Autor Tópico: Evangélicos prometem boicotar “Salve Jorge”  (Lida 11366 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Evangélicos prometem boicotar “Salve Jorge”
« Resposta #100 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:24:50 »
As classes C e D estão cada vez mais presentes no uso da internet, que compete com a TV pelo tempo dedicado ao divertimento. As classes B e C já têm à disposição mais de uma centena de canais a cabo/satélite que também competem com a TV aberta. Se levarmos em consideração os fatos de que os brasileiros estão lendo mais nos últimos anos, que as pessoas estão indo ao cinema (e para assistir cada vez mais filmes nacionais), podemos concluir que essa manipulação e alienação que parte do princípio que os brasileiros são seres totalmente burros e programáveis porque passam a vida vendo novelas está totalmente equivocada.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 23:37:06 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:33:57 »
A questão barata, não é ser intelectual ou não, ver novela ou não.

A questão é só ver isso, a televisão ser a fonte da verdade. A maioria absoluta das pessoas acham que novela é a oitava maravilha do mundo e o Jornal Nacional diz tudo o que acontece no mundo de forma imparcial e abrangente.

O problema é não ter condição de discernir entre o bom e o ruim. Você parece que sabe, a maioria dos que postam aqui parece que conseguem pensar independentemente, mas a maioria da população não é apta a fazer isso. Isso é um fato inegável e a Globo, a record e o resto tem um alto grau de culpa nesse fato.

Não duvido que o Jornal nacional e as novelas da globo sejam o que há de melhor em matéria de jornalismo e "cultura", respectivamente, na TV brazuca, mas dai a dizer que é bom, ou ainda, que não é ruim, tem uma longa estrada.

Televisão não presta.

Duvido que tenha alguém aqui que só se informe e se entretenha pela programação da TV.

Ninguém é obrigado a ver o Jornal Nacional, existem outras opções, inclusive a de desligar a TV. Mas se você desliga, aonde você vai buscar a informação? Em O Globo? No Estadão? Na Folha? Na Veja? Mas não são os mesmos que distorcem e manipulam a informação? Quer dizer...nenhum jornal/revista presta?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:35:59 »
As classes C e D estão cada vez mais presentes no uso internet, que compete com a TV pelo tempo dedicado ao divertimento. As classes B e C já têm à disposição mais de uma centena de canais a cabo/satélite que também competem com a TV aberta. Se levarmos em consideração o fato que os brasileiros estão lendo mais nos últimos anos, que as pessoas estão indo ao cinema (e para assistir cada vez mais filmes nacionais), podemos concluir que essa manipulação e alienação que parte do princípio que os brasileiros são seres totalmente burros e programáveis porque passam a vida vendo novelas está totalmente equivocada.

Talvez. Mas os demais meios de comunicação também estão sujeitos à manipulação e alienação.

E sobre quais temas os brasileiros estão lendo mais? Eu realmente não sei, mas aposto que são temas ligados à auto-ajuda, religiões e outros escapistas.

E eu li recentemente um ensaio de um crítico em que ele afirmou que o preço médio do ingresso sextuplicou (em US$) nos últimos 15 anos e o público total diminuiu. Vou procurar a fonte.
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #103 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:37:34 »
Entendo perfeitamente o ponto de vista do Iabadabadu e do Geotecton. Sim, ver só novelas e só televisão de um modo geral é um fator alienante. Assim como fazer apenas uma só atividade, qualquer que seja, também pode ser. Um físico brilhante pode ser extremamente alienado quanto a sociedade, a economia e a política a sua volta, sem nunca ter assistido a um capítulo sequer. Um ávido leitor de Dostoiévski, igualmente. Não é uma possibilidade?

Será que as pessoas que apenas assistem novelas e similares tem meios de acesso a outras produções culturais? Se sim, quais? E se não, o que elas deveriam fazer como forma de relaxamento e diversão, após um dia de trabalho?

