destacar, da foto, sobre os blocos de rocha?
Eu diria que:
a) Eles foram extraídos de uma mesma rocha-fonte, porque apresentam a mesma coloração (o que sugere uma mesma composição química e mineralógica). Eu arrisco escrever que são rochas efusivas do tipo riolitos ou arenitos silicificados;
b) Eles não formam uma parede com uma estrutura regular (no sentido deles terem as mesmas formas e dimensões), indicando que este povo catou blocos soltos, transportaram-nos até o local e aí os prepararam para que fossem empilhados. Isto pode ter ocorrido ou por um estilo de construção ou por alguma limitação no suprimento de material ou por algum outro fator. O que fica claro é que eles aproveitaram a forma original dos blocos na construção.
O que eu vejo nos blocos? Eu vejo um grande mistério a ser desvendado!
Engraçado. Eu vejo apenas blocos de rocha.
Vejo a impossibilidade física de homens primitivos terem-na construído!
Homens primitivos não construiriam aquela muralha. Mas homens do século XV com alguma tecnologia poderiam construí-la, não sem muito esforço, é claro.
Vejo pedras gigantes encaixadas umas sobre as outras como brinquedos infantis!
Nada vejo de assombroso.
E onde está a PEDREIRA?
A 20 km.
Que veículos foram utilizados para seu transporte?
E quem escreveu que era necessário algum tipo de veículo?
Qual a rota?
Eu não conheço o local. Se você tiver algum mapa plani-altimétrico da região, por favor apresente-o.
Como as ergueram?
Com cordas, toras e força motriz humana.
Com uso abundante de mão-de-obra e com sistema de cordas feitas de alguma fibra natural.
Cordas para erguer megalitos de até nove metros de altura, encaixando-os perfeitamente uns aos outros, formando muralhas?
Sim. E a sua "perfeição" provem do selecionamento dos blocos e do desbaste deles ainda no solo.
Como foram extraídas?
Como eu escrevi, a forma sugere que eram blocos soltos ou que estavam em afloramentos in situ muito diaclasados.
Ou seja, aquelas centenas de pedras gigantes estavam todas ali, só esperando que os geniais incas as recolhessem e as empilhassem com suas poderosas cordas de juta...
Não meu caro forista. As "pedras" foram coletadas na área-fonte, distante cerca de 20 km, e trazidas ao local escolhido para a construção.
Como foram transportadas?
Se você me disser a localização da rocha-fonte eu posso lhe fornecer uma explicação plausível.
Procurei e não encontrei, se alguém souber, serei grato...
Várias toras que servem de base-rolante, tracionadas por centenas ou milhares de voluntários e ou escravos, usando cordas e as próprias mãos.
Qualquer explicação sob a nossa ótica será mero achismo...
"Achismo"? Porquê?
Porque não se pode provar algo que não se compreende.
E mesmo assim, você apresenta uma hipótese extraordinária e que por puro
wishful thinking afirma que ela é mais plausível do que a dos arqueólogos.