Autor Tópico: Evangélicos prometem boicotar “Salve Jorge”  (Lida 11364 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Evangélicos prometem boicotar “Salve Jorge”
« Resposta #50 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:38:23 »
A Cultura conta com Metropolis, Café Filosófico, Provocações e filmes/documentários de gênero cult-alternativo-bizarro-de-madrugada, isso já justifica sua existência. Em um tempo atrás o Roda Viva entraria na lista.

São ótimos programas, ainda mais para um canal publico (ou estatal? eis a questão).

Mas, qualquer pessoa, em qualquer idade, aprende bem mais assistindo Ra-Tim-Bum por 5 minutos do que ver "Fala que eu te Escuto" por 1 década.
Falo mesmo!
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Outubro de 2012, 16:59:41 »
Concordo. Porém, embora eu não assista novelas, sei que as da Globo são em geral de melhor qualidade técnica que as da Record. Aliás, acho que boa parte da repulsa de algumas pessoas às novelas é fruto de puro e simples esnobismo e afetação.
No caso específico da Globo, há também a resposta automática resultante da lavagem cerebral: falou em Globo ou Veja e as vítimas imediatamente debocham (mesmo que leiam ou assistam escondido...)

Basta ver as críticas sem noção tipo "Por que a Globo paga 2 milhões ao vencedor do Big Brother e depois pede nosso dinheiro no Criança Esperança?" ou "Por que a Globo vai pagar 6 milhões ao Ronaldo se ele emagrecer em vez de dar este dinheiro aos pobres?"

Mas a Record tem tosqueiras tipo "A Fazenda" e ninguém fala nada...

Acho muito tosco quando alguém fala uma dessas bobagens que você citou. Quem paga o prêmio do vencedor do Big Brother, assim como o cachê do Ronaldo são os anunciantes. Ou de onde as pessoas acham que um canal de distribuicão gratuita de conteúdo tira seu dinheiro?

Atualmente, uma inserção de 30'' no horário comercial do Fantástico e do Jornal Nacional custam cerca de 600mil, ambos os casos com veiculação nacional, só que eles vendem pacotes com 3 inserções, no mínimo. O ibope é o que define quanto vale cada faixa de horário da programação. Cada ponto de ibope nacional equivale a 191 mil domicílios.

A Globo é uma empresa como outra qualquer, nada mais justo que façam, primordialmente, negócios e não filantropia. Se o conteúdo é ruim (e é mesmo uma *****) basta não assistir, afinal o conteúdo é feito para gerar ibope, que é o que faz o negócio girar, se o conteúdo é ruim e o ibope é alto, a culpa é dos telespectadores ou da emissora? A Globo tem um padrão de qualidade de produção muito alto e poderia produzir um conteúdo beeem melhor, mas para isso seria preciso que o público tivesse interesse em assistir.

São ótimos programas, ainda mais para um canal publico (ou estatal? eis a questão).

A TV Cultura é mantida pela Fundação Padre Anchieta, que é uma organização sem fins lucrativos e por isso mesmo fica mais livre para não vincular a qualidade de seu conteúdo aos pontos do ibope. A FPA é mantida pelo governo do estado de São Paulo, mas também arrecada fundos de anunciantes, parcerias com outras redes televisivas (em especial com a Globo) e rádios, além da venda de dvds de seu conteúdo. Enfim, a Cultura está aí, é igualmente gratuita, mas a média do ibope é muito baixa. Nem preciso mais dizer o que isso significa.   

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:00:19 »
Que todo os canais de televisão do Brasil, de sinal aberto, tenham as suas atividades encerradas. E vários dos de sinal fechado.
Eles existem porque têm audiência. Se deixarem de existir, algo surgirá para atender a esta necessidade, e periga de ser coisa muito pior, assim como o funk surgiu no vácuo criado pela falta de cultura das classes mais baixas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:02:23 »
A Globo tem um padrão de qualidade de produção muito alto e poderia produzir um conteúdo beeem melhor, mas para isso seria preciso que o público tivesse interesse em assistir.
A série "Os Maias" tinha alto padrão, mas teve baixa audiência. O povão prefere coisas mais simples de se entender.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:03:14 »
Tenho uma bronca dos intelectuais de plantão que acham que sabem o que é bom e o que é ruim para os outros....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:12:32 »
A Globo tem um padrão de qualidade de produção muito alto e poderia produzir um conteúdo beeem melhor, mas para isso seria preciso que o público tivesse interesse em assistir.
A série "Os Maias" tinha alto padrão, mas teve baixa audiência. O povão prefere coisas mais simples de se entender.