Quanto a hipótese de que a maior parte da população que aprecia esses programas de entretenimento da televisão aberta é formada por pessoas com baixa instrução formal, apesar de não ter nenhuma evidência, acho muito provável. Simplesmente pela gratuidade e ampla distribuição dos mesmos. Não consigo imaginar uma só razão de porque essas mesmas pessoas estariam menos alienadas se apenas deixassem de ver televisão. Algum palpite?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:38:47 »
A questão barata, não é ser intelectual ou não, ver novela ou não.

A questão é só ver isso, a televisão ser a fonte da verdade. A maioria absoluta das pessoas acham que novela é a oitava maravilha do mundo e o Jornal Nacional diz tudo o que acontece no mundo de forma imparcial e abrangente.

O problema é não ter condição de discernir entre o bom e o ruim. Você parece que sabe, a maioria dos que postam aqui parece que conseguem pensar independentemente, mas a maioria da população não é apta a fazer isso. Isso é um fato inegável e a Globo, a record e o resto tem um alto grau de culpa nesse fato.

Não duvido que o Jornal nacional e as novelas da globo sejam o que há de melhor em matéria de jornalismo e "cultura", respectivamente, na TV brazuca, mas dai a dizer que é bom, ou ainda, que não é ruim, tem uma longa estrada.

Televisão não presta.

Duvido que tenha alguém aqui que só se informe e se entretenha pela programação da TV.

Ninguém é obrigado a ver o Jornal Nacional, existem outras opções, inclusive a de desligar a TV. Mas se você desliga, aonde você vai buscar a informação? Em O Globo? No Estadão? Na Folha? Na Veja? Mas não são os mesmos que distorcem e manipulam a informação? Quer dizer...nenhum jornal/revista presta?

É claro que não, pois seria um maniqueísmo afirmar que todas as informações são manipuladas por todos os meios de comunicação.

E isto não altera o fato de que quem tem mais conhecimento técnico e cultural está menos propenso a ser enganado.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:43:00 »
As classes C e D estão cada vez mais presentes no uso internet, que compete com a TV pelo tempo dedicado ao divertimento. As classes B e C já têm à disposição mais de uma centena de canais a cabo/satélite que também competem com a TV aberta. Se levarmos em consideração o fato que os brasileiros estão lendo mais nos últimos anos, que as pessoas estão indo ao cinema (e para assistir cada vez mais filmes nacionais), podemos concluir que essa manipulação e alienação que parte do princípio que os brasileiros são seres totalmente burros e programáveis porque passam a vida vendo novelas está totalmente equivocada.

Talvez. Mas os demais meios de comunicação também estão sujeitos à manipulação e alienação.

E sobre quais temas os brasileiros estão lendo mais? Eu realmente não sei, mas aposto que são temas ligados à auto-ajuda, religiões e outros escapistas.

E eu li recentemente um ensaio de um crítico em que ele afirmou que o preço médio do ingresso sextuplicou (em US$) nos últimos 15 anos e o público total diminuiu. Vou procurar a fonte.

Difícil separar manipulação de uma teoria de conspiração. Qual é a sua teoria Geo? Quem está comandando essa manipulação? Com qual objetivo?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #106 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:46:38 »

Lá vai uma fonte, já que aí não tem...

A Bíblia é o livro mais lido no Brasil, seguido por livros didáticos, romances, livros religiosos, contos e livros infantis. As mulheres leem mais do que os homens. Enquanto 53% delas são leitoras, entre os homens o índice é de 43%.

Fonte

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:51:28 »
[...]
Quanto a hipótese de que a maior parte da população que aprecia esses programas de entretenimento da televisão aberta é formada por pessoas com baixa instrução formal, apesar de não ter nenhuma evidência, acho muito provável.

