Olha dizer que novelas da Globo são alienantes é apenas parte verdade , e a parte verdadeira é que qualquer entretenimento tem que " alienar" seu receptor em relação ao seu universo habitual ou então não cumpre sua função de entreter ( que literalmente é "manter entre" , abrir um parênteses no cotidiano).
A população não é tola e quando a trama da novela não atende aos quesitos de verossimilhança e interesse mínimos ela migra para outros programas , e aí o autor e a direção da novela têm que mexer na trama para retomar a audiência . Também não é incomum que um personagem ou trama previstos como os principais no enredo inicial sejam suplantados por outros inicialmente criados como secundários ( em Caminho das Índias foi o que aconteceu com o personagem do Rodrigo Lombardi , Raj , que morreria durante a novela mas não só teve que ser mantido como virou o ator principal , desbancando o personegem de Marcos Garcia).
E esta introdução é só para lembrar que novela de televisão é folhetim e folhetim ( como bem sabia São Alexandre Dumas) é um dos mais difíceis gẽneros literários , onde tem que se ter um olho na trama e outro na resposta do público.
O folhetim é o gênero literario eminentemente moderno , só possível com a ampliação de um público leitor e de meios de comunicação de massa regulares e ligados a um mercado consumidor de informação que permita a interatividade. Cada capítulo do folhetim tem que manter a atenção e garantir um final que deixe um suspense a ser resolvido no capítulo seguinte , a trama tem que ter personagens com os quais o público se identifique ( por amor ou ódio) , não pode se perder em divagações mas ser eminentemente dinãmica , os conflitos tem que ser claros , etc... Não importa se o folhetim é o Conde de Monte Cristo ou Avenida Brasil , os princípios básicos são os mesmos desde o séc.XIX apenas com a diferença de que na televisão os capítulos são diários ( e este apenas é coisa para caramba).
Em se tratando de novela televisiva a Globo tem uma qualidade técnica enorme e por técnica entenda-se: gente de ótima qualidade que sabe o que faz. Quem foram os construtores das novelas globais? Dias Gomes , Ziembinsky , Aguinaldo Silva , Gilberto Braga... Quem foram (alguns ainda são) os atores?: Paulo Autran , Fernanda Montenegro , Walmor Chagas ,Mário Lago , Raul Cortez , Gianfrancesco Guarnieri , Paulo José ... Dá para fazer a escalação dos melhores das artes cênicas brasileiras de todos os tempos*
Comparem uma novela da década de 70 com uma atual ( como a recém terminada Avenida Brasil) e vejam a diferença na linguagem cẽnica , no tratamento dos cortes temporais , etc... O público que vẽ novela hoje não é o mesmo que via há 30 anos porque a própia interação entre a Globo e o público , a margem de manobra para experimentação dada pela sua hegemonia , propiciaram a mudança de parâmetros de qualidade artística.
Uma novela como Casarão , de 1976 , ( cujo enredo se desenvolvia simultâneamente em três épocas de uma família , ligadas a uma casa senhorial) foi um fracasso de público em virtude do desenvolvimento não linear mas hoje certamente seria apreciada por muito mais gente.
Isto não quer dizer que a novela das oito seja um equivalente televisivo de um filme de Woody Allen , mas não é o produto tosco ( ao menos as da Globo) que alguns consideram. Os Três Mosqueteiros não tem a qualidade literária de Dom Quixote , nem Avenida Brasil a de Blade Runner. mas não foram criados para ter. Não peçam a um folhetim ser mais do que ele se propõe a ser.
Estou saindo para o plantão , amanhã retorno ao tópico (ou não...

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* E quase dá para montar um comitê central do PCB