Exato, como boa parte das minisséries. Mas quando a Globo inicia uma produção dessas sabe muito bem que a audiência será baixa e já programa a transmissão para um horário bem tarde, onde a concorrência pelo ibope já é bem menor. O objetivo dessas produções que são caras e não dão lucro é ganhar prêmios, o que é importante para o status da empresa e o posicionamento no mercado junto aos anunciantes, que reconhecem o padrão de qualidade e pagam mais caro para terem seus comerciais veiculados por ela. 

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:39:12 »

Exato, como boa parte das minisséries. Mas quando a Globo inicia uma produção dessas sabe muito bem que a audiência será baixa e já programa a transmissão para um horário bem tarde, onde a concorrência pelo ibope já é bem menor. O objetivo dessas produções que são caras e não dão lucro é ganhar prêmios, o que é importante para o status da empresa e o posicionamento no mercado junto aos anunciantes, que reconhecem o padrão de qualidade e pagam mais caro para terem seus comerciais veiculados por ela.

Por utilizar estes critérios é que eles mantém quase um monopólio durante o chamado "horário nobre" com as tradicionais novelas, jornalismos completos (e levemente parciais  ::) ), BBB, e Futebol (as quartas). Além dos já extintos programas e séries de comédias. Algo que a Record quer tentar levar...

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:41:28 »
Tenho uma bronca dos intelectuais de plantão que acham que sabem o que é bom e o que é ruim para os outros....

Por que você está irritado Barata? O que o Geo fez pra você?   :histeria:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #58 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:43:13 »
Se o programa da IBOPE, a Globo tem mais é que passar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #59 Online: 23 de Outubro de 2012, 17:58:35 »
As pessoas (e por pessoas, me refiro a supostos intelectuais, além de adolescentes metidos a "profundos") gostam tanto de bater nas novelas da Globo que fico irresistivelmente tentado a assumir o papel de advogado do diabo. Então aqui vai:

As novelas de TV, principalmente as da Globo, são um dos produtos culturais mais revolucionários do Brasil. Porque revolucionário? Porque, entre outras coisas, ajudam a cristalizar uma identidade cultural para o brasileiro. Pode-se argumentar que ela uniformiza o brasileiro, passando por cima de nuances culturais regionais. Eu digo: e daí? Cultura é algo em constante mutação, e se um conjunto de práticas culturais precisa ser "protegida" de alguma forma, então talvez exista alguma coisa de errado com ela. As tramas das novelas acontecem num mundo fictício em que todos usam as mesmas expressões (geralmente falando com um sotaque carioca), ouvem músicas parecidas e possuem referências culturais semelhantes - isso é necessariamente limitador, mas ao mesmo tempo, todos os personagens são brasileiros, e não sudestinos ou maranhenses.[1]

Ao mesmo tempo que cria uma identidade cultural para os brasileiros, as novelas mostram um mundo onde a mudança é possível. O espectador vê as novelas porque ele vê a si mesmo nelas. Ou pelo menos vê algo que gostaria que fosse. As novelas mostram personagens majoritariamente urbanos, de classe média, com acesso a bens de consumo. Mostram uma realidade em mutação (para que haja drama), onde ricos ficam pobres e vice-versa. Isso bate de frente com uma mentalidade conservadora de achar que as coisas sempre continuarão como estão.

As novelas mostram mulheres independentes, que tentam conciliar o trabalho com a criação dos filhos. Mostram conflitos entre patrões e empregados, entre pais e filhos, maridos e esposas. Uma jovem que vive em uma cidade perdida no interior, em um ambiente cultural machista, que determina para a mulher apenas o papel de dona-de-casa, pode ver que existem alternativas a isso ao se deparar com uma personagem que vai à luta no mercado de trabalho na cidade grande.