Cara Laura

O que eu defendo é a possibilidade da população ter mais opções de lazer cultural. Mas, com raras exceções, isto não interessa aos mantenedores do status quo porque implica em custos finais mais elevados, pois demanda um maior grau de instrução formal e cultural para a população. Ou seja, mais dinheiro para resultados de longo prazo que são, no geral, os de menor retorno eleitoreiro (políticos) e financeiro (capitalistas de visão curta em relação à cultura).

Simplesmente pela gratuidade e ampla distribuição dos mesmos.

Sim, este é um dos principais empecilhos, junto com o comodismo.

Não consigo imaginar uma só razão de porque essas mesmas pessoas estariam menos alienadas se apenas deixassem de ver televisão. Algum palpite?

No meu caso, e somente no meu caso, eu fiz uma afirmação retórica quando expressei o desejo de "fechar todos os canais de sinal aberto" porquê não adianta desligar ou retirar a televisão porquê não é este o objetivo. Se assim fosse, bastaria desconectar os cabos.

O ideal é que as pessoas desenvolvam um maior espírito crítico.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:57:25 »

Difícil separar manipulação de uma teoria de conspiração. Qual é a sua teoria Geo? Quem está comandando essa manipulação? Com qual objetivo?

Giga.

Eu não acho que exista um complô formatado pelas elites (econômica, militar, política, científica, religiosa) para controlar a mídia e os diversos poderes e com isto manipular toda a população. Mas é inegável que quem está no topo quer manter o status quo o que o leva, de certa maneira e naturalmente, a usar as ferramentas disponíveis para manter os seus privilégios.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 00:17:20 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 23 de Outubro de 2012, 23:59:20 »
Essa conversa parece a estória do cara que resolveu substituir o refrigerante pelo leite para ser oferecido às crianças no aniversário do filho porque achava que leite era mais nutritivo.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #110 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:21:59 »
As pessoas (e por pessoas, me refiro a supostos intelectuais, além de adolescentes metidos a "profundos") gostam tanto de bater nas novelas da Globo que fico irresistivelmente tentado a assumir o papel de advogado do diabo. Então aqui vai:

As novelas de TV, principalmente as da Globo, são um dos produtos culturais mais revolucionários do Brasil. Porque revolucionário? Porque, entre outras coisas, ajudam a cristalizar uma identidade cultural para o brasileiro. Pode-se argumentar que ela uniformiza o brasileiro, passando por cima de nuances culturais regionais. Eu digo: e daí? Cultura é algo em constante mutação, e se um conjunto de práticas culturais precisa ser "protegida" de alguma forma, então talvez exista alguma coisa de errado com ela. As tramas das novelas acontecem num mundo fictício em que todos usam as mesmas expressões (geralmente falando com um sotaque carioca), ouvem músicas parecidas e possuem referências culturais semelhantes - isso é necessariamente limitador, mas ao mesmo tempo, todos os personagens são brasileiros, e não sudestinos ou maranhenses.[1]

Ao mesmo tempo que cria uma identidade cultural para os brasileiros, as novelas mostram um mundo onde a mudança é possível. O espectador vê as novelas porque ele vê a si mesmo nelas. Ou pelo menos vê algo que gostaria que fosse. As novelas mostram personagens majoritariamente urbanos, de classe média, com acesso a bens de consumo. Mostram uma realidade em mutação (para que haja drama), onde ricos ficam pobres e vice-versa. Isso bate de frente com uma mentalidade conservadora de achar que as coisas sempre continuarão como estão.

As novelas mostram mulheres independentes, que tentam conciliar o trabalho com a criação dos filhos. Mostram conflitos entre patrões e empregados, entre pais e filhos, maridos e esposas. Uma jovem que vive em uma cidade perdida no interior, em um ambiente cultural machista, que determina para a mulher apenas o papel de dona-de-casa, pode ver que existem alternativas a isso ao se deparar com uma personagem que vai à luta no mercado de trabalho na cidade grande.

Um jovem  pobre que vive privado de modelos de adultos bem sucedidos, pode ver na telinha exemplos de famílias da nova classe média. Pode ver exemplos de personagens que conseguem se realizar profissionalmente e "subir na vida".

Claro que nem todos os exemplos são positivos, mas o fato é que exemplos positivos existem, e são acompanhados por multidões que não costumam ler nem discutir sobre cultura. Claro também que a qualidade das tramas das novelas costuma deixar a desejar, mas isso também pode ser dito da maioria dos filmes e das peças de teatro. Por isso pergunto às pessoas que reclamam que o espectador poderia ler um bom livro, em vez de ficar grudado na telinha: indique um bom livro, publicado nos últimos 5 anos, de um autor brasileiro, que fale da realidade da classe média urbana atual e que tenha uma trama envolvente? Eu não lembro de nenhum.

Pronto! Cansei de defender a Globo. Agora só se me pagarem. :)

[1] Sei que estou forçando a barra aqui, mas isso é o que se espera de um Lewandovski advogado. :)

Bullshit. Espero que a lei de Poe se empregue aí. :)
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:33:20 »
Essa conversa parece a estória do cara que resolveu substituir o refrigerante pelo leite para ser oferecido às crianças no aniversário do filho porque achava que leite era mais nutritivo.

Pois é. É difícil empregar aqui no CC o "meio-termo" de que tem lado positivo, e ao mesmo tempo negativo. Parcializam demais uma opinião.  :?

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:40:56 »
Pois é. É difícil empregar aqui no CC o "meio-termo" de que tem lado positivo, e ao mesmo tempo negativo. Parcializam demais uma opinião.  :?

Tudo tem um lado positivo.

Com exceção dos CDs sertanejos e funkeiros.  :P
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #113 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:43:24 »
[...]
Quanto a hipótese de que a maior parte da população que aprecia esses programas de entretenimento da televisão aberta é formada por pessoas com baixa instrução formal, apesar de não ter nenhuma evidência, acho muito provável.

Cara Laura

O que eu defendo é a possibilidade da população ter mais opções de lazer cultural. Mas, com raras exceções, isto não interessa aos mantenedores do status quo porque implica em custos finais mais elevados, pois demanda um maior grau de instrução formal e cultural para a população. Ou seja, mais dinheiro para resultados de longo prazo que são, no geral, os de menor retorno eleitoreiro (políticos) e financeiro (capitalistas de visão curta em relação à cultura).

Geotecton, também adoraria que a população, especialmente a de baixa renda e instrução, tivesse mais acesso a outras opções de lazer cultural. Mas dentro do nosso atual quadro político e social, não vejo como isso seria possível e sem a menor perspectiva dessa realização, não consigo achar errado e nem mesmo desaconselhável que essas pessoas recorram a essas fontes de entretenimento.   

Não consigo imaginar uma só razão de porque essas mesmas pessoas estariam menos alienadas se apenas deixassem de ver televisão. Algum palpite?

Concordo, mas acredito que o mesmo só possa ser desenvolvido através da educação, não apenas da educação formal tradicional, mas do desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de reflexão crítica. E, pelo que é possível supor através de sua argumentação, isso não interessa aos mantenedores do status quo (descritos por você como políticos e capitalistas de visão curta em relação à cultura), logo a população* de baixa renda, dependente da rede pública de ensino e com acesso apenas a distribuição gratuita de conteúdo cultural, nunca será capaz de ter acesso ao tipo de informação capaz de fomentar o espírito crítico. É isso?

*com exceção de uns poucos, que por esforço e/ou maior inteligência, conseguem emergir do limbo cultural em que nasceram.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 24 de Outubro de 2012, 00:53:05 »
[...]
Cara Laura

Geotecton, também adoraria que a população, especialmente a de baixa renda e instrução, tivesse mais acesso a outras opções de lazer cultural. Mas dentro do nosso atual quadro político e social, não vejo como isso seria possível e sem a menor perspectiva dessa realização, não consigo achar errado e nem mesmo desaconselhável que essas pessoas recorram a essas fontes de entretenimento.