Um jovem  pobre que vive privado de modelos de adultos bem sucedidos, pode ver na telinha exemplos de famílias da nova classe média. Pode ver exemplos de personagens que conseguem se realizar profissionalmente e "subir na vida".

Claro que nem todos os exemplos são positivos, mas o fato é que exemplos positivos existem, e são acompanhados por multidões que não costumam ler nem discutir sobre cultura. Claro também que a qualidade das tramas das novelas costuma deixar a desejar, mas isso também pode ser dito da maioria dos filmes e das peças de teatro. Por isso pergunto às pessoas que reclamam que o espectador poderia ler um bom livro, em vez de ficar grudado na telinha: indique um bom livro, publicado nos últimos 5 anos, de um autor brasileiro, que fale da realidade da classe média urbana atual e que tenha uma trama envolvente? Eu não lembro de nenhum.

Pronto! Cansei de defender a Globo. Agora só se me pagarem. :)

[1] Sei que estou forçando a barra aqui, mas isso é o que se espera de um Lewandovski advogado. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:29:43 »

Por que você está irritado Barata? O que o Geo fez pra você?   :histeria:

Ele está furioso com os "intelectuais de plantão".

Eu não sou um intelectual (sequer "de plantão).

Logo ele não está furioso comigo.  :biglol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:32:23 »
As pessoas (e por pessoas, me refiro a supostos intelectuais, além de adolescentes metidos a "profundos") gostam tanto de bater nas novelas da Globo que fico irresistivelmente tentado a assumir o papel de advogado do diabo. Então aqui vai:
[...]

Eu não sou um intelectual e nem sequer um  "suposto".

Eu não sou mais um adolescente há muito tempo.

Logo a análise do Dr. Manhattan não se aplica a mim.  :hihi:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:33:35 »
E, se vocês prezam a vida, não mexam com o Barata hoje.  :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:36:39 »
Em tempo:

Não é "ibope" é audiência, porque a p... do ibope é o nome de um "instituto de pesquisa de aferição de opinião".

E um dos menos confiáveis, por sinal.
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:40:40 »
Em tempo:

Não é "ibope" é audiência, porque a p... do ibope é o nome de um "instituto de pesquisa de aferição de opinião".

Sim, é audiência, mas é a p..... do índice do ibope que é levada em consideração para a compra de mídia, independentemente da sua confiabilidade.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Outubro de 2012, 18:47:48 »

As novelas de TV, principalmente as da Globo, são um dos produtos culturais mais revolucionários do Brasil. Porque revolucionário? Porque, entre outras coisas, ajudam a cristalizar uma identidade cultural para o brasileiro. Pode-se argumentar que ela uniformiza o brasileiro, passando por cima de nuances culturais regionais. Eu digo: e daí? Cultura é algo em constante mutação, e se um conjunto de práticas culturais precisa ser "protegida" de alguma forma, então talvez exista alguma coisa de errado com ela. As tramas das novelas acontecem num mundo fictício em que todos usam as mesmas expressões (geralmente falando com um sotaque carioca), ouvem músicas parecidas e possuem referências culturais semelhantes - isso é necessariamente limitador, mas ao mesmo tempo, todos os personagens são brasileiros, e não sudestinos ou maranhenses.[1]

Ao mesmo tempo que cria uma identidade cultural para os brasileiros, as novelas mostram um mundo onde a mudança é possível. O espectador vê as novelas porque ele vê a si mesmo nelas. Ou pelo menos vê algo que gostaria que fosse. As novelas mostram personagens majoritariamente urbanos, de classe média, com acesso a bens de consumo. Mostram uma realidade em mutação (para que haja drama), onde ricos ficam pobres e vice-versa. Isso bate de frente com uma mentalidade conservadora de achar que as coisas sempre continuarão como estão.

As novelas mostram mulheres independentes, que tentam conciliar o trabalho com a criação dos filhos. Mostram conflitos entre patrões e empregados, entre pais e filhos, maridos e esposas. Uma jovem que vive em uma cidade perdida no interior, em um ambiente cultural machista, que determina para a mulher apenas o papel de dona-de-casa, pode ver que existem alternativas a isso ao se deparar com uma personagem que vai à luta no mercado de trabalho na cidade grande.