Não é errado. Apenas contraproducente.   

Concordo, mas acredito que o mesmo só possa ser desenvolvido através da educação, não apenas da educação formal tradicional, mas do desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de reflexão crítica. E, pelo que é possível supor através de sua argumentação, isso não interessa aos mantenedores do status quo (descritos por você como políticos e capitalistas de visão curta em relação à cultura), logo a população* de baixa renda, dependente da rede pública de ensino e com acesso apenas a distribuição gratuita de conteúdo cultural, nunca será capaz de ter acesso ao tipo de informação capaz de fomentar o espírito crítico. É isso?
[...]

"Nunca"? Não eu não acho, embora eu seja péssimo no exercício de futurologia.

Mas que será um caminho muito longo e pedregoso, isto eu não tenho dúvida.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 24 de Outubro de 2012, 07:21:17 »
As pessoas (e por pessoas, me refiro a supostos intelectuais, além de adolescentes metidos a "profundos") gostam tanto de bater nas novelas da Globo que fico irresistivelmente tentado a assumir o papel de advogado do diabo. Então aqui vai:

As novelas de TV, principalmente as da Globo, são um dos produtos culturais mais revolucionários do Brasil. Porque revolucionário? Porque, entre outras coisas, ajudam a cristalizar uma identidade cultural para o brasileiro. Pode-se argumentar que ela uniformiza o brasileiro, passando por cima de nuances culturais regionais. Eu digo: e daí? Cultura é algo em constante mutação, e se um conjunto de práticas culturais precisa ser "protegida" de alguma forma, então talvez exista alguma coisa de errado com ela. As tramas das novelas acontecem num mundo fictício em que todos usam as mesmas expressões (geralmente falando com um sotaque carioca), ouvem músicas parecidas e possuem referências culturais semelhantes - isso é necessariamente limitador, mas ao mesmo tempo, todos os personagens são brasileiros, e não sudestinos ou maranhenses.[1]
Exato. Por que nosso padrão cultural deveria ser o das séries norte-americanas, com jogadores de baseball e casas de subúrbio com jardim na frente e garagem do lado?

Se a Globo exporta suas novelas, séries e programas para países tão diversos quanto China, Romênia, Cuba e Angola, onde fazem muito sucesso, é porque não são de todo ruins. O que não impede que alguém prefira assistir aos seriados americanos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 24 de Outubro de 2012, 07:23:47 »
O pessoal de alta renda também não assiste a programas culturais.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 24 de Outubro de 2012, 07:29:13 »
Será que as pessoas que apenas assistem novelas e similares tem meios de acesso a outras produções culturais? Se sim, quais? E se não, o que elas deveriam fazer como forma de relaxamento e diversão, após um dia de trabalho?
Tem hora em que a gente quer um pouco de cultura e tem hora em que a gente só quer desligar a mente e se divertir.
Assistir novelas não é o problema e sim assistir apenas novelas. É não ter opção ou não se preocupar em ter várias fontes de informação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 24 de Outubro de 2012, 09:29:26 »
Tem hora em que a gente quer um pouco de cultura e tem hora em que a gente só quer desligar a mente e se divertir.
Assistir novelas não é o problema e sim assistir apenas novelas. É não ter opção ou não se preocupar em ter várias fontes de informação.
Perfeito.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #119 Online: 24 de Outubro de 2012, 10:08:34 »
O pessoal de alta renda também não assiste a programas culturais.

Disso eu tenho certeza.

Exato.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #120 Online: 24 de Outubro de 2012, 10:17:25 »
Citação de: Laura
também adoraria que a população, especialmente a de baixa renda e instrução, tivesse mais acesso a outras opções de lazer cultural.

E tem Laura! Veja meu caso. Agora que estou trabalhando, salário de mil e uns quebrados mas, mesmo desempregado adquiri trocentos livros ( doação da biblioteca ) TV paga ( oi ) onde desfruto de discovery e afins ( tá, assisto TWD, adoro! ) internet, vou ao teatro ( peças gratuitas aqui na cidade ) assisto palestras na universidade do vale do Itajaí ( UNIVALI ) di gratis, estudei astrofísica di gratis também....Será que não podemos, nós brasilianos ( brasileiro é quem vende pau-brasil ) usufruir das mesmas vantagens dos mais abastados?  :hein:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #121 Online: 24 de Outubro de 2012, 10:19:32 »

"Nunca"? Não eu não acho, embora eu seja péssimo no exercício de futurologia.

Mas que será um caminho muito longo e pedregoso, isto eu não tenho dúvida.

Então enquanto essa revolução cultural rumo ao desenvolvimento do espírito crítico não começa o seu caminho longo e pedregoso que, pela falta de poderes premonitórios não sabemos nem se um dia irá começar, seria melhor que as pessoas sem opções de acesso a produções culturais além das televisivas dos canais abertos não consumissem nada e optassem pelo absoluto ostracismo cultural, enquanto não tem condições de avaliar a qualidade das informações que recebem, porque consumir esses produtos é contraproducente?

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #122 Online: 24 de Outubro de 2012, 10:45:45 »
Citação de: Laura
também adoraria que a população, especialmente a de baixa renda e instrução, tivesse mais acesso a outras opções de lazer cultural.

E tem Laura! Veja meu caso. Agora que estou trabalhando, salário de mil e uns quebrados mas, mesmo desempregado adquiri trocentos livros ( doação da biblioteca ) TV paga ( oi ) onde desfruto de discovery e afins ( tá, assisto TWD, adoro! ) internet, vou ao teatro ( peças gratuitas aqui na cidade ) assisto palestras na universidade do vale do Itajaí ( UNIVALI ) di gratis, estudei astrofísica di gratis também....Será que não podemos, nós brasilianos ( brasileiro é quem vende pau-brasil ) usufruir das mesmas vantagens dos mais abastados?  :hein:

Oi Correio! :)
Não só podem como devem sempre que tiverem oportunidade. Mas nem todos tem o seu interesse, nem todas as cidades tem bibliotecas públicas, e mesmo que a cidade tenha nem todas as pessoas podem se deslocar até ela, nem todas as localidades disponibilizam palestras, aulas e teatros gratuitos. Todos deveriam poder usufruir dos mesmos produtos culturais e fico feliz em saber que você aproveita as oportunidades que tem, mas infelizmente isso não é uma realidade para a maioria. 

Não sei se você acompanhou todo o tópico, mas eu apenas defendi que o consumo das produções das televisões de canal aberto, por si só, não é capaz de definir a bagagem cultural de alguém como sendo ruim. Em resumo, não é porque assiste novela que é alienado. Não é porque assiste o Jornal Nacional que é mal informado e pode ser facilmente manipulado pela mídia. Nem de longe, nem de muuuito longe, eu defenderia que informação e produção cultural de qualidade fossem restritas aos mais abastados. 

---

Edit: também assisto TWD, acho que expressei minhas preferências pessoais em algum post aqui nesse tópico.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 10:49:00 por Laura »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #123 Online: 24 de Outubro de 2012, 11:01:17 »
....Nem de longe, nem de muuuito longe, eu defenderia que informação e produção cultural de qualidade fossem restritas aos mais abastados. 

Proporcionalmente.
Da pra conseguir muita coisa "de graça" ou "quase de graça" (livros e algumas peças de teatro principalmente), mas a questão financeira ainda pesa.

- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #124 Online: 24 de Outubro de 2012, 12:24:42 »
O famoso "Você pode levar o cavalo até a água, mas não pode obriga-lo a beber."
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!