Um jovem  pobre que vive privado de modelos de adultos bem sucedidos, pode ver na telinha exemplos de famílias da nova classe média. Pode ver exemplos de personagens que conseguem se realizar profissionalmente e "subir na vida".

Claro que nem todos os exemplos são positivos, mas o fato é que exemplos positivos existem, e são acompanhados por multidões que não costumam ler nem discutir sobre cultura. Claro também que a qualidade das tramas das novelas costuma deixar a desejar, mas isso também pode ser dito da maioria dos filmes e das peças de teatro. Por isso pergunto às pessoas que reclamam que o espectador poderia ler um bom livro, em vez de ficar grudado na telinha: indique um bom livro, publicado nos últimos 5 anos, de um autor brasileiro, que fale da realidade da classe média urbana atual e que tenha uma trama envolvente? Eu não lembro de nenhum.

Pronto! Cansei de defender a Globo. Agora só se me pagarem. :)

[1] Sei que estou forçando a barra aqui, mas isso é o que se espera de um Lewandovski advogado. :)

Mas aqui você realmente vestiu a camisa de advogado das novelas.

Seria essa justamente a linha que um diretor de novela ou uma atriz idiota defenderia. E defenderia somente porque se não o "patrão" fode com eles.

A verdade é que as novelas são ridículas e servem para estupidificar a população. A história é sempre a mesma, totalmente previs~ivel. A mobilidade social que você se refere é o vilão se ferrando e a mocinha casando com o mocinho milionário. Por mais que aqui o discurso esquerdista seja ridicularizado (e com razão), a verdade é que as novelas estimulam um brasileiro de classe c, d e E a serem estupidamente consumistas. As novelas glorificam personagens estúpidos em detrimento de personagens inteligentes. e por ai vai.

Quanto a formação de cultura, o exemplo do divórcio que se solidificou no Brasil após a "nomoradinha" Regina eu-tenho-medo duarte atuar como uma divorciada é um caso de formação de cultura brasileira via novelas bem claro. A questão é, a rede globo, ou record ou qualquer outra são bons formadores de cultura? Tem essas redes responsabilidade para ter uma força dessa nas mãos?

Não têm.

Intelectuais brasileiros acham que só de falar mal de novelas já os gabaritam a deixarem de ser zé-povim. Mas intelectual brasileiro geralmente são tão babacas quanto os atores, só tem uma aura de "diferentes".

Não termos bons livros lançados nos últimos 5, 10 ou 50 anos não é desculpa para não ler.

A última coisa boa que eu me lembro de ter visto na Globo (e na televisão em geral), salvo um esquecimento grosseiro da minha parte, foi a minissérie "O Auto da Compadecida".

O qual eu sou totalmente suspeito para falar por adorar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:07:38 »
Em tempo:

Sim, é audiência, mas é a p..... do índice do ibope que é levada em consideração para a compra de mídia, independentemente da sua confiabilidade.

Azar dos patrocinadores e anunciantes.  :)
Foto USGS

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #67 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:19:57 »
Eu ainda continuo achando novela um passatempo "tosco", não consigo enxergar relevância cultural nenhuma. Claro que as massas têm o direito de se entreterem como acharem melhor, seja com novela, Silvio Santos, horário eleitoral gratuito, Xuxa e por aí vai. Eu passei o último domingo inteiro assisitindo futebol americano, que nos EUA é tido como diversão de massa, nada intelectual. Mas a nossa tv brasileira é a mesma há umas quatro décadas, creio que a maioria da população foi educada vendo novela. Talvez o nosso problema seja que não sabemos ver outra coisa.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #68 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:24:27 »
Em tempo:

Azar dos patrocinadores e anunciantes.  :)

Pode ser. Mas quem garante? O fato é que produtos anunciados vendem mais. :)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #69 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:29:01 »
Manhatam e Iabadabadu

Pra vc´s:

"Sou desse chão
Onde o rei é peão
Com o laço na mão
Laça, fere,marca
Deixando a ilusão
De que tudo é seu
Com coragem de quem
Vive, luta, sonha"

É  trilha de uma das novelas da globo, o Rei do Gado...
Tinha mta das imbecilidades que o Iaba citou, mas também tinha as coisas q o Manhatam falou como a situação do MST na época, assunto no qual era de grande repercussão no país.

Cuidado ao serem parciais demais....podem cair nas "crenças".

- Skid Row

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #70 Online: 23 de Outubro de 2012, 19:37:39 »
Eu ainda continuo achando novela um passatempo "tosco", não consigo enxergar relevância cultural nenhuma. Claro que as massas têm o direito de se entreterem como acharem melhor, seja com novela, Silvio Santos, horário eleitoral gratuito, Xuxa e por aí vai. Eu passei o último domingo inteiro assisitindo futebol americano, que nos EUA é tido como diversão de massa, nada intelectual. Mas a nossa tv brasileira é a mesma há umas quatro décadas, creio que a maioria da população foi educada vendo novela. Talvez o nosso problema seja que não sabemos ver outra coisa.

Sem querer defender as novelas novamente (e também as considero bem toscas), mas eu mesmo não costumo ver televisão em busca de relevância cultural. Assisto TV para me divertir, ou para ver o noticiário. Se eu quiser algo com mais relevância cultural, vou ler um livro. Essa é a questão: não é que o brasileiro veja novela demais - você poderia dizer que o americano vê sitcoms demais, mas sim que o brasileiro lè pouco. Isso não tem nada a ver com a programação da Globo ou da Record, mas sim com a pobreza da educação formal no Brasil.

E sobre relevância cultural: existe muita porcaria por aí travestida de "produto culturalmente relevante". Sejam peças de teatro surrealistas pretensiosas, sejam livros que se propõem a revelar os conflitos-existenciais-do-homem-moderno, sejam filmes de baixo orçamento sobre as frustrações-da-mulher-moderna. A isso, prefiro mais assistir The Big Bang Theory ou ler um livro do Stephen King.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 23 de Outubro de 2012, 20:14:16 »
Gente, na boa...vocês não acham muito arrogante esse papo de "eu sou intelectual demais para ver novela", mas já o povão alienado...

Novela é diversão, nem todo mundo que assiste novela é alienado, burro ou teleguiado pelo "Grande Irmão" como  pintam a Globo.

Todos mundo em determinado momento consome um produto que para outras pessoas é tosco, de mal gosto, de baixo nivel cultural, etc. Sejam filmes de ação, sejam seriados enlatados, sejam músicas com letras bestas, livros açucarados, etc.

Ninguém ouve apenas musica clássica, assiste filmes consagrados pela crítica, e autores "cults". E se tiver alguém assim, deve ser MUITO chato.

O cara liga a TV e assiste novela para se divertir, esquecer um pouco do dia a dia e relaxar, não tem nenhum demérito cultural ou conspiração da mídia para nos tornar robôs por trás disso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Outubro de 2012, 20:47:31 »
O problema é o grau de influência e a dimensão da popularização que a TV conseguiu.

A TV é a única fonte de informação e a real formadora de opnião da população em geral. O povo acha que a vida deveria ser o que as novelas, o faustão, o cqc e coisa e tal falam que deve ser.

O problema não é ver novelas enquanto janta, o problema é somente ver tv nos horários vagos, é só falar de novelas, só discutir futebol ou só se interessar por fofocas das celebridades.

Nem todos são assim, mas a maioria avassaladora o é.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #73 Online: 23 de Outubro de 2012, 20:50:38 »
E Deus proiba as pessoas de serem assim, devemos todos seguir o que o profeta Iabadabadu acha que é melhor para nós. Por favor profeta, mostre aos estupidos mortais como eles devem viver a sua vida.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #74 Online: 23 de Outubro de 2012, 20:54:56 »
O problema é o grau de influência e a dimensão da popularização que a TV conseguiu.

A TV é a única fonte de informação e a real formadora de opnião da população em geral. O povo acha que a vida deveria ser o que as novelas, o faustão, o cqc e coisa e tal falam que deve ser.

O problema não é ver novelas enquanto janta, o problema é somente ver tv nos horários vagos, é só falar de novelas, só discutir futebol ou só se interessar por fofocas das celebridades.

Nem todos são assim, mas a maioria avassaladora o é.

Isso fazia sentido a 15 anos atrás. Mas hoje a Internet domina e há uma grande expansão da TV a cabo.

- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!